• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 06 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 30° / 13°
Períodos nublados
Qua.
 29° / 14°
Períodos nublados
Ter.
 26° / 9°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  21° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Para quê um jornal?

Opinião  »  2014-09-25  »  Fernando Faria Pereira

Sim, um jornal pra quê? Quando as notícias nos chegam todo o dia-a-dia, no telemóvel, nas páginas da internet, na televisão, nos tablets, sem que se guarde nada dessa lufa a lufa de informação? Um jornal é quase primitivo, nesta era de novas tecnologias. Folhas com imagens e palavras que se podem levar para qualquer lado, sem necessidade de estarmos ligados à ficha. Não precisamos mais do que saber ler! As outras notícias teimam em nos importunar hora a hora, imagens, sons e palavras de todos os recantos do mundo. Ao contrário, as notícias nos jornais têm o encanto das palavras que permanecem escritas em papel. Que se podem mostrar a este, àquele, aqueloutro ler ainda, sem estarmos todos condicionados à ditadura da notícia que ainda não se percebeu e já passou. E as imagens, ainda que apenas fotografias, também podem ser vistas e revistas: contar as vezes em que aparecem as celebridades do burgo; visualizar um qualquer familiar afastado; vermos nas rugas dos outros o espelho da nossa idade…

Um jornal na mesa de um café, numa esplanada, no banco da praça, na sala de espera do consultório, no assento do autocarro, naquele lugar solitário onde a vontade se apaga todo o cobarde faz força todo o valente se … Um telemóvel não é a mesma coisa, ainda que a um ecrã minúsculo, cheguem ao minuto todas as notícias do mundo, dos mais variados temas, no mesmo espaço da máquina fotográfica capaz de revelar ao mundo a imagem indiscreta dum segundo, quando não o filme, o gps, e muitos outros gadgets que viagem à velocidade impossível da luz… Tudo ao contrário destas notícias que se esperam com impaciência porque têm dia e hora marcada. Ver o cartoon semanal. A crónica daquele amigo de que se gosta, as palavras do outro que se lêem para melhor estar em desacordo. As notícias que, felizmente, não têm importância para dar a volta ao mundo, apenas porque são locais e por isso mesmo mais importantes, como dizia o poeta, que dizia também que o rio da sua aldeia era maior que o Tejo embora muito mais pequeno que o Tejo. As boas festas dos comerciantes aos estimados clientes. O obituário onde fazemos a média dos que já lá vão com a quantidade dos anos que ainda faltam para lá chegar. Um jornal, mesmo depois de lido, pode-se colecionar, ou ter mil e uma outras utilizações, com o som agradável do ruge ruge das folhas que se dobram e desdobram. E toda esta matemática, todo este pulsar da nossa terra, todas estas formas de mostramos aos outros que somos nós, toda esta expectativa semanal, pela módica quantia de cinquenta cêntimos…

Parabéns ao Torrejano, venham mais vinte…

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia 25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia