Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-695fde42): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 11 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 29° / 16°
Céu nublado
Dom.
 30° / 18°
Céu nublado
Sáb.
 28° / 15°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

As nossas vozes - josé mota pereira

Opinião  »  2020-07-27  »  José Mota Pereira

"É nestes órgãos de comunicação social que encontramos as vozes das nossas terras, os problemas dos nossos bairros, as notícias das nossas associações e colectividades"

Muitas vezes, a comunicação social local é acusada de ser um instrumento ao serviço do caciquismo.

 Outras tantas vezes, também não é difícil de desmentir que a comunicação social local e regional (jornais e rádios) é apenas páginas de jornais ou horas de rádio vazias desprovidas de conteúdo ou interesse.

 Injusta ou não tal acusação, a bitola da qualidade da comunicação social local e regional é, sejamos sinceros, em muitos casos, francamente baixa. Ao folhearmos alguns jornais locais e regionais (e não estou obviamente a referir-me especificamente aos da nossa região), encontramos neles, muitas vezes, características comuns como falta de rigor e isenção; ausência de profissionalismo mesmo quando os seus quadros são profissionais; ausência de sentido crítico; mimetismo dos órgãos nacionais, sobretudo naquilo que têm de pior como o a tendência pra o sensacionalismo; excesso de bairrismo e uma visão paroquial (não confundir com uma visão confessional) do mundo.

 Esta realidade pode ser facilmente constatada já que hoje, com as possibilidades da internet, podemos ler muitos jornais locais independentemente do seu lugar de publicação. Ou ouvir outras rádios fora do espectro local.

 Desafio aliás, o leitor, a ir pelo google e encontrará de norte a sul muitos exemplos do que acabo de escrever. E se é assim naqueles que dispõem capacidade de manutenção regular das suas edições on line, poderemos imaginar o panorama daqueles jornais a quem até isso constitui uma dificuldade. Sendo que, obviamente, também existirão muitos jornais que não estando disponíveis on line (portanto deles não temos acesso), mas que procuram fazer um jornalismo de qualidade e terão padrões mais elevados.

 Mas não estaremos longe da realidade ao caracterizarmos assim a generalidade da imprensa regional e local. Mesmo contando sempre com as excepções.

 É verdade que muitos destes jornais sobrevivem da boa vontade dos que neles colaboram. Uma boa vontade que, sendo generosa, foge vezes demais a padrões mínimos de qualidade. Ainda mal.

 Mas, sendo assim, poderemos dispensar a comunicação social local e regional? Ou deveremos suscitar o debate para que se superem as dificuldades e se atinjam outros patamares?

 Sejamos justos:mesmo assim, com este panorama, há alguém que possa imaginar este país, em 2020, sem a presença da comunicação social local, do seu escrutínio (ainda que muitas vezes manietado), da força que dá à nossa democracia, da expressão da diversidade daquilo que somos enquanto povo? Seremos uma democracia plena sem a comunicação social local mesmo que cheia de defeitos?

 Facto: é nestes órgãos de comunicação social que encontramos as vozes das nossas terras, os problemas dos nossos bairros, as notícias das nossas associações e colectividades. Não há democracia sem comunicação social na sua expressão regional e local. Apontar os seus defeitos, não pode servir para aniquilá-la, pelo contrário, deve servir para contribuir para  elevar os seus padrões de qualidade para que exerça a sua função de quarto poder, na sua justa medida e plenitude.

 Não ignoramos a realidade difícil em que têm que lutar para existir. Uma realidade que já era dura antes da pandemia. A pandemia veio levantar ainda mais este véu. Uma realidade feita de jornais que tentam resistir ao novo informativo vindo do digital sem mediação, à boleia do Facebook, muitas vezes no anonimato, sem responsabilidade e responsabilização, assente na mentira e na boataria sensacionalista. Tudo, pois claro, com as pressões dos pequenos poderes económicos, políticos e religiosos locais, sempre dispostos a todos os bloqueios, nomeadamente económicos, fazendo depender o investimento publicitário do “ bom comportamento” dos jornalistas ou do seu painel de colaboradores.

 A pouco e pouco, lamentavelmente, vamos vendo desaparecendo jornais e rádios. Ou se não desaparecem, vêmo-los serem transformados em objectos de recriação e amplificação da voz dos que deles se apoderaram.

 Tal como nas rádios ditas locais, que a tudo isso ainda têm que resistir à gula dos grandes grupos de media, que por pataco e meio lhes adquirem as licenças /frequências apenas para servirem de eco e retransmissão aos seus postos emissores nacionais. Na nossa região, quantas rádios já sucumbiram assim?

 Sem uma comunicação social local regional forte, independente, isenta e crítica ficamos todos muito mais pobres.

 Enquanto isto há um governo que, parecendo surdo e cego, não hesitou em distribuir sacas de euros pelos grandes tubarões de sempre, ignorando completamente a força e a importância dos media locais.

 Assim vamos, até ao dia em que sem as vozes das nossas terras e a difusão da nossa vida colectiva, dos nossos problemas, tenhamos apenas como opção na solidão das nossas casas, as Cristinas e os Gouchas de todos os milhões.

(foto Dinheiro Vivo)

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial