Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-d2b5af0e): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 12 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 29° / 16°
Céu nublado
Dom.
 30° / 18°
Céu nublado
Sáb.
 28° / 15°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Privatize-se a Privatização!

Opinião  »  2015-06-26  »  Maria Augusta Torcato

"Tenho muita dificuldade em compreender, e posso dizer que tenho até medo, que alguns bens e serviços estejam, exclusivamente, no domínio dos privados"

A Privatização anda à solta. De tal forma é desregrado este viço da Privatização que a menina corre o risco de acabar consigo própria quando não houver mais nada para privatizar. É que deixa de ter alimento, porque na ânsia de se saciar devorou o alimento todo. É um bocadinho como o poeta que desejava alcançar o infinito, mas, se o alcançasse, ele deixaria imediatamente de o ser. Só que enquanto o poeta faz um percurso de busca e alimenta esse percurso, porque é precisamente o percurso que faz o percurso, a Privatização priva o percurso do próprio percurso.

Sempre considerei que havia “coisas” que tinham percursos extraordinários e, por isso, não seriam privatizáveis. Falo, por exemplo, da Água, da Energia, da Saúde, da Educação, dos Transportes (não me refiro, é claro, aos veículos últimos modelos ou seus homónimos). Falo daquilo que acho que deve ser garantido a qualquer pessoa, que salvaguarda a igualdade de acesso, a igualdade de oportunidades. Tão igual e com tanto direito a… como o Ar que se respira (ai, esperemos que ninguém se lembre de privatizar o ar!).

A Privatização é irmã gémea da Estatização. Mas, apesar de serem irmãs, há pormenores que as distinguem e interesses que as opõem. A primeira corporiza e defende o “privatus”, aquilo que está condicionado ou reservado. A segunda substantiva-se pelo que é público, pelo que é pertença de todos, porque todos têm, em igualdade, o mesmo acesso e a garantia disso mesmo e é isto que é belo.

Tenho muita dificuldade em compreender, e posso dizer que tenho até medo, que alguns bens e serviços estejam, exclusivamente, no domínio dos privados. Que sejam estes a reservar-se o direito de ceder a água, ou a saúde, ou a educação, ou a energia ou os transportes. A quem bem quiserem. Como quiserem. Quando quiserem. Tenho medo. É que nunca se sabe o que passa pela cabeça das pessoas. E a simples diferença entre o privado e o público baseia-se na diferença entre o que é o interesse privado e o interesse público. Um defende o lucro da empresa, do acionista, o seu bem, o outro defende (ou deveria defender) o bem coletivo, o bem de todos. E, claramente, eu sou uma acérrima defensora deste segundo propósito.

Só que a irmã Privatização está a ganhar, aos pontos, à irmã Estatização. E a segunda não parece ter qualquer hipótese face às estratégias que estão a ser usadas. Não há, sequer, igualdade de oportunidades. É que o que é Estado e deveria garantir, pelo menos, a equidade entre as irmãs, tomou, nitidamente, o lado da Privatização. Aliás, acho que até o Estado já está privatizado. E isto porquê? Pelo manifesto interesse só no bem de alguns e pelo preterir o bem de todos. Acho que já está tudo viciado, a partir da própria origem. É como querer que de um barril saia vinho branco, quando só se colocaram lá uvas pretas (eu não percebo nada nem de uvas, nem de vinho, nem de barris).

 A minha avó dizia-me, às vezes, “Filha, tu estás a tresler!”. Hoje, dir-me-ia, quiçá, o mesmo. Eu penso na palavra tresler, e penso que muita gente nem se lembrará da palavra ou nem saberá o que ela pode querer dizer. Mas uma coisa é certa: há tanta gente a tresler por aí! Até o Estado! O pior de tudo é que o seu tresler implica com todo o nosso ser.

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial