• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 07 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 31° / 14°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 14°
Céu nublado
Qua.
 29° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  26° / 9°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Carne para canhão

Opinião  »  2013-03-08  »  Fernando Faria Pereira

Estalou a polémica da carne de cavalo nas lasanhas. Estão envolvidas empresas internacionais: a Ikea já retirou almondegas do mercado porque o ADN relinchava e vez de mugir - a responsável pela produção seria uma empresa sueca. Se se lembram de procurar ADN dos alces, estou mesmo a ver os ecologistas bradarem aos céus; se encontram ADN de javalis, então é um problema religioso insanável. Creio que o escândalo ainda não ultrapassou os limites da União Europeia... Por cá, parece-me que já estamos a entrar novamente no excesso de zelo. Parece que a ASAE já apreendeu uma data de embalagens, sendo que agora se alargou a outros derivados. Anda para aí tanta gente com fome e agora toca de retirar comida do mercado, em vez de a darem para quem a queira comer por conta e risco. Será que já fizeram isso? Na China, o pessoal até se ria: estão-nos a dar cavalo por vaca, o arroz e soja caem bem na massa? Ao tempo que não como lasanha pré congelada! Havia uma certa marca, plasticíssima, que me sabia melhor que nos restaurantes. Vai-se a ver… Ainda lambo os beiços com um hambúrguer. Olha! Lembrei-me agora…E se o Mac Donalds anunciasse um hambúrguer com carne de cavalo tipo mac pónei? Eu ia logo lá experimentar! Ao fim e ao cabo, os cavalos já pouco valor têm como animais de tiro, de tração ou de desporto, e dão despesa. Dar um tiro num animal com que se tem empatia, e se domina com mansidão e paciência? Os cowboys davam um tiro na montada quando partiam uma pata! Mas comiam a vaca! Para os ingleses deve ter sido terrivel, terrivel, tão tradicionalistas e agora levam horse em vez de cow. Os cavalos também se abatem? Não vamos por esse filme de maratona de dança…

Evidentemente que o que está em causa não é a qualidade da carne, nem se é própria ou imprópria para consumo. Nem tão pouco a afeição com os cavalos. É o facto de estarmos a ser enganados!

Vistas as coisas, tudo isto é um enorme desperdício de recursos, tanto alimentares como também dos necessários para criar, abater e triturar todos aqueles cavalos que agora deixam vestígios no meio da carne de vaca. Pois! Também não nos podemos esquecer das vacas, das centenas (milhares?) de vacas. Toneladas e toneladas de alimento para o lixo, próprio para consumo, mal rotulado embora, quando ainda se morre de fome no mundo! Também por aí se agrava o problema ! Onde se morre de fome, digo habitualmente, não deve haver muitos micro-ondas, nem arcas congeladoras com as estrelinhas todas necessárias para manter por meses a congelação exigida.

Vamos a ver onde vai parar o caso. Empresas a fechar, despedimentos, o agudizar da crise, indemnizações... Comida para cão? Não me parece - descongelar e tornar a congelar- os animais também têm direitos, pelo menos os que estão fora desta irracionalidade toda.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia 25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia