• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O rio Alnova e a nascente do Remonda - carlos paiva

Opinião  »  2021-06-04  »  Carlos Paiva

" Posto de maneira simples: estamos de costas voltadas para o rio Almonda. E não é de agora. Ignoramos completamente o nosso rio, não sabemos nada sobre ele."

Os últimos dias destacaram-se por uma movimentação agitada de coisas irrelevantes a acontecer. Apenas duas, elegíveis ao patamar de interessante. Ambas, de iniciativa individual e no campo dos áudio-visuais. O que, só por acontecer em Torres Novas e/ou pela mão de torrejanos, conjecturo a prova de obstáculos que deve ter sido todo o processo. João Canuto meteu o seu filme a rodar no circuito dos festivais e está a obter resultados bastante animadores. Malta que arregaça as mangas e, com meios mais ou menos inventados, faz coisas, é malta de fibra. Enalteço a força motriz desejando os melhores sucessos.

O outro filme, produzido por alguém cujo nome desconheço, faz um resumo emotivo acerca do tema quente da nascente do Almonda versus Renova. Está no Youtube e já passou das três mil visualizações. Porque falo nele? Bom, além de conseguir sintetizar uma visão macro do tema, explica-nos, a nós torrejanos, por que é que devemos ficar envergonhados acerca disso. Posto de maneira simples: estamos de costas voltadas para o rio Almonda. E não é de agora. Ignoramos completamente o nosso rio, não sabemos nada sobre ele.

Sabendo alguma coisa, poderíamos elaborar uma estratégia, traçar planos, gerir melhor. Se os torrejanos soubessem o pH da água, o nível de oxigenação, a composição microbiológica, os químicos poluentes. Estes dados, obtidos ao longo do tempo, abrangendo as variações de caudal, abrangendo a poluição sazonal, produzem informação. Informação que ajuda a gerir o caudal, ajuda a identificar os diferentes agentes poluidores ao longo do curso, ajuda a decidir que florestação seria mais favorável ao rio. Há árvores que são verdadeiros aspiradores de metais pesados, outras com propriedades antibacterianas, algas que oxigenam a água... Construir a partir daí o restante ecossistema, de forma sustentável. Conhecendo a realidade, passava a ser possível (re)agir de acordo, com uma estratégia adequada ao problema.

Mas os torrejanos desconhecendo tudo isto, deixam-se ficar pelas obras de cosmética. Também porque isso do ambiente é coisa de esquerdalha e em terra conservadora e puritana, não se desce tão baixo. Ficamos pela consensualidade calmante das flores e dos patos. Agora uma pergunta de algibeira, daquelas da escola primária: sabem quem é que tem esses dados? Com um histórico de monitorização de décadas? Isso mesmo, a Renova. Esta realidade envergonha-nos. Os torrejanos foram incapazes de produzir uma cooperação bidirecional viável com a Renova, num contexto de protecção ambiental e gestão de recursos hídricos, em 80 anos, para não ir mais atrás. A vedação que está mal, é um bode expiatório para esta vergonha. Um gajo revolta-se contra uma vedação e automaticamente a árvore genealógica passa a apresentar indivíduos conhecedores do rio, que em puto iam lá ao banho, até para aí cinco ou seis níveis para trás. Já passámos o ponto da sensibilização. Não é necessário mais sensibilização.

Quem por esta altura não está sensibilizado para o tema do ambiente e gestão da água, ou é estúpido ou está em coma. É altura de fazer. Depois de sensibilizar, tem de se avaliar o que se pode efetivamente concretizar. Atribuir uma responsabilidade moral a uma empresa privada, é argumento ténue. Estamos a lidar com o departamento de marketing que tornou limpar o cú uma coisa fashionable, como já alguém disse. Tivesse a Câmara Municipal um departamento para monitorização do rio, com autonomia para a recolha e tratamento deste género de dados, provavelmente não estaríamos reduzidos a argumentos morais. Nem se bajulava abertamente uma pro-atividade ambiental inexistente além portões. Gerir um rio com percurso tão diversificado como o Almonda, não se resume a dar graças por não ir azul ou cor de laranja, cheirar a podre ou alfazema do campo e atirar para lá uns patos que podem estar ou não a ser envenenados pelo seu meio ambiente. Não se premeia quem cumpre. Cumprir é o mínimo. Premeia-se quem passa para além da obrigação. Fora de moda, educação à antiga, eu sei. Era outra têmpera, não tínhamos quatro folhas, picotado, pluma extra fofo, com aroma a alfazema do campo.

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia