• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 22° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Helder Simões

 

A banha da cobra »  2016-11-29 

Yo no creo en brujas, pero que las hay las hay! – Diz el Pueblo. Ao formular este raciocínio, o povo admite que todos os fenómenos devem ter uma explicação lógica, e que as justificações baseadas em conceitos mágicos devem ser consideradas um último recurso. Já no nosso parlamento o lema parecer ser: Yo creo en brujas, mismo que no las haga! O parlamento aprovou este m... (ler mais...)


A Aplicação »  2015-12-02 

Nos últimos anos tem-se verificado um avanço galopante da miopia em virtude da observação excessiva de écrans de computadores, telemóveis, etc. Na miopia verifica-se um crescimento excessivo do eixo antero-posterior do globo ocular, fazendo com que a incidência das imagens/luz se afaste do ponto pré-determinado ao nível da retina (a mácula). Isso gera dificuldade em obter ima... (ler mais...)


Centro histórico »  2014-10-16 
”Ele pensava em todas essas coisas quando desejava uma cidade. Isidora, portanto, é a cidade dos seus sonhos: com uma diferença. A cidade sonhada o possuía jovem; em Isidora, chega em idade avançada. Na praça, há o murinho dos velhos que vêem a juventude passar; ele está sentado ao lado deles. Os desejos são agora recordações.”

De As cidades e a memória, em As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino.

 

O ... (ler mais...)


NO COMMENTS, se faz favor! »  2013-12-06 

Um dado estatístico trágico dá-nos conta de que todos os anos se extinguem várias línguas no planeta. E não me refiro, claro está, a línguas de gato ou de vaca, cujo ritmo de extinção é substancialmente mais acelerado. Refiro-me a idiomas, línguas faladas que desaparecem com a extinção dos povos falantes, habitualmente pequenas tribos. A notícia deixa-me triste, ao imaginar a enorme perda cultural e humana que é o desaparecime... (ler mais...)


Uma questão de prioridades »  2013-11-08 
”Suporta-se com paciência a cólica do próximo” – Machado de Assis

 

É o paradigma de um lugar comum, mas «A vida é feita de escolhas», pá! Poder escolher verdadeiramente, pressupõe a existência de livre arbítrio, liberdade de constrangimentos e o conhecimento profundo das opções em causa.

Porém, nos dias que correm, perante a escassez de recursos que afecta o país, mais do que de escolhas, a vida tor... (ler mais...)


A Costa Brava »  2013-08-30 
Portugal, diz-se, é um país bafejado pela sorte, repleto de belezas naturais, com muitos quilómetros de costa, praias solarengas e bom vinho tinto barato. Temos a costa vicentina, a costa verde, a costa de prata e até o Costa do Castelo! Mas há mais. Ignorada, nunca referida na revista Time Out, mas não menos digna do que todas essas costas, a Costa Brava existe e o mínimo que se pode dizer é que é senhora de um cardápio de atributos in... (ler mais...)

Quanto vale a democracia? »  2013-07-19 
Por mais que tente poupar o leitor a mais um comentário sobre a crise, é impossível escapar ao tema.

Nos últimos dois anos Portugal bateu recordes de desemprego, de falências, de carga fiscal, de dívida, de emigração, de redução da natalidade e de pobreza do período democrático. Estoicamente, os portugueses têm tolerado o desnorte e a mentira dos nossos governantes. Como se a crua evidência dos números não bastasse, ao longo ... (ler mais...)


Mudanças & companhia Lda. »  2013-06-07 
”Não deves abrir as gavetas fechadas
por alguma razão as trancaram,
e teres descoberto agora a chave
é um acaso que podes ignorar.”
Por Pedro Mexia, in Menos por Menos

 

Não deve existir ramo de negócio mais prometedor que o das empresa de mudanças. À priori, uma empresa de mudanças soa a um negócio de potencial ilimitado, empreendedor por natureza. Em Portugal, o negócio... (ler mais...)


As bengaladas »  2012-11-30 
”Era um dever de moralidade pública dar bengaladas no Dâmaso!”
Eça de Queiroz, em Os Maias.

O tema das bengaladas impôs-se após os violentos incidentes ocorridos no passado dia catorze, diante da Assembleia da República. Muito foi dito sobre o sucedido. As opiniões, como é hábito nestes confrontos, ocuparam as tradicionais barricadas. Mas antes de nos entrincheirarmos definitivamente, dissequemos os fact... (ler mais...)


Bloom »  2012-09-07 
”Não falaremos de heróis que se perderam em labirintos
nem na demanda do Santo Graal.
(Não se trata aqui de encontrar a imortalidade
Mas de dar um certo valor ao que é mortal.)”

 

Falemos sim de Uma Viagem à Índia, o mais do que aclamado livro de Gonçalo M. Tavares, e do seu protagonista, Bloom. A Viagem à Índia ou ao oriente imaginado (provavelmente o único que existe), é um tema central da cult... (ler mais...)


Austeridade ULTIMATE-FULL-EXTRA-HD 2.0 »  2012-05-04 
Segundo a redação do jornal Torrejano apurou, o primeiro ministro Passos Coelho e o ministro das finanças Vítor Gaspar preparam-se para anunciar medidas de austeridade adicionais. Em conselho de ministros terá sido delineado um plano que determina mais cortes drásticos na despesa pública e nas prestações sociais. Segundo fonte próxima de Vítor Gaspar, o ministro terá afirmado que em 2014, o ano consecutivamente seguinte a 2013, os por... (ler mais...)

O assalto ou a 8.ª maravilha gastronómica »  2011-09-22 
Recentemente o país assistiu deliciado à eleição das sete maravilhas da gastronomia portuguesa. Confesso que foi com enorme espanto que assisti à exclusão do lote dos vencedores daquele que é, de longe, o acepipe mais apreciado em Portugal. Enganam-se os que pensam que me refiro ao fiel amigo bacalhau. Falo, claro está, do mais genuíno dos pratos nacionais: O Assalto. O assalto é uma iguaria ímpar e de versatilidade ilimitada. Se julga... (ler mais...)

O monstro (colossal) »  2011-08-18 
O governo tomara posse. Entre os empossados, contava-se meia dúzia de ministros competentes, alguns secretários de estado de aspecto limpinho, todos com curriculum suficiente para contentar a imprensa e manobrar a gente impávida. Daí para baixo, deu-se emprego à habitual chusma de assessores, administradores e outros doutores. Colocados esses, entraram capatazes, coladores de cartazes, incapazes e outros rapazes, todos bem posicionados ... (ler mais...)

A Cidade ou as Serras »  2011-06-22 
”Deve-se chegar cansado ao sítio onde se quer envelhecer, pois se chegarmos fortes ainda, e impacientes, arrancaremos de novo. E falharemos o destino.” - excerto do livro ”Uma Viagem à India” de Gonçalo M. Tavares
 

Cedo abandonou estas nove torres cuja soma somada perfaz mais do que dez. Teria então menos de vinte anos e cometeria um crime se não tivesse partido. - Pese embora os que ficaram serem ... (ler mais...)


Declaração sobre os meus impostos (ou a hora dos números) »  2011-05-05 

Em época de pagamento de IRS e perante a calamitosa situação financeira em que o país se encontra, talvez valha a pena tecer algumas considerações sobre a crise e os caminhos da sua resolução. Bem sei que não faltam para aí media a falar sobre finanças, mas por mais avessos que os portugueses sejam aos números, eles estão aí para nos confrontarem. Para que todos nos situemos no meio de tanta informação e contra-... (ler mais...)


A cunha: uma ferramenta com duas faces »  2011-01-20 

Depois de ouvir um vasto rol de solicitações, pedidos, lobbies, lamentos e súplicas, lá decidi, perdão, assenti, que sim senhor: é finalmente chegada a hora de falar da cunha! Qualquer dicionário de língua portuguesa nos esclarece o significado da palavra. Geralmente, as definições referem uma ferramenta de conformação longilínea e duas extremidades, em que uma delas é romba ou plana, e a outra resulta da união de duas ... (ler mais...)


Os Estados todos Unidos: o de Graça, o da Nação, o Civil, o Social… e aquele a que isto chegou »  2010-12-30 

Antes de entrar neste século, eu, indivíduo proveniente do século antecessor, sempre acreditei que o século XXI proporcionaria prosperidade, paz e equilíbrio. Na minha adolescência, sempre julguei que, na sociedade do século XXI, debater assuntos como Direitos Humanos seria um acto meramente histórico, pois nesse futuro idílico, estariam de tal forma garantidos que, mencioná-los, seria apenas invocar a memória de uma nobre ... (ler mais...)


Verde Alface® »  2010-12-16 

”When I am king, you will be first against the wall,
With your opinion which is of no consequence at all…”

Quando eu reinar, tu serás o primeiro a enfrentar a parede,
Com a tua opinião completamente inconsequente.

Thom Yorke - Radiohead, a partir de Paranoid Android, álbum Ok Computer, 1997.
 

Na passa da semana, decorreu na paradisíaca Cancun mais uma cimeira sobre alterações climát... (ler mais...)


Crónica de uma falência anunciada »  2010-12-02 

Por vezes, quando ligo o televisor, lá me deixo fixar algum tempo num programa sobre ”actualidade”. Honra seja feita, nalguns deles, independentemente do formato, pode realmente ouvir-se gente competente, a dissertar sobre questões cruciais ao rumo deste nosso planeta. Existem sob a forma de noticiários, documentários, debates e pontos de vista com qualidade efectiva, que veiculam algo de relevante ao espectador. Todavia, este... (ler mais...)


Crónica do Reino da Opinião »  2010-11-18 
Não deixa de ser curioso que, na actualidade, os termos crónica e opinião se mesclem até ao ponto de se confundirem ou utilizaram quase indistintamente entre si, quando, etimológica e historicamente representam conceitos algo paradoxais. O termo crónica significou, antes de mais, a narração objectiva dos acontecimentos ou dos factos segundo a ordem temporal. Opinião, designa uma ideia ou pensamento sem garantia de validade, que pode incl... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia