• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O Golpe e os Spas

Opinião  »  2009-06-11  »  AnabelaSantos

”Demos cabo do país e não foi por falta de avisos nem por particular estupidez dos governantes. Foi, claramente, para servir os interesses particulares que perpetuamente vegetam à sombra do Estado.” - Miguel Sousa Tavares

Cansei-me de homens que julgam ter sempre razão. Deito-me aliviado, sem o cadáver da maioria absoluta a tirar-me o sono.

Sinto que volto a acreditar que talvez seja possível viver em liberdade. Dizer o que penso sem ser enviado a tribunal. Pode ter opiniões divergentes do grande chefe. Sem que a ditadura espreite. Disfarçada com a roupa de uma democracia que não existe.

Penso que não entendo, que um país que teve Salazar. Se cale todo com medo de um novo ditador. Disfarçado de fato novo. Mais bem vestido e moderno. Sem botas. Governando no centro de uma teia de gente rica roubando escandalosamente. Os que não comem. Não têm emprego. Não têm futuro. Julguei não ser possível no meu país. Gente a chorar à porta de um banco. Enquanto os responsáveis jantam nos restaurantes de Cascais. À beira da praia do guincho.

Mário Lino, continua a engasgar-se a falar de ”obras estruturantes”. Que lhe interessam. Que interessam à Mota-Eugil do Sr. Jorge Coelho. Aos dinheiros do Sr. Gomes que veio do Porto. Do Sr. Armando Vara. Que também era pobre quando nasceu. Mas que veio de um balção de banco de Trás-os-Montes, até vice-Presidente do BCP.

No meio de tudo isto, o sorriso de José Sócrates. Que inventou um discurso que serve para tudo. Ainda bem que as coisas acontecem. Porque se são boas, mostram com clareza a política do Governo. Podendo deixar aperfeiçoar ainda mais o futuro. Se não estão bem, é um privilégio, porque permite melhorar o futuro. Dar o seu melhor. E ter a possibilidade de dar aos portugueses o futuro que merecem. O dinheiro vai para comprar bancos a ladrões. Tapar os buracos dos roubos. Esconder a vergonha da pilhagem.

Sobram as receitas para falar do TGV. E do novo aeroporto. Não o há para pagar aos pescadores. Que aos poucos ficam sem barcos. Sem peixe. E uma família sem pão.

Antes da União Europeia, produziamos grande parte do que comíamos. Agora prolifera o imobiliário. As grandes superfícies mataram o comércio. Situadas na periferia das cidades. Mataram o coração da vida urbana.

Tudo o que é terreno agrícola. Duma terra onde cada vez há menos terra. De um mundo onde o calor aumenta. Onde os peixes tropicais já aparecem no Atlântico norte, vamos embasbacados.

Assiti ao proliferar de urbanizações para expansão turística. Deixando-nos apalpar em um qualquer SPA. Vamos todos. Como dizia Miguel Sousa Tavares, comer betão e jogar golfe. Perante uma governação inteligente, que importância têm os que morrem de fome?

O futuro está nas Caraíbas. Não é preciso pensar. Nem trabalhar. Está tudo bem. Não sujem o fato do Sr. Primeiro-Ministro.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia