• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 09 Setembro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 28° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 28° / 14°
Períodos nublados
Ter.
 27° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 15°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Como reforçar o nosso sistema imunitário

Opinião  »  2018-01-17  »  Juvenal Silva

"O sistema imunitário é muito complexo, pelo que é difícil reconhecer se está a funcionar em pleno"

O nosso sistema imunitário protege-nos a cada instante contra batalhões de vírus, bactérias, fungos e outros parasitas. Uma debilidade de saúde ou fraqueza do sistema imunitário, é uma doença que se estabelece e se instala no nosso organismo.
Então, como reforçar as nossas defesas e fortalecer o nosso sistema imunitário.
Desde o início da nossa existência possuímos um verdadeiro exército ao serviço da nossa sobrevivência e, toda a nossa programação biológica é focada em duas atividades bem definidas: REPRODUÇÃO e SOBREVIVÊNCIA.
A maioria de nós nem se apercebe e, até nem temos consciência disso, mas a cada segundo, a nossa sobrevivência é ameaçada por vírus, bactérias, fungos e, parasitas, que estão omnipresentes ao nosso redor e, que poderiam aniquilar-nos, se não tivéssemos um sistema de defesa tão sofisticado, quanto eficaz, como é o nosso sistema imunitário.
Basta uma ligeira fraqueza para se instalarem resfriados, amigdalites, gastroenterites ou doenças muito mais graves e complicadas.
Como reconhecemos se o nosso sistema imunitário está fraco?
O sistema imunitário é muito complexo, pelo que é difícil reconhecer se está a funcionar em pleno, pelo facto de vivermos num ambiente em que a água, o ar e a comida estarem poluídos. Contudo, existem alguns indicadores que nos podem alertar para um estado de imunidade verdadeiramente insuficiente, como por exemplo infeções de variada natureza, fadiga crónica, lesões com dificuldade curativa, etc.
O que influencia o sistema imunitário? Existem múltiplos fatores, que tanto podem diminuir como podem reforçar. Fatores e causas são muitos, como idade, doença, desnutrição, sedentarismo, excesso de peso, stress, insónias, poluição, tabagismo, alcoolismo, drogas, etc. Por outro lado, um bom sistema imunitário é favorecido por um conjunto de fatores como o estilo de vida saudável, prática regular de atividade física, controle do stress, práticas de meditação, sono reparador e nutrição saudável.
Outros fatores que determinam um bom sistema imunitário:
A vitamina D tem sido muito discutida nos últimos anos e, durante o inverno, quase todos somos deficientes da vitamina D, pois está intimamente ligada ao nosso sistema imunitário. Um recente estudo publicado na Nature mostra defende que a nossa primeira linha de defesa, células T, é ativada somente na presença da vitamina D, sem esquecer a vitamina A, com a qual a vitamina D funciona sinergicamente.
A vitamina C está na consciência coletiva, pois ao mínimo sinal dum pequeno resfriado, todos pensamos na vitamina C para estimular o sistema imunitário. Todavia, também existem alguns estudos que concluem que a vitamina C só tem efeitos terapêuticos para prevenir e curar resfriados, quando é tomada em conjunto com zinco.
A proteção dos intestinos é cada vez mais referida nos dias de hoje, até já referem ser o nosso segundo cérebro, devido ao número de conexões neuronais que existem nele, sendo deste modo, o nosso primeiro órgão de defesa. Se estiver a funcionar mal ou estiver em mau estado, é uma enorme porta aberta para reações alérgicas ou inflamatórias. Quando a flora intestinal é atacada e diminuída, seja por uma alimentação pobre, uma gastroenterite ou por toma de antibióticos, o nosso sistema imunitário está enfraquecido e doente, não reagindo aos múltiplos ataques. Nestas situações, os probióticos são uma boa e útil solução como terapêutica diária e regular.
Como conclusão, poderemos deduzir que o um sistema imunitário forte é o resultado de interações complexas, influenciado pelo nosso estilo de vida, por uma nutrição saudável em vitaminas, proteínas e minerais, atividade física regular, boa gestão do stress e sono reparador.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Activo tóxico »  2024-09-04  »  Hélder Dias

"Este é o meu novo filho" »  2024-08-03  »  Hélder Dias

Candidato de peso... para afundar um partido »  2024-07-23  »  Hélder Dias

O Orelhas... »  2024-07-16  »  Hélder Dias

Lady Gago »  2024-07-09  »  Hélder Dias

Na aldeia de Zibreira passa o rio Almonda - isilda loureiro »  2024-06-23 

"O rio da minha aldeia", fazendo lembrar o poema de Fernando Pessoa...

Houve tempos em que o local conhecido por Azenha, no termo da aldeia de Zibreira, após descermos uma ladeira ladeada de terrenos agrícolas e hortas, teve um moinho com gente e muita vida.
(ler mais...)


Cogitações por causa do 25 de Novembro e dos avanços da extrema-direita - antónio mário santos »  2024-06-23  »  António Mário Santos

No momento em que do centro direita à direita radical, aproveitando a viragem das últimas eleições legislativas, se organizou uma associação de interesses para diminuir o 25 de Abril, realçando o golpe militar do 25 de Novembro, num crescendo de recuperação selectiva do revanchismo das elites económicas destronadas pela revolução, ultrapassando a concepção social-democrata do próprio PS (Manuel Alegre distingue-o nas suas Memórias Minhas, criticando a viragem para a 3ª via de Blair, continuando a preferir chamar ao seu partido, por inteiro, Partido Socialista), abriu-se um clamoroso protesto nos órgãos de informação nacionais.
(ler mais...)


O futebol e o radicalismo de direita - jorge carreira maia »  2024-06-23  »  Jorge Carreira Maia

 

Decorre o Europeu de futebol, hora em que o fervor nacionalista se exalta. O futebol, na sua dimensão industrial, foi colonizado por perspectivas ideológicas que fomentam, na consciência dos adeptos, uma visão do mundo muito específica.
(ler mais...)


Toma lá... »  2024-06-19  »  Hélder Dias

Lições da História - acácio gouveia »  2024-06-13  »  Acácio Gouveia

“A História não se repete, mas rima por vezes”, Mark Twain

 Vinte e sete meses após o início da guerra na Ucrânia, temos generais e comentadores nos meios de comunicação social portugueses: (I) a justificar a legitimidade da invasão; (II) a profetizar a total e inelutável vitória de Putin; (III) e tentar convencer-nos que este assunto tem pouco ou nada a ver com Portugal e com os demais países europeus.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-09-04  »  Hélder Dias Activo tóxico