• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 13 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 19° / 11°
Períodos nublados
Ter.
 20° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 13°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Retornos…

Opinião  »  2015-08-28  »  Maria Augusta Torcato

"O período de férias é profícuo em retornos. Retorno ao país de origem, retorno à terra de nascimento ou crescimento, retorno a casa dos avós, retorno a casa dos pais, retorno a espaços, às vezes, vazios de pessoas que passaram a ter outra morada."

Há retornos definitivos, temporários e pontuais. Há retornos que o não são.

O período de férias é profícuo em retornos. Retorno ao país de origem, retorno à terra de nascimento ou crescimento, retorno a casa dos avós, retorno a casa dos pais, retorno a espaços, às vezes, vazios de pessoas que passaram a ter outra morada.
Os retornos trazem consigo o desejo de essências e vivências passadas. Trazem consigo a necessidade de alimentar raízes, não de aço, mas humanas. Trazem consigo a linha da identidade, o desejo de sustentar o que se é ou o que se pensa que se seja, que é quase a mesma coisa. Trazem consigo lembranças e representações que dão sentido a muitas coisas sem sentido.
Mas o tempo, senhor de todos nós e de todas as coisas, fez questão de assinalar o seu poder e nem sempre se reencontram as essências procuradas e as vivências também fazem é parte de um passado que o imaginário se esforça por manter.
Fez-se o retorno. Mas não se encontram as mesmas caras, não se recebem os mesmos abraços, não se sentem as mesmas mãos a tatear e a acariciar o nosso rosto, não se veem os campos com trigo e cevada, nem a horta cheia de verde, com água a correr pelo regueiro, nem as árvores de fruto a rirem-se e a convidarem para uma trinca. As portas que antes estavam abertas, hoje estão fechadas. O degrau que tinha a avó e a tia sentadas está vazio, gasto, desabitado. Os telhados abaularam e aqui e além faltam telhas. Apenas os pássaros se deliciam com a possibilidade de multiplicarem os seus ninhos entre o forro de madeira e o barro que os protege do vento e da chuva. Por todo o lado há imensas ervas, caminhos que se perderam, futuros do passado vãos.
Fez-se o retorno. Pontual. A ânsia inicial de ligar o além e o aqui parece que se esfumou. Há retorno sem reencontros e sem reencontro. Há abraços, perguntas, explicações, convites. Há muita coisa e muita gente. Mas não são aquelas coisas e não é a mesma gente. Até as ruas, as casas e os jardins são outros. Nada é o mesmo. É normal, tudo muda, o tempo assim faz. Então, por que motivo se instalou no peito uma sensação de angústia, vazio e letargia?
“Já não pertenço aqui” , pensa-se. E o grande desejo de retorno transforma-se outra vez em grande desejo de retorno para onde se foi e de onde se veio. Mesmo sem se querer há lugares que se fazem a nossa casa. E todos parecem necessitar de casa. Até o caracol a transporta sempre consigo.
A vida continua em espaços diferentes fabricando novas histórias. É a sua efemeridade que caracteriza a sua continuidade. É assim a vida. Parece que todos buscam a sementeira do futuro que, afinal, nunca o chega a ser. Pura e simplesmente, renasce-se ou continua-se sem olhar para trás. Sem retornos…Mesmo os que acontecem, muitas vezes, não o são…

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…
»  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia 25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia