• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 17 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Qui.
 28° / 14°
Períodos nublados
Qua.
 28° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A insegurança e o dinheiro público no Rossio - antónio gomes

Opinião  »  2020-09-01  »  António Gomes

"Esta obra, de duvidosa necessidade, tem um percurso digno de uma investigação de Poirot."

Decidiu o PS fazer obras no rossio, um parque de lazer e de jogos, como é sabido. Já em 2007 aquele espaço tinha sido intervencionado e inaugurado, mas como é preciso mostrar alguma coisa e aquele é o sitio ideal, voltámos lá.

É facilmente perceptível que aquele espaço é o menos indicado de todos para implantar um parque de jogos e lazer para crianças e jovens, a começar pela exposição solar que, como sabemos, atinge temperaturas muito altas na nossa terra. Depois, trata-se da segurança, ou melhor da falta dela: aquele espaço é todo ele rodeado por estrada com várias saídas e ou entradas de veículos, aquele espaço tem no seu perímetro um grande número de estacionamentos, não cumpre as distâncias previstas. São aspectos que contrariam a lei, mas isso não interessa ao PS, o que conta é que dá para fazer mais uma inauguração.

“Penso que as condições de segurança estão garantidas, mas se tivermos de as repensar não há dúvidas que o iremos fazer” – a frase é do vice-presidente da Câmara, publicada num jornal local. Ou seja, gastam-se quase 500 mil euros, mas não sabemos bem o que é que andamos a fazer, como se a segurança fosse uma coisa de somenos importância.
E como os dinheiros são públicos, também não é caso para preocupações. Começa-se com um projecto que incluía um espaço de apoio a roulottes, depois altera-se e retira-se o “apoio a roulottes”, na alteração seguinte retira-se o restaurante/bar, retira-se 300m2 de relva sintética, e mais umas coisitas… Lá se acertam as contas e a soma final fica em 317 mil euros. Justificações para estas decisões, nunca chegaram.

Agora que parecia tudo encaminhado, as contas dão outro salto e sem que se tenha a verticalidade de informar todo o executivo, aparecem mais dois concursos extra, um de aquisição de bar/restaurante (que tinha sido retirado por ordens superiores), no valor de 90 mil euros+IVA, e outro de 30 mil euros+IVA para marcações e pavimentos. E eu a pensar que os projectos aprovados eram completos, mas não, faltavam o pavimento e as marcações.

Esta obra, de duvidosa necessidade, tem um percurso digno de uma investigação de Poirot.
Não se esqueça que tudo começou com um projecto aprovado pela Câmara, que teria sido substituído por um projeto oferecido por uma empresa, não fosse uma vereadora ter uma memória de elefante e travar o processo.
E uma grande parte das estradas do concelho continuam alegremente esburacadas.

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia