• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 04 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 26° / 9°
Períodos nublados
Seg.
 21° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 22° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  22° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Crónica de Natal - pedro ferreira

Opinião  »  2022-12-21  »  Pedro Ferreira

"O Natal representa tudo quanto odeio. Excepto o estarmos em família."

Os tempos de solidão e confinamento do Covid já passaram e foram até esquecidos por outros problemas, como o nevoeiro mental e arritmia crónicos com que muitos dos infectados agora terão de lidar, tal como o nome sugere, para o resto das suas vidas. Um sacrifício nobre para que a nossa elite possa continuar a fazer 9000 viagens de avião a jato por dia.

E se, mesmo com estas novas condicionantes pós-recobro, nos começávamos a relembrar do porquê das nossas vidas serem tão miseráveis, do porquê do mundial ser no Qatar e da exploração daqueles trabalhadores ser em tudo igual à nossa, eis que as ruas se iluminam: as árvores e os postes repletos de luzes cintilantes que desenham prendas, trenós e folhas de azevinho; os anúncios dos ecrãs que nos rodeiam enchem-se de música alegre com sinos, homens vestidos de vermelho e promoções, muitas promoções.

 Mas, no meio de toda esta tentativa de expansão da curva da procura, de chular o primata pela sua necessidade de capital social através do fenómeno da prenda, no meio do ruído e da poluição luminosa haverá sempre uma estrela que brilha mais forte e que desencadeia no nosso cérebro volumoso, mas proporcionalmente estúpido, motivos e ideias que o nevoeiro mental não apaga e pelos quais o coração baterá sempre mais forte, mesmo sofrendo de arritmias: O NATAL É O NASCIMENTO DE JESUS!

 Este é um feriado que eles sentem como sendo seu e por isso mesmo ficam mais à vontade para opinar e exprimirem-se na rua, na comunicação e redes sociais. É muito engraçado ouvir estas pessoas falarem do casal que fugiu de Herodes para dar à luz um menino e serem contra refugiar quem foge de semelhantes perseguições; de falarem na democracia cristã e serem apologistas de ditaduras e contra democracias populares; de valorizarem a tradição acima de tudo e serem ávidos adoptantes de toda a tecnologia mais avançada; de serem a favor da pena de morte para pedófilos e colocarem os seus filhos na instituição com mais casos de pedofilia em Portugal. É deprimente quando me lembro que, para ter alguma hipótese de não ver os meus filhos e/ou netos morrerem de sede, teremos de convencer estas mesmas pessoas da existência de alterações climáticas e de chegar a um acordo com elas para a solução deste problema. É deprimente porque a probabilidade de isto acontecer é menor que a probabilidade de o cristianismo ser a verdadeira religião no meio das mais de 10 mil que existem e existiram.

 E quando não os conseguimos vencer, temos de nos juntar a eles. Também eu passarei um Natal em família, alienado de qualquer possível contágio, com árvores de natal e presépio que, na minha cabeça, poderiam facilmente e com a mesma legitimidade ser substituídos respectivamente por cogumelos do Super Mário e figurinhas do Harry Potter. O Natal representa tudo quanto odeio. Excepto o estarmos em família, isso adoro. Boas Festas.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia