• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O carvão e o Baião

Opinião  »  2015-02-26  »  Adelino Pires

Tive uns dias agitados.

No domingo, do museu Carlos Reis, diziam-me que iriam desvendar o enigma do meu retrato, salvo seja. Do retrato que sendo meu, porque o adquiri, é também do Carlos Reis porque o pintou. O tal belo carvão, cujo retratado muitos alvitres foi tendo, mas ninguém ousou acertar: seria o próprio, ele mesmo? Alguém do «Grupo de Leão», com quem o pintor privava? Ou mesmo o escultor Alberto Nunes, seu mestre em Belas Artes e que eu próprio quase me convencera que talvez fosse?

Afinal, havia outro e quem sabe da tenda é o tendeiro. E aqui, o mérito vai inteirinho para a equipa do Museu Municipal Carlos Reis, particularmente para as suas técnicas Teresa Lopes e Ana Maria Marques a quem agradeço a brilhante apresentação no Shot de Arte do passado dia 22 de Fevereiro.

Quem assistiu ficou a saber quem é o retratado e quais as pistas seguidas para se lá chegar. Foi uma apresentação envolvente e interessantíssima, provando que um Museu pode ser muito mais que um espaço estático, mudo e quedo, mas antes algo que devolve à comunidade algo que de outro modo ficaria perdido nos baús da memória.

Já agora, desvendado o mistério, para quem o quiser apreciar, estará disponível aqui na livraria alfarrabista, o belíssimo carvão do mestre Carlos Reis, retratando nem mais nem menos, Alfredo Bensaúde. Dedicado à sua filha Mathilde.

Alfredo Bensaúde, esse mesmo, o fundador do Instituto Superior Técnico, académico emérito e um apaixonado pela construção e restauro de violinos. De origem judaica, a família Bensaúde instalou-se nos Açores no início do Séc. XIX, tendo desde logo assumido um papel de relevo na região.

De eterno enigma, o carvão ganhou outra dimensão, embora o espaço que ocupa seja o mesmo.

Na segunda feira, num inesperado e improvável convite da SIC, estive no programa do João Baião. Se me dissessem que alguma vez lá iria, não imaginava. Mas fui e devo dizer que foram inexcedíveis.

A televisão tem destas coisas. Consegue mostrar, em pouco tempo, aquilo que, de outra forma, demora anos a conseguir. Falei de livros, manuscritos e alfarrábios. E de Torres Novas e do seu centro histórico. Fiz o que pude porque lá o tempo voa, ao contrário daqui, na livraria, onde me posso ir espreguiçando devagar, devagarinho, com todo o tempo do mundo.

Apesar de tudo, entre a pacatez de uma tarde de domingo no Museu e a lufa-lufa de uma tarde num estúdio de televisão, preferirei continuar a manter-me no pó dos livros, daqui de onde vos escrevo.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente