• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 20 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 23° / 10°
Céu limpo
Qua.
 21° / 11°
Céu nublado
Ter.
 21° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  21° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Ei-los que partem

Opinião  »  2014-03-20  »  Manuel Filipe

A recente polémica da ida de Fernando Tordo para o Brasil não trouxe nada de novo. Permitiu novo confronto entre esquerda e direita, sem que daí tenha saído qualquer benefício para o povo.

Saliente-se o seguinte: o grande sucesso da dupla Passos Coelho/Paulo Portas tem a ver com o aumento exponencial das exportações de… mão-de-obra. Os portugueses que emigram, novos e menos novos, fugindo à miséria que voltou a instalar-se no país, muito por opção política, constituem a grande e decisiva faceta deste período que promete ficar para a História. Emigra quem não tem trabalho, emigra quem não quer trabalhar de borla, emigra até quem diz que o país está melhor… E, contudo, o povo que fica continua a empobrecer, independentemente de se saber se o país está melhor ou pior.

Há um novo e mais implacável neo-conservadorismo por detrás de tudo isto. Os jovens que partem, filhos de uma classe média com aspirações e competências para singrar na vida, são estorvo e concorrência para uma classe instalada e ameaçada nos seus privilégios que se vê em perigo de passar para os filhos o status quo adquirido. É um establishment bastante heterogéneo, em todos os sentidos. Vai desde as famílias com tradição, até às que singraram após o 25 de Abril com a abertura social propulsionada pela democracia. E politicamente vai desde a direita profunda até uma esquerda coco chanel que sempre soube viver bem numa sociedade que geralmente critica. Para todos eles, num país em recessão, os privilégios sociais adquiridos ou naturais estão ameaçados se a liberdade de oportunidades se mantiver.

Por isso, há um coeficiente muito de grande de qualidade que se esvai do país. Há talentos que deveriam alavancar o nosso futuro, mas que são empurrados para os países amigos mais desenvolvidos que nos emprestam dinheiro. O juro humano que estamos a pagar não se traduz em dígitos de uma ou duas casas, mas na forma como estamos a delinear o amanhã. O futuro médico voltará a ser o filho do médico, se assim me faço entender. Porque são os privilégios sociais que, acima de tudo, constituem a grande herança que qualquer família deseja transmitir aos seus. E esse direito, outrora consagrado, está de volta.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…
»  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia 25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia