• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Festas de Santo António

Opinião  »  2014-05-23  »  Carlos Ramos

Os preparativos para a festa em honra de Santo António iniciaram-se com todo o entusiasmo. A associação de festas iniciou o processo de preparação e angariação de fundos com fervor e com grande sentido de cooperação institucional.

Santo António é uma marca indelével da cultura religiosa e cultural de Portugal. A sua ação como pregador e pensador é irrepreensível, um testemunho vivo da beleza da conjugação entre sabedoria e humildade. Os grandes sábios foram, igualmente, sinais vivos de humildade e simplicidade. A sabedoria vive entre os simples e humildes.

As festas de Santo António, em Torres Novas, têm como momento alto a bênção dos pãezinhos e a procissão. A procissão é um momento de reconhecimento e agradecimento, comunitário, à acção dos Santos na vida pessoal e social de cada um dos participantes.

Hoje em dia, o risco de perda de peças de arte valiosas é bastante elevado e pode acontecer em qualquer tipo de obra, quer seja pública ou privada. Isto acontece porque ainda existe falta de consciência, por parte das pessoas, em relação a diversos factores que podem ser prejudiciais para uma obra de arte, tais como factores ambientais (humidade e temperatura), biológicos (ataque de microrganismos, insectos ou ambos que parasitam a matéria, alimentando-se dela) e principalmente os factores humanos (manipulações excessivas e desadequadas, demasiadas exposições itinerantes).

Em termos muito genéricos e tendo em conta as características físicas de base de cada um dos materiais utilizados nas esculturas e nos seus acabamentos, podemos dizer que para as matérias pétreas devemos ter em consideração que a sua resistência é, para quase todas, inversamente proporcional à sua fragilidade durante as manutenções e manuseamento; são permeáveis aos fungos e aos efeitos da poluição atmosférica e podem apresentar efeitos exteriores de desagregação pulvurulência devidas aos sais e alterações químicas. As madeiras são afetadas pela ação dos insectos xilófagos, reagem fortemente às variações de temperatura e humidade e tornam-se muito mais vulneráveis quando os depósitos superficiais de poeiras não são devidamente retirados. Por sua vez, o barro oxida facilmente, provocando manchas em toda a superfície da peça. Tal como a pedra é um material frágil, de fractura fácil.

Através da combinação dos vários fatores, externos ou internos, as imagens começam a ficar deterioradas/degradadas, sendo necessário intervir recorrendo-se a profissionais que, depois de realizarem o diagnóstico do estado de conservação da peça, iniciam o seu trabalho de conservação e restauro da mesma, utilizando os meios adequados.

No presente ano, pretende-se enviar para restauro três imagens presentes nesta capela e que necessitam de intervenção urgente, não podendo, por isso, sair este ano na procissão que se realiza durante a festa de Santo António, sendo, possivelmente, substituídas por outras. São elas as imagens de Santa Quitéria, de São Joaquim e de São Domingos.

A associação de festas de Santo António assumiu no presente ano o compromisso de cooperação com as despesas das obras da cozinha, na continuidade da precedente direcção. Assumiu, igualmente, o compromisso de colaborar com o restauro das imagens que se encontram em mau estado. A direção da associação conta com o apoio da população aquando dos festejos de Santo António para honrar o bem da cultura religiosa torrejana que emana da capela.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia