• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Quem está mal, mude-se - joão carlos lopes

Opinião  »  2023-06-08 

1. Santo António era, na verdade, uma pequena aldeia, um alinhamento de casas que se foi somando ao longo da medieval “estrada de Alcorochel”, bem na periferia da vila. No final do século XX, a gente mais velha ainda dizia que ia à vila, que começava a meio da ladeira de Santiago. O bairro só não tinha farmácia, porque não era permitida, mas comprava-se tudo nas mercearias da Adelaide e do Zé Rosa, o pão no Chico Jerónimo, petiscava-se na taberna do Sequeira ou no Mal Atilado, ia-se à carne fresca ao talho da Rata, mesmo ao fim da rua, havia alfaiate, costureiras e sapateiros, cortava-se o cabelo no Rei Piolho. E fazia-se a festa, porque no bairro um elo forte ligava vizinhos e conhecidos (hoje diz-se identidade e sociabilidades), coisa que não acontecia tanto nos outros bairros da vila. Para haver festa é preciso haver povo que a faça. Ao pé das intermitências festivas do Vale e de São Pedro, a festa de Santo António afirmava-se como a grande festa popular de Torres Novas, porque era o povo do bairro que a fazia. Passaram-se mais de 100 anos desde que há memória da primeira festa, organizada nestes moldes de festa popular. O bairro mudou, se calhar mais que o mundo. Há uma réstia de memória do que representou a festa para várias gerações de jovens e este ano ela regressa depois da paragem imposta pela moléstia que se abateu sobre o mundo. Saúde-se a coragem de quem a vai pôr de pé.

2. A alegria melancólica, auto-programada, ostensiva e insuportavelmente ruidosa, disfarçando um silêncio interior que esconde a quebra de um elo que antigamente ligava o povo do futebol aos seus heróis, aqueles que envergavam décadas a mesma camisola, fez-se sentir mais uma vez por todo o país e também em Torres Novas. Venderam-se os afectos (serão afectos?) a uma rede universal de mercenários da bola que capturou os clubes de futebol e os descarnou daquilo que os ligava às suas cidades, aos seus países, aos seus adeptos. É bizarro ver os corações das cidades invadido por essa alegria plastificada, histérica e amarga. Um dia depois, muitas centenas de torrejanos deslocaram-se ao Cartaxo para aplaudir e vitoriar uma pobre equipa formada por jovens que a gente conhece, filhos dos nossos amigos e vizinhos, arrastando atrás de si namoradas e companheiros de trabalho ou de escola, pais e avós, numa alegria, essa sim afectuosa, porque nada tem a perder uma equipa que é rica naquelas dimensões da vida das comunidades que precisam de continuar a ser comunidades e não apenas amontoados de gente. A taça trazida na bagagem é uma lição (e um aviso) àqueles que conseguem gastar 150 euros várias vezes por ano para ir a Lisboa ver um jogo de futebol e alimentar uma máquina global de esbulho a soldo de interesses obscuros, e não podem pagar dois euros de quota mensal para ajudarem o clube da sua terra. Que já conhecem, quando acham que têm em casa um potencial Maradonazinho e vão a correr com o menino ao clube da terra ver se o miúdo dá mesmo para a bola.

3. De proximidade se fazem e se alimentam as comunidades, dos gestos de pertença e de aposta numa qualquer esperança, mesmo quando ela não é uma certeza. São pequenos sinais de resistência, esses também, à moléstia global que faz querer vestir tudo igual, comer tudo igual, pensar tudo igual, com conluio dos poderes locais, perante promessas de miríficas “criações de emprego” que nunca são aquilo que se diz e que se reduzem, passado o teatro para a fotografia, a meia dúzia de empregos precários e mal pagos. O pão da “Rama”, as saladas e sumos do “Jasmim”, agora uma loja de desporto a enfrentar os gigantes da distribuição, mesmo no coração do centro histórico da vila, são riscos impressivos na superfície árida onde tudo o que era de outro tempo parece desaparecer entre ruínas.

4. Os prémios são aquilo que são, como se diz quando não se sabe dizer mais alguma coisa que valha a pena: Abrantes, mais de uma década e cerca de 8 milhões de euros depois, ganhou o prémio de Museu do Ano com o seu novo Museu Ibérico de Arte e Arqueologia. Aliás, já tinha ganho idêntico prémio, há poucos anos, com o Museu MDF do Tramagal. Independente da coerência conceptual do novo museu, isto é um facto: a aposta de Abrantes no património e na arte tem sido uma estratégia definida, assumida e levada a sério, sem trambolhões e sem recuos. Brevemente, anuncia-se a abertura de mais um museu, o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida. Parabéns a Abrantes. Para Torres Novas, veio uma menção honrosa na categoria de restauro do património, pelo trabalho feito na requalificação das máquinas da Central do Caldeirão. Saúdem-se igualmente todos quantos se empenharam no projecto.

5. Abrantes passa a ter uma rede patrimonial invejável. Santarém, dotada de um imenso património e cidade de potencialidades invejáveis, não tem um museu de jeito, queixam-se desde sempre os scalabitanos. Mas pôde derreter 38 mil euros dos contribuintes em croquetes na apresentação do projecto do putativo aeroporto que ninguém pediu para a região e que, oremos, mesmo nós os não crentes, semelhante “projecto” não passe de uma intenção de quem não teve mandato para a defender. Os autarcas que querem a todo o custo o aeroporto ao pé da porta, se querem mesmo ver passar os aviões, comprem casa nas avenidas novas ou na Portela. Quem está mal, mude-se, é caso para dizer.

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia