• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 24° / 11°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Por onde ir? - acácio gouveia

Opinião  »  2020-07-18  »  Acácio Gouveia

"A menos que o capitalismo se renove de forma radical, não é seguramente regime que auspicie futuro risonho para a Humanidade."

É gratificante apercebermo-nos de que há jovens que canalizam a sua irrequietude para o pensamento crítico e para opinar sobre política. O texto da jovem Mariana Varela é um bom ponto de partida para discussão sobre perspectivas de alternativas ao caminho actual do mundo.

Concordando ou não com todos os aspectos da análise exposta, o facto é que o actual estado de coisas não augura futuro esperançoso para os jovens. “Que fazer?”, questão que Lenine colocava em 1902, mantém-se actual. Só que as soluções propostas nessa icónica publicação, demonstrou-o a História, falharam. Pode dizer-se que na União Soviética, nascida da Revolução de Outubro, se construiu a única verdadeira alternativa ao capitalismo. O êxito inicial espantou os próprios dirigentes bolcheviques quando comemoraram o primeiro ano da Revolução. Na década de vinte, a URSS conseguiu sobreviver às tremendas dificuldades colocadas pelas rebeliões reaccionárias apoiadas pelas grandes potências. Sobreviveu à invasão nazi durante a II Grande Guerra e reconstruiu-se sem as injeções de capital do Plano Marshall. Alargou consideravelmente a sua esfera de influência e tornou-se superpotência. Iniciou e liderou durante uma década a exploração do espaço. Contudo, não chegou celebrar três quartos de século de existência. Em 1991 implodia, arrastando todos os regimes socialistas europeus e não só.

Hoje em dia, a despeito da nomenclatura de partidos como o PC Chinês, só se podem considerar verdadeiramente socialistas dois regimes: o da Coreia do Norte e o de Cuba. Quanto ao primeiro, não vale a pena, creio, tecer quaisquer considerações. Já em Cuba pode constatar-se um discreto e progressivo abandono do socialismo.

Porém, o capitalismo, a despeito de todo o cortejo de crises, tem-se mantido ao longo de séculos. Urge meditar nesta incontornável verdade e parece-me que a conclusão não poderá ser outra senão que a alternativa socialista (no sentido marxista-leninista e não na actual conotação de ideologia de centro esquerda) é inválida. Uma formidável superpotência, como a URSS, não cai sem que haja causas internas. Muitos dos atributos negativos que Mariana, não sem razão, aponta ao capitalismo, encontravam-se presentes nos regimes socialistas. As pessoas não eram felizes. Posso afiançar eu, que viajei pela Hungria, Roménia e Jugoslávia em 1980 e tive oportunidade de conviver também com jovens polacos e da RDA (Alemanha de Leste). As diversas formas de alienação do trabalhador pela máquina produtiva, sabiamente dissecadas por Karl Marx, estavam também presentes nos regimes. Eram mesmo mais gravosas que nos regimes capitalistas democráticos. No que toca a política ambiental, pior do que desinteresse pelo meio-ambiente, acalentavam uma posição de hostilidade para com a natureza. A secagem do mar Aral, iniciada durante o período soviético, era vista como a correcção dum “erro da natureza”. O regime maoista foi campeão na desflorestação e tentativa de extinção de aves.

Mas, permita-se-me um regresso ao capitalismo e meditar nas razões do seu “sucesso”, ou, melhor dizendo, da sua sobrevivência. Uma desvantagem fatal dos sistemas nascidos da Revolução de Outubro foi a rigidez ideológica que travou o espírito crítico e liberdade de pensamento, fonte de inovação adaptativa. Já o capitalismo, mais preocupado com os resultados práticos do que com pureza ideológica, tem demonstrado uma capacidade de adaptação pragmática ao ponto de não rejeitar enxertos, se assim se pode dizer, “marxistas”, para se reformar. Nesta adaptabilidade do capitalismo estará a explicação para a sua resiliência face a crises de proporções bíblicas, como a Grande Depressão, iniciada em 1929. Aliás, é difícil negar que não há capitalismo, mas capitalismos. Muito diferentes são a versão chinesa - capitalismo puro e duro - e as variantes social-democratas típicas dos países nórdicos.

Mas, goste-se ou não, o facto é que o capitalismo, nos últimos decénios, permitiu que centenas de seres humanos ultrapassassem o limiar da pobreza, da China e sul da Ásia até à América Latina. Porém, a situação é mais complexa e o futuro perspectiva-se nada promissor. Se, no pós-guerra, as classes operárias e trabalhadores de um modo geral viram a sua situação económica melhorar substancialmente, registando-se um movimento de ascensão social nos EUA e Europa, já desde os anos 70 se vem notando uma degradação do nível de vida da classe média, acompanhada de aumento da riqueza dos muito ricos, aumentando assim o fosso entre as classes sociais. Quer isto dizer que o velho Karl Marx talvez não esteja tão errado assim, ao prever que o capitalismo empurraria crescentes camadas da população para a proletarização.

A menos que o capitalismo se renove de forma radical, não é seguramente regime que auspicie futuro risonho para a Humanidade. O problema continua a ser: onde está a alternativa?

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia