• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

RIO NOSSO, NASCENTE NOSSA - josé júlio antunes

Opinião  »  2022-05-26 

Nesta cidade de Torres Novas, denominada de Turrus aquando da sua conquista aos mouros em 1143, corre, desde tempos imemoriais, o nosso Rio Almonda, o que permitiu a fixação de gente numa economia de moinhos e agricultura.

Há longos anos que visito a sua nascente. Sem qualquer entrave. Mas também para o exercício de pesca desportiva e, igualmente, para lançar milhares de pequenos peixes, produto das capturas que eram efetuadas na Ribeira do Alvorão quando esta secava e deixava alguns troços repletos de vida que era preciso salvar. Peixes da nossa fauna piscícola nomeadamente bogas, escalos e barbos.

Podemos também dizer que o Rio Almonda, topónimo de origem árabe, era a nossa piscina de banhos, junto dos açudes dos diversos moínhos. Durante muitos anos, também era impossível tomar banho devido às descargas das diversas fábricas rio acima e da falta de saneamento básico. Uma dessa fábricas, a Renova, começava logo, próximo da nascente, a lançar toneladas de águas poluídas e resíduos do fabrico do papel que assentavam no fundo do rio, ou formava autênticas ilhas de resíduos que só as cheias empurravam para o Tejo. Acontece que, nos tempos de hoje, as águas vão melhorando, produto do saneamento básico, da instalação de dispositivos anti-poluição à saída das unidades fabris ou ao encerramento de algumas delas. Mas, ainda há muito para fazer!

Dizem-nos que a empresa Renova pretende limitar o acesso à nascente do Rio Almonda, tendo colocado um portão e cadeado. Parece que, agora, um direito centenário de acesso a águas públicas estará a ser vedado a todos nós. Tal como vedaram durante muitos anos o acesso a tomar banho nas águas do Almonda. Esse direito não pode ser vedado nem por um particular nem por autoridades públicas. A Câmara Municipal, cujo papel se deve limitar a impor a legalidade e ser firme numa eventual negociação para reposição do direito de livre acesso à nascente do rio e até para a recolha de águas por particulares ou por bombeiros. E, para grandes males, grandes remédios!

Parece que a fábrica velha da Renova estará em processo de encerramento no todo ou em parte. Torres Novas também precisa, tal como nos Olhos de Água de Alcanena, de uma praia fluvial junto da nascente do rio. Ora, esta empresa que tantos danos causou ao ambiente durante anos a fio, teria a oportunidade única de se reconciliar com a comunidade torrejana colocando à disposição da população de certas zonas a demolir da velha fábrica, nomeadamente o edifício do célebre túnel sobre o rio e outras instalações próximas, deixando espaço para um museu do papel no corpo principal da unidade fabril e o resto para o nosso lazer.

É dentro deste quadro de negociação que uma autarquia como a Câmara Municipal de Torres Novas se deve mover para valorizar o nosso património e que contente toda a gente!

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia