• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 04 Outubro 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 32° / 19°
Períodos nublados
Qui.
 32° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 31° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Trve - carlos paiva

Opinião  »  2022-07-15  »  Carlos Paiva

"“O presidente da câmara de Torres Novas e a Renova continuam a pensar que são donos de algo que os transcende."

Quem se interessa por música, em jovem e no caminho para a maturidade, é comum acontecer um sentido de propriedade, totalmente deslocado, acerca de algo que não nos pertence, nem por sombras está dentro da nossa esfera de influência. Descobrimos um grupo musical muito bom que mais ninguém conhece e sentimo-nos com um superpoder secreto. Possuímos uma joia de incalculável valor. Quando esse grupo musical atinge eventualmente notoriedade, é de uma violência atroz. Fomos violados, violentados, roubados. Aquilo era só nosso. Agora… Agora, são uns vendidos, prostitutos do mainstream. Os seguidores são uns falsos. Nem conhecem a banda na t-shirt que vestem.

Este falso sentimento de posse manifesta-se em paralelo no cinema, na televisão, no desporto. Ou qualquer outra actividade que tenha a capacidade de alienar, ocorrendo várias formas de transferência, espoletando reacções emocionais por via de laços afectivos fabricados, sintéticos. Sem consultar análise profissional, conjecturo acerca de maturidade, inteligência emocional, equilíbrio afectivo, passado e presente. Sim, passámos por lá. Foi cachopice. Visto do presente, é risível. Embora nostálgico. Se calhar este comportamento ocorre precisamente para evitar ou contornar esta nostalgia. Denunciadora de experiência, aprendizagem, tempo passado. Senti-la, seria reconhecer a velhice. O que compromete o sonho vigente da juventude eterna. Conflito de parâmetros, crash do sistema. Crescer é tramado.

Num raio de poucos quilómetros, é observável a aposta na cultura e na diferença, com um contraste berrante. Em Cem Soldos, o festival Bons Sons, apresenta mais um ano, mais um cartaz, irredutível de pedra e cal naquilo que é sua tradição. Em Paço da Comenda, o festival Comendatio vai esculpindo o seu caminho com firmeza no universo do som progressivo mais pesado. Por cá, o Virgínia vê uma candidatura ser recusada pela Direção-Geral das Artes. Bons Sons e Comendatio, cresceram (apesar de ser tramado). O Virgínia, continua a pensar que é dono de algo que o transcende.

Ali ao lado, em Constância, foi inaugurada uma praia fluvial no rio Zêzere. Por cá, a nascente do rio Almonda permanece refém de uma empresa privada, enquanto o presidente da Câmara em declarações públicas afirma que “a Renova é a legal proprietária da nascente” e “a legislação tem de ser cumprida”. Quando o Ministério do Ambiente em 2021 declarou: “…a Renova não poderá impedir o acesso à nascente do rio Almonda, nomeadamente, no que diz respeito à servidão do Domínio Hídrico”. Um número ridículo e triste de sapateado a exalar a pestilência da maleabilidade. Entretanto, os acessos às instalações da Renova receberam um tapete de asfalto de alta qualidade novinho, pagamos todos nós. Constância cresceu (apesar de ser tramado). O presidente da câmara de Torres Novas e a Renova continuam a pensar que são donos de algo que os transcende.

 



 

 

 Outras notícias - Opinião


Vai e volta... »  2022-09-30  »  Hélder Dias

Referendo aos pinguins?... »  2022-09-29  »  Hélder Dias

Referendo?... »  2022-09-29  »  Hélder Dias

Estou apaixonado pelo meu carro - carlos paiva »  2022-09-23  »  Carlos Paiva

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em que Torres Novas participa, assinou dia 8 de Setembro um contrato de concessão com a Rodoviária do Tejo, com a validade de oito anos, para o serviço público de transporte de passageiros.
(ler mais...)


Testemunha dos tempos - maria augusta torcato »  2022-09-23  »  Maria Augusta Torcato

Um jornal testemunha. É um dos seus papéis. E espera-se um papel ativo na observação, na análise e na intervenção do que está à sua volta, próximo e distante.

O JT completa 29 anos com publicações ininterruptas ao longo deste tempo.
(ler mais...)


A aposta de António Costa - jorge carreira maia »  2022-09-23  »  Jorge Carreira Maia

António Costa voltou decididamente ao consenso liberal que gere a União Europeia, do qual em aparência se tinha afastado nos primeiros seis anos de governação. O problema da actualização dos vencimentos da função pública e das reformas e o da recusa de taxar os lucros extraordinários das grandes empresas provam que está completamente comprometido com a visão dominante na União Europeia.
(ler mais...)


A Ilha - josé ricardo costa »  2022-09-23  »  José Ricardo Costa

Não há volta a dar. Todos os anos, o fim das férias faz-nos regressar ao Gólgota depois de alguns dias de prazerosa ressurreição. Sendo o trabalho, como dizia Mark Twain, um mal necessário a ser evitado, as férias são a concretização desse desejo, sentindo o trabalhador o carinho do Tempo a embalá-lo numa sucessão de dias livres.
(ler mais...)


A gente vai continuar - inês vidal »  2022-09-23  »  Inês Vidal

É difícil sentirmo-nos parte de algo. Podemos passar uma vida inteira a passar ao lado de uma vida inteira, sermos sempre supérfluos, o outro, apenas mais um. Viver à superfície, cumprir por cumprir, encarar a coisa como apenas e só mais uma etapa.
(ler mais...)


Não há um adulto na sala? - joão carlos lopes »  2022-09-21  »  João Carlos Lopes

A cena da imagem é uma carrinha de pronto-socorro que queria ir para os lados de São Pedro. Não podendo (teria de voltar em direcção ao largo da Botica, Rotunda, rua do Nogueiral, largo do Caldeirão, fazer toda avenida, isto é, correr a cidade toda) – por isso, tentou pela rua da Trindade, mas teve de voltar para trás.
(ler mais...)


O longo funeral... »  2022-09-20  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2022-09-21  »  João Carlos Lopes Não há um adulto na sala? - joão carlos lopes
»  2022-09-06  »  Hélder Dias Tony Costa...
»  2022-09-09  »  Pedro Ferreira O Almonda e o colapso - pedro ferreira
»  2022-09-12  »  Hélder Dias Amigo?...
»  2022-09-20  »  Hélder Dias O longo funeral...