• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 17 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 23° / 12°
Períodos nublados
Dom.
 23° / 11°
Céu nublado
Sáb.
 21° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O lapso

Opinião  »  2010-06-04  »  Rosa Amora

Todos os dias aparecem na comunicação social notícias que nos deixam de alguma forma incomodados, apenas incomodados porque acho que tudo isto é como o virus da gripe, se a malta liga incomoda-se, se não liga ficam os hospitais incomodados com tanta vacina para deitar fora. Na comunicação social, sejam os quatro canais a quadruplicar as mesmas notícias, sejam os jornais e revistas a entrevistar sempre os mesmos, há sempre algo que nos retém a atenção, não tanto pela importância, ou pelo figurão da notícia, mas muitas vezes pela inexplicável originalidade dessas notícias, ou até pelo inconcebível e impensável. Como, por exemplo, a jovem jurista, antigamente designada de advogada, de 27 anos que vai embolsar 4.088,00 euros por mês e que foi contratada pelo Ministério das Finanças tendo como justificação a sua experiência, o que reforça a ideia de que neste país se tem muita experiência aos 27 anos e se é velho para encontrar trabalho aos 40, desde que não tenha ninguém num qualquer ministério que dê uma mãozinha.

Mas não era bem isso que me levou a escrever esta crónica, uma vez que sinto cada vez menos vontade de abordar tudo o que seja crise, déficit, política, selecção nacional... e essa teimosia já fez com que eu estivesse 11 (onze) dias sem cronicar, o que de alguma forma me deu uma ideia sobre todos os amigos e desconhecidos que me têm lido ao longo do tempo... nem um me perguntou se eu estava doente, o que me leva a pensar que estas crónicas são como o ”melhoral”, não fazem bem nem mal, mas adiante.

E sobre o que vou escrever? Pois bem, hoje o tema é o ”lapso”. Estão a ver: a malta engana-se e diz que foi lapso, engana-se no troco e diz que foi lapso, vê o árbitro anular um golo à equipa adversária e claro que foi lapso, uma vez que só seria um roubo se fosse anulado à nossa equipa, esquecemo-nos de fazer o que nos pedem e foi lapso, passando aqui a relapso se não houver melhorias... e relapsos é o que há mais onde menos se espera.

Então não é que encontraram as escutas do primeiro-ministro metidas num outro processo do Tribunal do Baixo Vouga, se calhar relativo a um novo shopping, uma sucateira ou mesmo uma vivenda forrada a azulejos, por lapso, claro, de um juíz coadjuvado por um oficial de justiça, uma funcionária administrativa e a mulher da limpeza da agremiação?

E eu, perfeito ignorante que nunca entrei num tribunal, que nunca precisei dos serviços de um advogado, terei de viver o resto da minha vida sem ao menos uma vez ter a felicidade de encontrar pela frente um desses lapsos judiciários? É que um pessoa sem um lapso não é gente, não é nada, lá poderia dizer o juíz do Baixo Vouga. Mas, sabendo-se que o Vouga é um rio e que o tribunal é do Baixo Vouga, não será um lapso andarem por aí juízes e tribunais abaixo da linha de água, como se costuma dizer no futebol aos mais fraquinhos da classificação?

E a mulher da limpeza não terá sentido curiosidade em ouvir as escutas? Se ouviu... foi lapso!

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…
»  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia 25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia