• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: um centro sem luz - inês vidal

Opinião  »  2020-08-19  »  Inês Vidal

"Quando se avança pela cidade, para além dos limites da calçada portuguesa que tão bem nos recebe, a visão pode ser bem mais dura"

Torres Novas tinha tudo para ser um bonito postal ilustrado. Do castelo altaneiro, que olha de cima a praça pintada de roxo dos jacarandás, ao rio que o circunda, ao jardim que envolve o centro histórico... Quem vem pela primeira vez, se tiver a sorte de dormitar toda a viagem e abrir os olhos apenas quando curva o topo da rua de Nun’Álvares, cruzando-se em primeiro lugar com a Praça 5 de Outubro, fica, sem dúvida, bem impressionado. Imagina-se, assim, num daqueles bem cuidados centros espanhóis, numa terra com orgulho pelas suas curvas, pelas suas calçadas, pela sua história.

Quando a sua incursão avança pela cidade, para além dos limites da calçada portuguesa que tão bem o recebe, a visão pode ser bem mais dura. E aquela Torres Novas romântica que o castelo, lá no alto, nos oferece, perde o lirismo dos filmes italianos e leva-nos ao coração do cenário de um filme sérvio.

Como qualquer centro que se sente ao abandono, sem gente, sem oferta que atraia, este vai deixando entrar quem não é bem-vindo noutros mundos, quem se move nas sombras, quem não se sente intimidado pelos escombros, antes se funde neles, tornando-se difícil descodificar onde começa um e termina os outros, distinguir quem se contaminou a quem.

Quando miúda, lembro-me de um centro assim, com vielas e ruelas propícias a acolher quem não queria ser visto. A palavra espalhava-se rápido e atrás de uns vinham outros, caras novas, já velhas do trato. Todos sabiam, todos viam, ninguém combatia. Uma geração marcada e magoada. Uma cidade à medida para todos eles, com as respostas que achavam procurar.

Pelo caminho, a cidade ganhou mais céu, mais luz e as ruas e becos do centro ficaram mais amplos, mais visíveis, com menos recantos escondidos. Fruto de uma atenção maior à cidade ou de uma geração que se seguiu, mais desperta para os perigos e sem ilusões de vidas melhores oferecidas numa viagem, a verdade é que vieram dias mais luminosos em Torres Novas.

Mas desengane-se quem pensa que esses dias dormem no passado. O centro da nossa cidade voltou a ser palco atractivo para quem não quer atrair atenções. É um novo ciclo, a repetição de um outro. Uma outra geração, novas caras, vindas não se sabe de onde. As mesmas marcas, os mesmos desejos, os mesmos fantasmas, à procura do que todos sabemos bem.

De novo, todo um centro que se adapta. Ou desiste. Novos medos, novos cuidados. Não bastava já um centro em ruínas, feio em seu redor, que só por si repelia quem até gostaria de entrar. Junta-se agora uma população que assusta quem não conhece, que faz temer, afugenta.

Não sei de onde parte a solução. Se de uma nova mudança de mentalidades, que achávamos já capaz de resistir a uma intempérie destas, se de políticas autárquicas que tragam de novo luz ao centro da cidade. Uma luz sem sombras, daquela que nos pinta a esperança nos mesmos tons de roxo dos jacarandás.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia