• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 17 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 23° / 12°
Períodos nublados
Dom.
 23° / 11°
Céu nublado
Sáb.
 21° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Hernán Flores

Opinião  »  2008-08-28  »  Eduarda Gameiro

Em 1519, Hernán Cortés conduzia o exército espanhol a Tenochtitlán, capital do império Azteca, com a pura intenção de conquistar aquela riquíssima civilização. O imperador Montezuma, acreditando que os europeus eram os deuses cuja chegada estava prevista nas profecias, recebia-os como amigos, baixando a guarda. 2 anos mais tarde, os homens de Cortés deixariam a cidade em ruínas e exterminariam a sua população.

Passado 500 anos, Quique Flores chega ao Benfica trazendo consigo a sua armada invencível de craques latinos. Reyes e Aimar, assim como um Cardozo que promete mais eficácia (já que está longe de justificar o investimento), estão na Luz para erguer o antigo colosso da fossa em que se tem ido enterrando ao longo das épocas transactas, sendo recebidos como heróis.

Somos constante e silenciosamente alimentados com doses de endeusamento deste novo Benfica. Ensinam-nos, no tom simplista e condescendente de um professor da escola primária, que o esquema ardilosamente montado pela genialidade dos dirigentes encarnados resulta na perfeiçã Luís Filipe Vieira financia os negócios, Rui Costa utiliza o seu charme para montar a artimanha e os supostos craques são atraídos para a Luz e chegam para ganhar títulos. E assim se resolvem anos de políticas erradas, de má gestão e de péssimos resultados desportivos. Um final feliz para uma história que parecia, até há pouco tempo, assustadora. Ou pelo menos é isso que a imprensa nos quer fazer crer. E para quê? Para permitir ao Benfica entrar na nova temporada com a vantagem dessa aura de intimidação? Ou para nos distrair de outras sujidades do desporto nacional?

Bem, não pensemos mais nisso. Hoje, já não interessam as desilusões das épocas anteriores. Esqueçamos os fracassos dos sub-21 e um Mundial aquém do esperado, conformemo-nos com mais uns Jogos Olímpicos com uma quantidade de medalhas que se contam pelos dedos da mão. Deixemos até de ponderar sobre os erros do passado. Sacrifiquemos tudo isso em prol de um bem maior: Flores e a sua armada de Deuses chegaram para salvar o Benfica. O Benfica é campeão! Podem começar a festejar. Nós, aqui no Norte, vamos vendo e agradecendo…

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…
»  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia 25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia