• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 37° / 21°
Céu limpo
Seg.
 38° / 20°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Dom.
 35° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 17°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Gerações de traidores - acácio gouveia

Opinião  »  2024-05-25  »  Acácio Gouveia

“Antigamente, quando o vale do Kusun estava coberto de floresta, havia ali muitas martas-zibelinas. Agora é desértico.”

Vladimir Arseniev in ´Dersu Uzala

 As acções dos jovens activistas que protestam contra as alterações climatéricas estão na ordem do dia. Contrastam com as iniciativas do passado dia da Terra, quando crianças foram levadas em manifestações totalmente inócuas, toleradas, ou mesmo incentivadas pela hipocrisia reinante. Hipocrisia das gerações que detêm o poder e se recusam teimosamente a enveredar por políticas realistas que afastem o cenário de catástrofe sem antecedentes na História da Humanidade. Os hipócritas têm muitas faces: políticos de variados quadrantes, CEO de grandes grupos económicos, comentadores, dirigentes sindicais, confederações profissionais, etc.

Em 1633, Galileu foi condenado pela Santa Inquisição por espalhar a “mentira” do heliocentrismo. Contudo, a Terra continuou imperturbável a girar em torno do astro-rei. Na sequência da publicação da “Origem das Espécies”, em 1859, Darwin foi acusado pela Igreja Anglicana de ateísmo militante. Porém, os trabalhos de Mendel e a posterior descoberta de Watson e Crick vieram comprovar a teoria darwiniana. Em vão, Lyssenko, à sombra de Estaline, desmentiu Mendel e outros “erros dos biólogos reacionários”. Mao Tze Tung condenou a teoria da relatividade, apelidando-a de “disparate burguês”. Todavia, três anos após a sua morte, a República Popular da China lançava um selo homenageando Einstein e a sua teoria, admissão implícita de mais um colossal disparate do Grande Timoneiro.

Em suma: a realidade é o que é, e não o que dá jeito. As gentes que se entregam à descoberta do mundo - os cientistas - são os que vão tendo alguma noção da realidade. Estes têm lançado repetidos avisos sobre as consequências das alterações climáticas. Mas, líderes religiosos e políticos, agentes económicos e fazedores de opinião, insistem, tal como os referidos antigos donos da verdade, em negar a realidade e em construir uma narrativa à revelia do conhecimento científico e conforme aos seus míopes objetivos.

Não indo mais longe, temos no nosso distrito o deputado que nega a emergência climática. Mais rebuscado, o actual primeiro ministro diz que o combate às alterações climáticas tem de ser compatibilizado com a economia. Estultícia difícil de compreender num político com tais responsabilidades. Só os muito ingénuos e os moderadamente hipócritas se esforçam por acreditar que as alterações climáticas não são responsáveis por colossais perdas económicas. Os benefícios económicos a curto prazo são os únicos que resultam das agressões ambientais. Já a longo prazo, estas irão exigir um preço impagável.

A opinião publica que vota, isto é, os menos jovens, estão teimosamente agarrados à sua inércia egoísta e suicida. Fazem votos para que a catástrofe já não os apanhe. Nem sequer estão preocupados com o julgamento da História, porque é bem possível que não sobeje mundo onde se possa escrever a História. Estamos perante a mais hedionda traição entre gerações alguma vez engendrada. Mas estejam descansadas as gerações traidoras: as crianças continuaram a fazer arruadas perfeitamente inofensivas e inúteis, os jovens que irrompem em acções ilegais serão devidamente punidos e a irresponsabilidade destruidora seguirá imperturbada.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Candidato de peso... para afundar um partido »  2024-07-23  »  Hélder Dias

O Orelhas... »  2024-07-16  »  Hélder Dias

Lady Gago »  2024-07-09  »  Hélder Dias

Na aldeia de Zibreira passa o rio Almonda - isilda loureiro »  2024-06-23 

"O rio da minha aldeia", fazendo lembrar o poema de Fernando Pessoa...

Houve tempos em que o local conhecido por Azenha, no termo da aldeia de Zibreira, após descermos uma ladeira ladeada de terrenos agrícolas e hortas, teve um moinho com gente e muita vida.
(ler mais...)


Cogitações por causa do 25 de Novembro e dos avanços da extrema-direita - antónio mário santos »  2024-06-23  »  António Mário Santos

No momento em que do centro direita à direita radical, aproveitando a viragem das últimas eleições legislativas, se organizou uma associação de interesses para diminuir o 25 de Abril, realçando o golpe militar do 25 de Novembro, num crescendo de recuperação selectiva do revanchismo das elites económicas destronadas pela revolução, ultrapassando a concepção social-democrata do próprio PS (Manuel Alegre distingue-o nas suas Memórias Minhas, criticando a viragem para a 3ª via de Blair, continuando a preferir chamar ao seu partido, por inteiro, Partido Socialista), abriu-se um clamoroso protesto nos órgãos de informação nacionais.
(ler mais...)


O futebol e o radicalismo de direita - jorge carreira maia »  2024-06-23  »  Jorge Carreira Maia

 

Decorre o Europeu de futebol, hora em que o fervor nacionalista se exalta. O futebol, na sua dimensão industrial, foi colonizado por perspectivas ideológicas que fomentam, na consciência dos adeptos, uma visão do mundo muito específica.
(ler mais...)


Toma lá... »  2024-06-19  »  Hélder Dias

Lições da História - acácio gouveia »  2024-06-13  »  Acácio Gouveia

“A História não se repete, mas rima por vezes”, Mark Twain

 Vinte e sete meses após o início da guerra na Ucrânia, temos generais e comentadores nos meios de comunicação social portugueses: (I) a justificar a legitimidade da invasão; (II) a profetizar a total e inelutável vitória de Putin; (III) e tentar convencer-nos que este assunto tem pouco ou nada a ver com Portugal e com os demais países europeus.
(ler mais...)


Do rescaldo da festa à realidade da Europa - antómio mário santos »  2024-06-11  »  António Mário Santos

Vivemos, na Europa, tempos difíceis. As eleições europeias, que se desenrolarão no próximo domingo, podem apontar para o fim da União Europeia como hoje a conhecemos. O avanço da extrema direita, racista e xenófoba, na maioria dos países europeus, veio ressuscitar o velho problema das nacionalidades e das suas fronteiras, dos impérios coloniais arrumados nos armários da história, da milenária contenda entre a ciência e a fé, da economia neoliberal assente no conceito do Estado-Nação e nos direitos fundamentais da cidadania democrática.
(ler mais...)


Nascente do Almonda: há outro caminho - jorge salgado simões »  2024-06-11  »  Jorge Salgado Simões

Tem sido difícil assistir a tudo o que se tem passado em torno da nascente do Almonda nos últimos anos, um conflito exacerbado por dois lados com interesses legítimos, mas incapazes de construir qualquer benefício para um património que todos dizem querer valorizar.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-07-09  »  Hélder Dias Lady Gago
»  2024-07-16  »  Hélder Dias O Orelhas...
»  2024-07-23  »  Hélder Dias Candidato de peso... para afundar um partido