• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Eleições, para que vos quero! - antónio mário santos

Opinião  »  2024-02-22 

Quando me aborreço, mudo de canal. Vou seguindo os debates eleitorais televisivos, mas, saturado, opto por um filme no SYFY, onde a Humanidade tenta salvar com seus heróis americanizados da Marvel o planeta Terra, em vez de gramar as notas e as opiniões dos comentadores profissionais e partidocratas que se esfalfam na crítica ou no elogio do seu candidato de estimação. Há umas pergunta a que ninguém lhes faz, e deveria ser por aí que a sessão deveria começar: está inscrito em que partido? Senão, qual o da sua estimação? Quanto recebe pela verborreia?

Claro que, sem jogo franco, o curto prazo dos debates entre os candidatos é superado, até à náusea, pelos arregimentados pelo canal televisivo para a profissão de profissionais pagos no comentário para influenciar o espectador que os oiça.

No último domingo, por exemplo, mal saído do debate/diálogo da SIC, seguiu-se um dos programas que, pessoalmente, considero dos mais desonestos que conheço de promoção política, a uma hora nobre, num domingo, em que o entrevistador vai inquirindo Luís Marques Mendes, segundo um roteiro antecipado e conhecido de ambos, que conduz a que cada resposta já tem engatilhado um quadro estatístico, ou um conjunto de frases, que exemplificam o discurso. Todos sabemos que o dito se prepara para uma candidatura à presidência da República, mas, no mínimo, exigir-se-lhe-ia uma honestidade política que se não plastificasse no suave milagre rotineiro da defesa dos seus próximos

No programa que refiro, logo a seguir ao debate entre a líder do BE e o secretário geral do PCP, Luís Marques Mendes, com a seu saber fazer duma prática de anos e sem qualquer contraditório, de imediato fez a crítica do acontecido, como dos outros candidatos e dos dois programas apresentados um na sexta, o da AD e do PS, umas horas antes da sua entrada em cena. A pergunta que trago nos lábios, há muito, é quanto a SIC paga para ter um comentador que se autopromove, semanalmente, como se fosse o messias da política nacional?

Antes disso, também segui o programa do PS, onde, no essencial, Pedro Nuno Santos dramatiza o resultado das eleições legislativas, admitindo a possibilidade da vitória da AD.

Não sei se acredita ou se é jogo, mas a intenção é clara: o apelo ao voto de esquerda como frente ao avanço da direita. Por muito que venha alertar para o papão, sem usar a vassoura da verdade que limpasse a parasitologia do seu próprio partido, não me parece que consiga convencer os votantes de esquerda, uma segunda vez, a votar numa mercadoria que se provou falsificada e antagónica ao que a publicidade prometia.

Nem é preciso sair de Torres Novas para ver o que uma maioria absoluta do PS, rotinizada há décadas, tem concretizado no concelho – e basta o sector informativo e as suas publicações para se perceber quão antidemocrático e autista é a sua relação com os projectos e programas das outras forças políticas concelhias. Basta ver, a quase dois meses da comemoração do 25 de Abril, a importância que os órgãos municipais têm dado ao acontecimento. Não há um programa conhecido, não há uma comissão responsável, não há um orçamento projectado. Só posso tirar uma conclusão: quem nunca esteve na oposição ao regime fascista, tem uma concepção muita enviesada de quais os objetivos reais da revolução do 25de Abril.

Daí que, por muito que o PS entoe o seu cântico de sereia que, sem nós, ganhará a direita e o seu programa, os democratas e votantes dos partidos à sua esquerda só por cegueira ou loucura voltariam a colocar a seu voto numa mãozinha que, após eleita, lhes tornará a fazer um manguito nas questões essenciais.

A esquerda à esquerda do Partido Socialista tem de aumentar o seu poder na Assembleia da República, com mais deputados, e isso só se consegue pela captação dos votos perdidos e aumento de novos. De contrário, é o país que perde, numa pátria em que o deixa andar, o encolher de ombros, só conduz ao autoritarismo, à xenofobia, ao racismo, à cada vez maior desigualdade económica e social entre uma minoria de privilegiados e uma maioria de explorados.

Os heróis do mundo Marvel, no SYFY, bem avisam que o mal se esconde onde menos se espera.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia