• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas somos nós - inês vidal

Opinião  »  2021-06-04  »  Inês Vidal

"Em Outubro há eleições, mas sentimo-nos nas eleições de há vinte. Os mesmos bigodes, as mesmas caras, as mesmas linhas de pensamento."

Avançamos por aí adentro para um ano de eleições autárquicas. Decidimos o futuro da nossa porta, aquele que está logo ali, mais perto, no imediato, que dita a nossa qualidade de vida assim que colocamos o pé fora da nossa casa. Ou mesmo ainda dentro dela. Decidimos o futuro que, simultânea e estranhamente, menos parece interessar à maioria dos eleitores.

Num ano como o que vivemos, 2021, depois do que a vida nos fez crescer, esperávamos mais da nossa terra, das nossas gentes, se é que em Torres Novas conhecemos esse conceito de comunidade, de unidade, de sermos nós por todos, porque uns somos os outros.

À entrada do meio desse mesmo ano, já conhecemos grande parte dos candidatos para o nosso concelho. Resta-nos apenas descobrir se os novos partidos avançam e uma ou duas caras que já nos habituámos a ver na luta pela autarquia. Temos os da esquerda, os de direita, os do costume e os que tanto ameaçaram que acabaram mesmo por vir. Ainda faltam alguns. Mas até ver, os mesmos nomes, as caras de sempre.

Torres Novas desistiu há muito. Deitou-se à sombra de um eucalipto que tudo secou - parafraseando alguém que por aqui andou muito e há muito - e não apresentou mais ninguém às corridas. As caras novas, se as há - uma pessoa já começa a desconfiar que não - não se juntam à vida política, não se comprometem, não entregam a vida pessoal a uma causa que sentem perdida. Têm outros interesses, vivem para si sem perceber que a coisa pública também são eles, desacreditaram-se, desinteressaram-se e muitas vezes nem sequer querem saber quem vai na voz deles, por eles. Os únicos rostos diferentes que aparecem dizem-se independentes e mesmo esses dependem da sombra de quem já todos conhecem.

Como no ano que passou, percebemos da pior forma que só damos real valor às coisas quando elas fogem das nossas mãos. O mesmo acontece aqui: e se deixássemos um dia de poder escolher quem decide os nossos destinos, se deixássemos um dia de efectivamente poder decidir os nossos dias, se se extinguisse um dia o poder local, aquele da proximidade, que nos deveria conhecer melhor do que ninguém e realmente defender os nossos interessentes, perante um poder que nem sabe que existimos. Como nos arriscamos a entregar-nos assim, sem uma palavra a dizer?

Os partidos vão-se deixando morrer em Torres Novas, não se renovam. As pessoas vivem sozinhas e para si. Já ninguém se assume ou compromete. Há uma corrida a arrancar e a nós só nos dá vontade de fugir dela. A garantia que temos é apenas uma: ou quem já lá esteve vinte ou quem já lá está há trinta. A nossa maior esperança é uma oposição que, seja ela qual for, será sempre o nosso único e último suspiro de democracia. O fim de uma maioria absoluta que se esquece da vontade comum e se sente tentada à vontade do seu próprio umbigo. Um executivo partido, uma divisão de ideais e de interesses, a partilha de decisões, a vigilância de quem não alinha.

Em Outubro há eleições, mas sentimo-nos nas eleições de há vinte. Os mesmos bigodes, as mesmas caras, as mesmas linhas de pensamento. Uma Torres Novas que se mantém pequenina, à espera de que as novas gerações, as que viram mundo, ganhem consciência de que há uma terra que precisa delas e que as chama à obrigação de dar continuidade a um projecto que começou há muito.

A vida pública somos nós e chegámos a um limite. Precisamos que olhem por nós, precisamos também nós de olhar pelos outros. Não basta dizer que ninguém faz nada. Já percebemos que temos de ser nós a fazer parte da coisa. Uma mudança que pode começar com o nosso voto, passar pela nossa intervenção, pela exposição das nossas ideias. Torres Novas não é propriedade de ninguém. Torres Novas é de quem que cá vive, de quem cá nasceu, de quem gosta dela. Torres Novas somos todos nós e não nos podemos entregar ao vento.

 



 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia