• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 28 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 14° / 5°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 16° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 9°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Santana-Maia Leonardo

 

Que dure muitos anos é o meu desejo! »  2014-09-25 
Desde os doze anos que escrevo com regularidade em jornais locais, regionais e nacionais. Inicialmente, comecei a fazê-lo crente de que conseguiria, dessa forma, mudar o mundo; hoje, desfeita a ilusão da adolescência, faço-o apenas por teimosia.

Ao contrário do que muita gente pensa, Democracia e Liberdade não só não são sinónimos, como nem sempre vivem de mãos dadas. A Venezuela, Angola e a Rússia, por exemplo, são democracias, ... (ler mais...)


Bento XVI »  2010-06-04 
Não sou crente, nem ateu, nem agnóstico, se bem que já tenha sido tudo isto e por esta ordem. Hoje, sou apenas descrente. No entanto, tenho pelo actual Papa Bento XVI uma especial veneração, como já tinha pelo Cardeal Ratzinger, o que me fez desejar que fosse o escolhido.

Na era do efémero, onde tudo muda ao sabor das modas e das conveniências do momento, era fundamental que uma instituição âncora da civilização ocidental, como ... (ler mais...)


O provedor municipal »  2010-01-08 
Não existe, na união europeia, um modelo único de provedor (de justiça e municipal). No entanto, como sublinha o juiz desembargador Alberto Mendes, no seu artigo sobre o tema, «todos os modelos se caracterizam pela independência, que decorre do facto de ser escolhido por um processo que o coloca fora da interferência da entidade ou entidades em cujo âmbito desenvolve a sua actividade, o que se consegue através da escolha por um proces... (ler mais...)

A hidra »  2009-12-18 
Durante dezenas de anos, fruto da maneira de ser muito portuguesa do ”deixa andar” e do ”fingir que não se vê”, aliada à novel cultura pós-modernista de que o dinheiro faz a felicidade, a corrupção foi-se espalhando por todo o tecido social e em progressão geométrica. Só que as coisas chegaram a um tal ponto, em que o cheiro é já tão nauseabundo, que o ar se tornou irrespirável. E é já sem surpresa e com naturalidade que to... (ler mais...)

O emplastro »  2009-12-11 
Todos estão certamente recordados daquela personagem tão típica que aparece, quase sempre, por detrás de todos os repórteres de televisão sempre que há um jogo de futebol na cidade do Porto. E não há como o evitar. Aliás, até já se estranha reportagem em que o emplastro não apareça.

Com os escândalos que vão implodindo por esse país fora, acontece precisamente o mesmo. Há uma personagem que faz questão de aparecer em todos... (ler mais...)


Política e seriedade »  2009-11-13 
Hoje é ponto assente, para o homem comum, que os políticos são todos uns aldrabões e que só querem tacho. Agora também é verdade que a seriedade e a honestidade não são qualidades que os eleitores valorizem num político. Antes pelo contrário.

Não é, pois, de admirar que indivíduos condenados, indiciados ou envolvidos em casos de corrupção, favorecimento pessoal ou abuso de poder continuem a ganhar categoricamente as eleiçõe... (ler mais...)


Vir’ó disco e toc’ó mesmo »  2009-07-17 
Nos Estados Unidos da América, raramente um director se mantém, durante muito tempo, à frente da mesma empresa. Aliás, quando o director começa a conhecer bem a empresa e os funcionários, significa, para a administração, que está, na altura, de mudar de empresa.

Isto parece contraditório mas reside precisamente aqui o segredo do sucesso das grandes empresas americanas. Com efeito, ao começar de novo, sem conhecer a empresa, nem os... (ler mais...)


Mandar e comandar »  2009-07-10 
Como é fácil de constatar, o grande problema do nosso país reside única e exclusivamente nas suas elites. Basta ver que os trabalhadores portugueses que conseguem elevar o Luxemburgo ao país com maior taxa de produtividade da união europeia são feitos da mesma cepa daqueles que, em Portugal, nos afundam na cauda da Europa. A diferença não está, pois, nos trabalhadores, mas nos seus directores e dirigentes.

Como dizia ainda recentem... (ler mais...)


Os directores e os comissários »  2009-06-05 
Começaram as eleições dos directores dos agrupamentos de escolas, segundo o novo modelo proposto por este Governo. Os directores deixaram, agora, de ser eleitos pelos professores e passaram a ser eleitos por um colégio eleitoral onde os professores estão em minoria. Assim, à primeira vista, parece que estamos perante um modelo mais justo e democrático.

No entanto, como no agrupamento de escolas Dr Manuel Fernandes já foi eleito o dir... (ler mais...)


A trave mestra »  2009-05-14 
No ano passado, entrei na Sport Zone, no Colombo, agarrei nuns chinelos para a natação e, só quando cheguei casa, constatei que me tinha esquecido de os pagar. No entanto, apesar de não os ter pago, não fiquei com qualquer problema de consciência e dormi descansado.

A pergunta que coloco ao leitor é a seguinte: se eu trouxe de uma loja um artigo que não era meu e que não paguei,­ por que razão não fiquei com problemas de consc... (ler mais...)


(Con)vencer com a mentira »  2009-02-05 
”Vencer com a Verdade» foi o slogan escolhido pelo PSD para a sua pré-campanha eleitoral. E toda a gente percebe a razão da escolha. Com efeito, sendo nós governados por um primeiro-ministro que falta deliberada e sistematicamente à verdade, Manuela Ferreira Leite pretende diferenciar-se de José Sócrates por dizer a verdade.

É, por isso, no mínimo, surpreendente que António Borges, vice-presidente do PSD, em entrevista ao Públic... (ler mais...)


Em defesa do Robin dos Bosques »  2009-01-22 
Na Repartição de Finanças de Abrantes dei de caras com um cartaz onde uma jovem sorridente justificava a sua aparente felicidade com esta legenda: «se todos pagarem impostos, você vai pagar menos».

Voltei a ler a legenda e voltei a olhar para a cara da jovem. Afinal, aquilo que a jovem irradiava por todos os poros do seu sorriso não era felicidade, mas o mais cínico descaramento. Ela estava literalmente a gozar com a minha car... (ler mais...)


No reino dos invertebrados »  2009-01-08 

1. Como todos os deputados não podiam deixar de saber, o Estatuto dos Açores continha normas manifestamente inconstitucionais. Ou melhor, escandalosamente inconstitucionais, uma vez que alteram equilíbrios fundamentais de poderes e competências dos órgãos de soberania. Isso não impediu, no entanto, os deputados de aprovarem o Estatuto sem o expurgarem das referidas normas.

Deixemos o Estatuto de lado, porq... (ler mais...)


Há juízes, juízes e juízes »  2008-12-30 
Nasci numa família de juristas. O meu avô foi advogado e notário, o meu pai delegado do Ministério Público e secretário do Governo Civil, a minha mãe é juiz, eu e os meus filhos somos advogados.

Enfim, apesar de todos termos cursado Direito, a família acabou por não se especializar em nenhuma profissão específica do ramo. Talvez, por isso, nunca me tenha reconhecido naquela rivalidade tão típica que hoje existe entre advogados ... (ler mais...)


O ovo da serpente »  2008-12-18 
Com a queda do muro de Berlim, o mundo ocidental respirou fundo e adormeceu tranquilo, convencido da impossibilidade de alguém poder pôr em causa, no século mais próximo, a sua segurança e o seu bem-estar físico e psicológico. Sendo certo que o muro de Berlim ruiu sem que a Europa ocidental tivesse contribuído, por aí além, para esse evento. Com efeito, o muro desmoronou-se quando Ronald Reagan, contra todas as vozes apocalípticas que ... (ler mais...)

Morte à GNR! »  2008-12-11 

1. Há cerca de três anos faleceu, no Afeganistão, um soldado português. Ainda se lembram? Tal foi suficiente para se erguer, na altura, um coro de protesto pela nossa intervenção nas missões de paz no Afeganistão, na Bósnia e no Iraque.

Não se estranha o protesto em si. Estranha-se apenas que essas mesmas pessoas que se indignaram tanto com a morte de um soldado português num cenário de guerra, mantenham um sil... (ler mais...)


Alunos ou burros de carga »  2008-12-04 
As medidas da actual Ministra da Educação (aulas de substituição, aulas de apoio e outras actividades não lectivas) colheram o aplauso unânime da sociedade portuguesa, à excepção dos professores, o que ainda reforçou mais a convicção de que, pela primeira vez, havia uma ministra com coragem para impor as medidas necessárias para tirar o nosso sistema educativo do buraco onde o enfiaram. Infelizmente, apesar da tão elogiada coragem d... (ler mais...)

Os palhaços »  2008-11-27 
1. Há uma grande diferença entre respeito e ”respeitinho”. O respeito funda-se na autoridade moral, o respeitinho no autoritarismo. O que se passou na Assembleia Regional da Madeira, com um deputado a chamar «fascista» ao presidente do governo regional, ao mesmo tempo que desfraldava a bandeira do partido nazi, seria impensável suceder no Congresso ou no Senado dos Estados Unidos da América, apesar de este ser o país do mundo ... (ler mais...)

O PSD e Ourém »  2008-11-20 

1. Alguns militantes e presidentes de Câmara do PSD ficaram muito melindrados com a minha intervenção em Ourém na qual considerei inadmissível o silêncio da direcção do partido face à gravidade dos factos ocorridos na Assembleia Regional da Madeira. Infelizmente os partidos políticos enfermam hoje dos mesmos vícios das famílias modernas. Ou seja, quando se trata de criticar os filhos dos outros, ninguém os cala, mas, quan... (ler mais...)


Os inimigos da escola »  2008-11-13 

1. Os sindicatos de professores são hoje os principais responsáveis pela degradação pública da imagem dos professores e os maiores empecilhos à dignificação da profissão. Em primeiro lugar, a multiplicação dos sindicatos, por cor política, só por si, já é suficiente para descredibilizar por completo a classe docente. Em segundo lugar, os sindicatos de professores transformaram-se num au... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira