• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 02 Julho 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 34° / 16°
Céu limpo
Seg.
 33° / 15°
Períodos nublados
Dom.
 32° / 16°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  34° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bem-vindo à equipe. Está contratado! - carlos paiva

Opinião  »  2022-04-29  »  Carlos Paiva

"“Frango frito é a solução para incrementar a natalidade, deve possuir propriedades afrodisíacas, calculo, e, em simultâneo, aumentar o número de residentes."

Acompanho várias publicações relativas a várias temáticas e âmbitos, sendo a maior longevidade desta convivência nas relacionadas com a música. Ciente da importância dos anunciantes para a sobrevivência destas publicações, tolero que algum viés transpareça nos artigos, favorecendo patrocinadores. Contorna-se a crítica negativa expressando uma inocuidade sem compromisso ao longo de textos por vezes longos. A arte de falar muito sem dizer nada. Isto, no passado.

Hoje, enaltece-se descaradamente pechisbeque atribuindo-lhe qualidades de 24 quilates. Absurdamente acríticos limitam-se a transcrever comunicados de imprensa como se essa fosse a sua razão de existir. Saltou-me recentemente à vista por ter lido exatamente a mesma coisa numa publicação estrangeira e noutra portuguesa, acerca do mesmo objeto, com meras horas de intervalo. Exatamente o mesmo texto, papagaios. Infelizmente, aquilo que procuramos ao ler essas publicações, uma opinião, é precisamente o que está ausente. A soberana “economia” que passou a reger todos os aspetos da nossa vida eliminou a expressão do pensamento crítico substituindo-o por propaganda, mais ou menos evidente mais ou menos disfarçada. Apesar de me encontrar ideologicamente em polo oposto, percebo a mecânica e os objetivos.

Esta clarividência é contestada por publicações, sem qualquer vínculo comercial, sem qualquer compromisso legal, por definição independentes, perfeitamente alinhadas ao mesmo paradigma. Luzes câmara ação e… sai imensa parra e nenhuma uva. Deixam-me a conjeturar se se destinam a ser lidas por deficientes cognitivos ou vítimas de síndrome de Peter Pan. Até se são escritas por.

A maior parte da malta ignora que, atualmente, uma fatia significativa dos conteúdos publicados é produzida por máquinas, traduzido por máquinas, publicado por máquinas. Tudo muito automático, tudo muito moderno. Assinam-se acordos de colaboração, conectam-se redes de dados e os algoritmos tratam do resto. Um comunicado de imprensa compilado por uma I.A. na Cochinchina, em aramaico, aparece segundos depois numa publicação portuguesa, em português. A boca ligada ao ânus sem a chatice do aparelho digestivo pelo meio.

Duvido que a comunicação social torrejana esteja neste patamar tecnológico, já. Por cá, a interpretação e o pensamento crítico ainda têm algo a dizer. A prova disso é que o comunicado de imprensa de uma cadeia de junk food em processo de instalação de uma unidade de vendas (porque “restaurante” não traduz a realidade) em Torres Novas, foi textualmente difundido e divulgado, digno de automatismo perfeitamente oleado, mas o mesmo comunicado de imprensa foi sujeito a interpretação e escrutínio detalhadamente crítico pelo presidente da câmara da seguinte forma: “…o concelho precisa, a região precisa, o país precisa. Precisamos de mais gente em Torres Novas, mais gente a nascer, mais gente a residir…”.

Frango frito é a solução para incrementar a natalidade, deve possuir propriedades afrodisíacas, calculo, e, em simultâneo, aumentar o número de residentes. Frango frito afrodisíaco a fazer uma perninha como agente imobiliário, passo o trocadilho. Não só é a solução para o concelho como também o é para o país. Incrível. Como é que o departamento de marketing de uma multinacional não se lembrou disto? Foi um presidente de câmara da província, em processo de adesão ao Portugal profundo. Reconheçam a genialidade e contratem o indivíduo imediatamente.

 

Entre aspas, citando mediotejo.net:

https://mediotejo.net/torres-novas-kfc-chega-a-cidade-em-julho-obras-vao-avancar/

 

 

 Outras notícias - Opinião


Tomatina - carlos paiva »  2022-06-18  »  Carlos Paiva

Até os mais distraídos na escola, fui um deles, se devem lembrar do princípio mais básico da física. Para qualquer acção, há uma reacção. Por incrível que pareça, por muito tosco que seja, é o princípio base que orienta e rege todo o método científico, até o de ponta.
(ler mais...)


A GRANDE PORTA DE KIEV - josé alves pererira »  2022-06-18  »  José Alves Pereira

O conflito em curso na Ucrânia veio dar maior visibilidade à sua capital e sede de governo, Kiev. Como todos os cidadãos, vejo com uma sensação de perda a destruição das estruturas materiais e das vidas, mas igualmente das irreparáveis, no curto prazo, fracturas nas relações humanas.
(ler mais...)


Escavar no romance português - jorge carreira maia »  2022-06-18  »  Jorge Carreira Maia

Está calor. Em vez de falar de política, como habitualmente, o melhor é derivar e falar de literatura. Não é que o assunto interesse mais aos portugueses do que a política. Não interessa, mas ajuda a suportar o calor e a inflação.
(ler mais...)


Fantoche... »  2022-06-17  »  Hélder Dias

Sim, dou licença - inês vidal »  2022-06-04 

Sempre quis ser espanhola. Gosto e invejo o ritual das cañas e pinchos, ao mesmo tempo que me questiono, intrigada, sobre onde enfiam as crianças para poderem passar os fins de tarde na esplanada. Adoro o conceito. Sempre quis ser espanhola.
(ler mais...)


Aquela máquina - carlos paiva »  2022-06-04 

Somos conhecidos no mundo inteiro como o povo do desenrasca. Não é pelo vinho do Porto, não é pelo CR7, não é pelos descobrimentos, não é pelo clima e pelas praias. É pelo desenrasca. Como testemunham os hábitos de leitura nacionais, temos uma facilidade nata em absorver conhecimento pela prática.
(ler mais...)


A fraternidade - jorge carreira maia »  2022-06-04  »  Jorge Carreira Maia

Dos três princípios da Revolução Francesa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – este último permaneceu sempre numa espécie de limbo. Os grandes debates e os grandes conflitos ideológicos estruturaram-se em torno dos outros dois.
(ler mais...)


Desafiamos a sorte e a tragédia - antónio gomes »  2022-06-04  »  António Gomes

Há longos anos que desafiamos a sorte com a tragédia logo ali à espreita no centro histórico de Torres Novas. As derrocadas das casas abandonadas sucedem-se, felizmente ainda ninguém foi apanhado. A última, na rua da Corrente, veio apenas confirmar a sorte que temos tido e a tragédia que está por perto.
(ler mais...)


Rei Carlos? »  2022-06-02  »  Hélder Dias

Zé Lensky... »  2022-06-01  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2022-06-02  »  Hélder Dias Rei Carlos?
»  2022-06-17  »  Hélder Dias Fantoche...
»  2022-06-04  Sim, dou licença - inês vidal
»  2022-06-18  »  Jorge Carreira Maia Escavar no romance português - jorge carreira maia
»  2022-06-18  »  Carlos Paiva Tomatina - carlos paiva