• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 21 Maio 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 13°
Períodos nublados
Seg.
 23° / 14°
Céu nublado
Dom.
 24° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  34° / 17°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A um melhor ano. Eventualmente. - carlos paiva

Opinião  »  2021-12-26  »  Carlos Paiva

"“Recuperam-se algumas ruínas, ainda bem. Mas mais ruínas brotam, num processo aparentemente impossível de deter"

Típico da época, os balanços, as listas, as contas feitas. E, contas feitas, é demasiado deprimente picar a checkbox da desilusão. Os problemas que havia, são os que há, somando os que surgiram entretanto. Seria bonito encerrar pelo menos um pendente, ficava bem.

As inovadoras “sharrow” a precisar de segunda demão, olham para os torrejanos com um ar envergonhado, testemunhas circunstanciais do evidente. Recuperam-se algumas ruínas, ainda bem. Mas mais ruínas brotam, num processo aparentemente impossível de deter.

Entretanto, por motivos de força maior, a vida política nacional vai aquecendo em lume brando. Até se saber para que lado vai cair, é melhor não fazer nada que possa embaraçar o partido. Muito menos balanços ou listas. Natal, passagem de ano, pandemia, e está tudo justificado até às eleições. Os 10 por cento que faltavam resolver, teimam em contrariar o discurso oficial. E o tempo vai passando.

A imagem de harmonia entre município e Renova, continua a ser traída por uma grade metálica, imóvel, irredutível. E o tempo vai passando. É de facto um erro crasso elaborar uma lista, numa altura destas. Talvez terminar uma obra ou outra, desse género dos “90% está feito,” mas que duram e duram e duram, não fosse má ideia. A malta ficava satisfeita, rematavam uns pendentes, sem correr riscos de levantar polémicas inconvenientes. Win win situation. É só uma sugestão.

Gostaria que o próximo ano trouxesse a atenção merecida ao rio Almonda. Gostaria que os torrejanos o exigissem. Gostaria que as dificuldades financeiras dos bombeiros fossem endereçadas com urgência. A metodologia do balão de oxigénio só protela o problema. E lá estou eu a cair no erro das listas. Irra.

Evitando com grande esforço a enumeração, a pressão da época para tal, lembro que a maior facilidade da maioria absoluta é poder fazer. Não há grandes desculpas para não acontecerem coisas. Neste contexto, torna-se difícil justificar 90% da duração da intervenção com os 10% pendentes. Aguardamos com expectativa se acontecem as coisas certas. As necessárias. Porque daquelas que, passado pouco tempo, precisam de uma segunda demão, já temos. Não são precisas mais.

Embora com muitas reservas, desejo sinceramente um ano melhor a todos.

 



 

 

 Outras notícias - Opinião


Matrioska... »  2022-05-19  »  Hélder Dias

Tamanho - inês vidal »  2022-05-09  »  Inês Vidal

Fez na segunda-feira, dia 2 de Maio, 19 anos que comecei a trabalhar no Jornal Torrejano. Lembro-me desse dia como se fosse hoje, embora os tempos estejam bem diferentes. Pelo caminho, desde então, fomos mudando de caras, de timings, de cor e de formato, mas nunca, em momento algum, mudámos a nossa essência.
(ler mais...)


Viagens pelo centro político - jorge carreira maia »  2022-05-09  »  Jorge Carreira Maia

França: a perda do centro. As eleições presidenciais deram a vitória a Emmanuel Macron, um político centrista. Quando as democracias liberais funcionam razoavelmente, existem dois centros. Um inclinado à esquerda e outro à direita.
(ler mais...)


DOIS LIVROS, MUITOS MOMENTOS - josé alves pereira »  2022-05-09  »  José Alves Pereira

Abordo, de forma breve, dois livros que já este ano foram apresentados em Torres Novas, assinalando trabalhos que penso indesculpável deixar sem uma referência pública.

1. Começo pelo “COMUNISTAS, uma história do PCP em Torres Novas“, da autoria de João Carlos Lopes.
(ler mais...)


Dannazione! - josé ricardo costa »  2022-05-09  »  José Ricardo Costa

Rigoletto é bobo no palácio do duque de Mântua, ou seja, existe para fazer rir. Mas apagam-se as luzes da ribalta e eis que surge um outro homem: sensível, pai extremoso, chorando ainda a morte da única mulher que o amou.
(ler mais...)


Que dia é hoje? - carlos paiva »  2022-05-09  »  Carlos Paiva

Uma das novidades que a vida virtual trouxe à minha pobre existência foi o facto de existirem dias comemorativos de tudo e mais alguma coisa. Todos os dias é dia de algo. Desde o dia do abraço, do amigo, da música, do cão, do gato, até aos mais tradicionais digamos, dia da mãe, da criança, da liberdade, do trabalhador.
(ler mais...)


A parada... »  2022-05-06  »  Hélder Dias

Certamente estou errado- antónio gomes »  2022-04-29  »  António Gomes

Recentemente, assistimos à colocação da 1.ª pedra daquilo que virá a ser um novo restaurante de comida ao “pacote” numa zona da cidade onde já se encontram outros dois do mesmo género. Quero aqui declarar que a comida ali servida não faz o meu estilo, mas também declaro que não tenho nada com isso, cada um é como cada qual, os gostos não se discutem e pelos vistos clientes não faltam.
(ler mais...)


Guerra na Ucrânia, Le Pen e nacionalismo - jorge carreira maia »  2022-04-29  »  Jorge Carreira Maia

1. O primeiro derrotado da guerra na Ucrânia. Um dos postulados centrais do pensamento liberal é a crença de que a conexão comercial entre as nações as torna menos propensas à guerra. Foi por isso que parte substancial da União Europeia, com a Alemanha à cabeça, se tornou dependente da energia russa.
(ler mais...)


Bem-vindo à equipe. Está contratado! - carlos paiva »  2022-04-29  »  Carlos Paiva

Acompanho várias publicações relativas a várias temáticas e âmbitos, sendo a maior longevidade desta convivência nas relacionadas com a música. Ciente da importância dos anunciantes para a sobrevivência destas publicações, tolero que algum viés transpareça nos artigos, favorecendo patrocinadores.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2022-04-23  »  Hélder Dias Retrato de família...
»  2022-04-24  »  Hélder Dias Avante... russo?
»  2022-04-27  »  Hélder Dias Toma!...
»  2022-04-29  »  Carlos Paiva Bem-vindo à equipe. Está contratado! - carlos paiva
»  2022-04-29  »  Hélder Dias Foguetório...