• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bento XVI

Opinião  »  2010-06-04  »  Santana-Maia Leonardo

Não sou crente, nem ateu, nem agnóstico, se bem que já tenha sido tudo isto e por esta ordem. Hoje, sou apenas descrente. No entanto, tenho pelo actual Papa Bento XVI uma especial veneração, como já tinha pelo Cardeal Ratzinger, o que me fez desejar que fosse o escolhido.

Na era do efémero, onde tudo muda ao sabor das modas e das conveniências do momento, era fundamental que uma instituição âncora da civilização ocidental, como é a Igreja Católica, elegesse para seu timoneiro um homem da craveira intelectual de Ratzinger que aceitasse ser o farol num mundo pós-moderno onde o homem ocidental e a Europa andam, literalmente, à deriva.
 

José Sócrates

Manuel Alegre vem agora pedir aos governantes e aos políticos que façam aquilo que Manuela Ferreira Leite lhes ando u a pedir durante mais de dois anos: que falem verdade. Acontece que Manuel Alegre já tem idade para saber que falar verdade é precisamente aquilo que um mentiroso compulsivo é incapaz de fazer. E José Sócrates mente tão naturalmente que até chega a convencer-se de que é verdade quando mente. Só há uma hipótese de José Sócrates falar verdade: alguém, fora do seu círculo de amigos, escrever-lhe o discurso e ele ser obrigado a lê-lo textualmente. Sendo certo que, mesmo assim, o discurso só seria credível, se José Sócrates, antes de começar a lê-lo, dissesse quem era o seu autor, caso contrário seria pior a emenda do que o sonet José Sócrates, por uma vez, falava verdade e toda agente pensava que ele estava a mentir, como é seu costume.
 

O Watergate é inconstitucional

Ficámos agora a saber por Vitalino Canas que, em Portugal, nunca seria possível acontecer um caso como o «Watergate». E porquê? Adivinhem lá!

Será por que, em Portugal, os nossos políticos e governantes são pessoas sérias e, como tal, incapazes de alinhar em esquemas semelhantes?

Ou será por que os nossos políticos conceberam uma Constituição e um sistema legal que os protege no caso de entrarem em esquemas semelhantes?

É claro que todos sabemos a resposta, mas, apesar disso, Vitalino Canas fez questão de a dar para que ninguém ficasse com dúvidas: não é possível haver um ”Watergate” português, porque os meios utilizados pelos jornalistas norte-americanos para desvendar esse caso são, em Portugal, inconstitucionais. Como já toda a gente se apercebeu, a Constituição e as leis portuguesas servem apenas para proteger aqueles que as violam. Ou seja, por cá, as leis não são feitas para prevenir o crime, mas para proteger o criminoso.

Antigamente, costumava-se dizer, em tom de brincadeira, «vergonha não é roubar, vergonha é roubar e ser apanhado». Mas, para os actuais dirigentes socialistas, nem quando são apanhados a roubar ou a mentir, têm vergonha. E pior do que isso, não só não têm vergonha, como exigem que toda a gente continue a agir, pelo simples facto de o meio utilizado para os apanhar ser inconstitucional, como se não soubesse que eles mentiram.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia