• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Folclore »  2017-01-04  »  João Carlos Lopes

Todos os anos, ano após ano e sempre nesta data, aqui se noticiam ou se abordam, de algum modo, as festas de aniversário dos ranchos folclóricos de Torres Novas e de Riachos, fundados exactamente no mesmo ano e que, daqui a nada, celebrarão a data redonda das seis décadas.
(ler mais...)


As estradas para 2017 »  2017-01-04  »  António Gomes

Os orçamentos municipais são documentos determinantes para a gestão da coisa pública, indicam as escolhas e as opções de quem as faz.
O que nos diz o orçamento municipal de Torres Novas para 2017? É claro, é transparente, responde às preocupações das pessoas, ao desenvolvimento do concelho?
É o último orçamento do mandato, é por isso propício ao aparecimento de algumas obras, que saltem à vista, alcatrão de preferência, que façam esquecer os anos anteriores.
(ler mais...)


Carta para a pequenina e doce Alice »  2017-01-04  »  Maria Augusta Torcato

Natal, 2016
Minha pequenina e doce Alice, este foi o teu primeiro Natal. O teu primeiro Natal connosco. A verdade é que foi no Natal do ano passado que te anunciaste, mas não sabíamos que eras tu. Agora já sabemos. E estamos todos, todinhos, muito felizes contigo.
(ler mais...)


Doenças do sistema circulatório »  2017-01-04  »  Juvenal Silva

Em todos os países da esfera cultural do Ocidente tornam-se cada vez mais ameaçadoras as doenças do coração e da circulação. Não é para nós uma experiência estranha que um homem, que se julga na posse de todas as suas forças, de repente interrompe o seu trabalho e em poucos segundos seja arrebatado pelas garras da morte.
(ler mais...)


2016-2017 »  2016-12-28  »  Jorge Carreira Maia

O ano de 2016, do ponto de vista da política interna, foi marcado pela descoberta, por muita gente, da inexistência em Portugal de organizações políticas radicais e extremistas. Aquilo que para alguns, muito poucos, já era claro – o facto de tanto o BE como o PCP perseguirem na prática, para além da retórica discursiva para consumo interno dos respectivos partidos, objectivos políticos moderados e de pendor social-democrata – tornou-se agora patente.
(ler mais...)


Franz Kafka »  2016-12-16  »  Jorge Carreira Maia

Quando li pela primeira vez O Processo, estava longe de ser capaz de perceber a íntima conexão entre a estranha narrativa do escritor checo e a natureza do mundo moderno, natureza essa configurada na empresa e no estado burocráticos.
(ler mais...)


Multas »  2016-12-14  »  Inês Vidal

O mês de Dezembro tem qualquer magia que torna as pessoas ainda mais consumistas que durante o resto do ano. Não há um dia, especialmente aos fins-de-semana, que não se sinta o reboliço de gente e mais gente em todos os mais que muitos hipermercados de Torres Novas.
(ler mais...)


E se fosse eu? Onde está o melhor de nós? »  2016-12-14  »  Maria Augusta Torcato

Num mundo conturbado, em que nos invadem através dos meios de comunicação situações de crueldade, pobreza e misérias humanas, é estranho que haja tantas pessoas que parecem ficar indiferentes perante o sofrimento, em alguns casos extremo, de um ser seu semelhante, às vezes, apenas distante fisicamente, mas cuja distância deixa de existir quando as imagens se assenhoreiam dos nossos pequenos castelos ou altos muros.
(ler mais...)


Um médico não pode fazer isto »  2016-12-14  »  Juvenal Silva

Nunca gostei de alimentar polémicas, nem irei fazê-lo seguramente, porque a minha intenção é, somente, esclarecer sobre a verdade da mentira do artigo publicado na edição de 29/11/2016 deste jornal, com o título “A banha da cobra”, de autoria e responsabilidade do Dr.
(ler mais...)


Jorge de Sena »  2016-12-01  »  Jorge Carreira Maia

A vocação literária, talvez toda e qualquer vocação, possui sempre uma dimensão misteriosa, a qual está muito para além das aparências quotidianas. Jorge de Sena não foge a esta regra.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia