Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-f0fa7520): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 09 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 30° / 15°
Períodos nublados
Sex.
 27° / 17°
Céu nublado
Qui.
 30° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  32° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O meu país - anabela santos

Opinião  »  2021-02-05  »  AnabelaSantos

"O meu primeiro pensamento vai para as pessoas que sofrem com a doença e com a perda dos seus ente queridos."

De um modo geral, quando nos ausentamos do nosso país e nos deslocamos para qualquer outro canto do mundo, levamos uma mala cheia de projectos e de esperança. Mas, mais importante que a “bagagem” que transportamos, é o que trazemos no coração. Eu trouxe o meu país e com ele um conjunto enorme de pessoas que têm um valor colossal para mim.

E, agora, aqui estou eu, neste cantinho em forma de crocodilo, abençoado por Deus no que diz respeito à pandemia que assola o mundo, a realizar os meus projectos, a alcançar objectivos, com o coração cheio de Portugal e de todas as pessoas que “trouxe“ comigo e, ao mesmo tempo, com uma preocupação sem fim porque as notícias não param de ser negativas.

Li, hoje, uma notícia devastadora, mas que corresponde à realidade e não vale a pena esconder. O nosso Presidente Marcelo Rebelo de Sousa afirma que a situação que Portugal vive “é mesmo a pior” desde o início da pandemia.

Os dias são cinza, banhados de sombra.

O tempo é de grande preocupação social e económica, de tragédia sanitária e de centenas de óbitos. A situação não melhora, só agrava. E eu por aqui, onde o sol brilha e o país ainda se encontra livre do vírus devastador, só tenho razão para agradecer. Mas como o posso fazer se não consigo afastar o pensamento da situação que se vive em Portugal?

O meu primeiro pensamento vai para as pessoas que sofrem com a doença e com a perda dos seus ente queridos. Neste momento, recordo as palavras do poeta e escritor, Miguel Torga: “Só havia três coisas sagradas na vida: a infância, o amor e a doença. Tudo se podia atraiçoar no mundo, menos uma criança, o ser que nos ama e o enfermo. Em todos os casos a pessoa está indefesa“. (Diário, Coimbra, 1974). Tratemos, assim, da alma e do corpo da nossa gente, tendo em conta que não existe só a COVID-19.

Em seguida, o meu pensamento vai para a situação económica que está a devastar o país inteiro, aliás o mundo. Arrasa com investimentos, negócios, empresas, pessoas, famílias e sonhos. É assustador! A preocupação aumenta.

E a educação? Não dá para esquecer. Os alunos e professores estão, neste momento, em interrupção lectiva que peca, na minha opinião, por tardia. Esta interrupção surge, e mais uma vez a meu ver, porque há um completo desnorte dos nossos governantes. Nada foi acautelado a seu tempo e a opção foi a possível. A interrupção surge porque o ensino à distância não é bom, mas, no entanto, será bom daqui a uns dias. Desorientação… 

Infelizmente, mais uma vez, a escola não será escola e cabe a todos fazer o seu melhor. No que diz respeito aos professores, todos têm um enorme desafio, pela frente – tornar o ensino à distância o mais estimulante possível sabendo, à partida, que a parte mais atractiva da escola não estará lá.

O país está a morrer e eu pergunto, sem obter resposta: como será daqui a cinco ou dez anos? Qual o futuro dos nossos jovens?  Como vão eles conseguir inventar um mundo em que consigam sobreviver?

Talvez pensar num espaço entre cinco e dez anos seja muito tempo. Como será o amanhã?

Este texto é extremamente negativo, mas não é um simples desabafo, é uma preocupação real que me atormenta, todos os dias, pois se, por um lado, me sinto tranquila em Timor, por outro, essa tranquilidade nunca é plena e o meu mundo está num Portugal doente.

Quando voei para Timor acreditava francamente que Portugal e o resto do mundo se iriam curar num curto espaço de tempo e nunca mais iria escrever sobre este assunto, mas a saga continua: covid, pandemia, isolamento, quarentena, confinamento, morte e crise são as palavras que preenchem os nossos dias.

Sinto-me impotente por nada poder fazer, só posso deixar algumas palavras de esperança. Assim, temos de lembrar que a base de toda a família humana está na solidariedade entre todos os homens. Sozinhos seremos zero, mas unidos criar-se-á um coro universal e cuidaremos dos outros e de nós próprios. Não existem esforços inúteis quando empregados em prol do bem comum.

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial