• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 34° / 18°
Céu limpo
Seg.
 34° / 20°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Dom.
 34° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 18°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Um acto de compensação

Opinião  »  2016-03-02  »  Jorge Carreira Maia

"A situação política de Cavaco Silva­ é desastrosa. O político mais vitorioso, que mais poder teve para conformar os destinos do país, sai de Belém execrado à esquerda, olhado com condescendência à direita, completamente isolado. "

Tornou-se, nos últimos tempos, alvo de chacota pública o afã com que o Presidente da República (PR) distribui condecorações. Uma condecoração é sempre o reconhecimento público de um mérito. Não vou discutir a virtude daqueles que foram contemplados pela enxurrada de medalhas que brotou em Belém. Mais interessante que isso é compreender a mensagem subliminar que o actual PR – ou o seu inconsciente – nos está a enviar.

A generosidade com que reconhece, através da condecoração, inúmeros membros da sociedade portuguesa é o sintoma do desejo que nele habita de, ao sair da presidência, ser reconhecido e amado pelos portugueses. A situação política de Cavaco Silva­ é desastrosa. O político mais vitorioso, que mais poder teve para conformar os destinos do país, sai de Belém execrado à esquerda, olhado com condescendência à direita, completamente isolado.

Poderíamos dizer que a realidade política e a malevolência humana destrataram Cavaco Silva. Faltaríamos, porém, à verdade. Cavaco Silva está a colher o que semeou em toda a sua longa e vitoriosa vida política. A semente foi a falsa máscara que criou. Explorando a animosidade dos portugueses perante as elites políticas, sempre fez questão de sublinhar que ele não era um político, que não se confundia com os outros, que a sua palavra era o voz da ciência e do saber e não a dos interesses em conflito. Esta mentira funciona enquanto há muito dinheiro para distribuir.

Cavaco sente que o país deseja que ele se vá rapidamente. Esta sensação de abandono é intensificada por uma humilhação política impensável em final de carreira. Não apenas teve de dar poder a um governo que ele não queria e a que se opôs para além do razoável, como esse governo é apoiado por aqueles que ele declarou como párias da democracia portuguesa. O que resta a um PR que acaba derrotado em tudo o que é essencial? Distribuir condecorações a eito, como se assim dissesse aos portugueses que ele – ele acima de todos os outros – merece o que agora não lhe dão. Um acto de compensação, uma súplica de reconhecimento.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Candidato de peso... para afundar um partido »  2024-07-23  »  Hélder Dias

O Orelhas... »  2024-07-16  »  Hélder Dias

Lady Gago »  2024-07-09  »  Hélder Dias

Na aldeia de Zibreira passa o rio Almonda - isilda loureiro »  2024-06-23 

"O rio da minha aldeia", fazendo lembrar o poema de Fernando Pessoa...

Houve tempos em que o local conhecido por Azenha, no termo da aldeia de Zibreira, após descermos uma ladeira ladeada de terrenos agrícolas e hortas, teve um moinho com gente e muita vida.
(ler mais...)


Cogitações por causa do 25 de Novembro e dos avanços da extrema-direita - antónio mário santos »  2024-06-23  »  António Mário Santos

No momento em que do centro direita à direita radical, aproveitando a viragem das últimas eleições legislativas, se organizou uma associação de interesses para diminuir o 25 de Abril, realçando o golpe militar do 25 de Novembro, num crescendo de recuperação selectiva do revanchismo das elites económicas destronadas pela revolução, ultrapassando a concepção social-democrata do próprio PS (Manuel Alegre distingue-o nas suas Memórias Minhas, criticando a viragem para a 3ª via de Blair, continuando a preferir chamar ao seu partido, por inteiro, Partido Socialista), abriu-se um clamoroso protesto nos órgãos de informação nacionais.
(ler mais...)


O futebol e o radicalismo de direita - jorge carreira maia »  2024-06-23  »  Jorge Carreira Maia

 

Decorre o Europeu de futebol, hora em que o fervor nacionalista se exalta. O futebol, na sua dimensão industrial, foi colonizado por perspectivas ideológicas que fomentam, na consciência dos adeptos, uma visão do mundo muito específica.
(ler mais...)


Toma lá... »  2024-06-19  »  Hélder Dias

Lições da História - acácio gouveia »  2024-06-13  »  Acácio Gouveia

“A História não se repete, mas rima por vezes”, Mark Twain

 Vinte e sete meses após o início da guerra na Ucrânia, temos generais e comentadores nos meios de comunicação social portugueses: (I) a justificar a legitimidade da invasão; (II) a profetizar a total e inelutável vitória de Putin; (III) e tentar convencer-nos que este assunto tem pouco ou nada a ver com Portugal e com os demais países europeus.
(ler mais...)


Do rescaldo da festa à realidade da Europa - antómio mário santos »  2024-06-11  »  António Mário Santos

Vivemos, na Europa, tempos difíceis. As eleições europeias, que se desenrolarão no próximo domingo, podem apontar para o fim da União Europeia como hoje a conhecemos. O avanço da extrema direita, racista e xenófoba, na maioria dos países europeus, veio ressuscitar o velho problema das nacionalidades e das suas fronteiras, dos impérios coloniais arrumados nos armários da história, da milenária contenda entre a ciência e a fé, da economia neoliberal assente no conceito do Estado-Nação e nos direitos fundamentais da cidadania democrática.
(ler mais...)


Nascente do Almonda: há outro caminho - jorge salgado simões »  2024-06-11  »  Jorge Salgado Simões

Tem sido difícil assistir a tudo o que se tem passado em torno da nascente do Almonda nos últimos anos, um conflito exacerbado por dois lados com interesses legítimos, mas incapazes de construir qualquer benefício para um património que todos dizem querer valorizar.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-07-09  »  Hélder Dias Lady Gago
»  2024-07-16  »  Hélder Dias O Orelhas...
»  2024-07-23  »  Hélder Dias Candidato de peso... para afundar um partido