Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-40d58045): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 19 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 29° / 15°
Períodos nublados
Seg.
 28° / 15°
Céu limpo
Dom.
 27° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  28° / 17°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Um conto breve para o natal possível*

Opinião  »  2020-12-19  »  José Mota Pereira

Parti naquela noite de Primavera em que os mais velhos organizaram quase em segredo as festas de Santa Iria. No largo da igreja de Tagarra, saíram canções antigas do acordeão do Abel Trancas e dançou-se clandestinamente valsas quase esquecidas.
Em todos os lugares do Mundo, aplica-se há cinquenta anos a Lei Suprema da Civilização. Em defesa da higiene social vital para a Sociedade Organizada, foram proibidos todos os contactos afectivos. Os beijos e abraços são severamente punidos e as crianças passaram a ser concebidas nos Laboratórios Nacionais, apenas por inseminação artificial e de acordo com a programação e planificação racional dos Institutos Demográficos Nacionais.
Foi contra este mundo em que nasci que decidi lutar. Ansiava juntar-me à Resistência. Naquela noite, dezassete anos feitos, meti-me ao caminho. Só o velho João do Poço, o mais velho dos velhos da aldeia, sabia da minha decisão. Foi ele, quase centenário, quem me falou pela primeira vez sobre beijos e abraços livres. E contava tantas histórias de amor entre seres humanos.
Tantas vezes o procurei para ouvir as suas histórias de um outro tempo! Foi ele quem me falou da Resistência: Homens e Mulheres, clandestinos, lutando nas montanhas pela abolição dessa Lei Suprema que nos roubava a humanidade. Por isso nessa noite parti da aldeia. Caminhei mais de três dias em que apenas comi do queijo seco do leite das cabras da aldeia. Encontrei-os no acampamento, nas montanhas, como o velho João do Poço me orientou.
Apresentei-me. Sou Ana, de Tagarra.
Receberam-me. Matei a fome e a sede. Pedi armas, mas não havia armas. Foi aí que aprendi como é diferente esta guerra. Faz-se das danças, músicas e poemas que não deixamos morrer.
Aqui falamos de amor, ternura e abraços. Espalhamos pelos povoados papéis com palavras a gritar vida.
Não sei se vamos vencer, mas hoje acordei feliz. Ontem jantei e fui passear com o Rafael até à beira rio. Pedi-lhe um beijo (nunca tinha beijado assim). Soube bem. Deitámos os corpos junto à margem e ficámos unidos noite fora.
Fomos livres como as palavras dos poetas nos tais papéis que costumamos espalhar.
Pela manhã demos um abraço. Um abraço subversivo. Disse-me a lua cheia, antes da manhã chegar, vou ser a primeira mãe no acampamento. Nascerá lá para Dezembro e será o filho do amor de gente.

* Conto inédito escrito em 2015 adaptado em Dezembro de 2020

 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial