• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 09 Setembro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 28° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 28° / 14°
Períodos nublados
Ter.
 27° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 15°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Uso e abuso de substancias químicas: a dependência de drogas e álcool

Opinião  »  2018-08-29  »  Juvenal Silva

"O que é uma dependência química? Acontece quando um indivíduo necessita de uma droga para funcionar"

O uso e abuso de substâncias químicas caracteriza-se por uma dependência, tanto psicológica como física, de drogas, incluindo-se medicamentos com receita médica e álcool.

O que é uma dependência química? Acontece quando um indivíduo necessita de uma droga para funcionar. As drogas e o álcool podem provocar danos graves ao organismo e ambos têm um efeito tóxico sobre o fígado, órgão essencial para o bom funcionamento do organismo, e também para o cérebro, cujos danos poderão ser verdadeiramente preocupantes. O uso e abuso continuado de substâncias químicas pode desencadear uma toxicomania ou vício, podendo causar problemas mentais, desde ansiedade, pânico e depressão, decorrentes de um sistema nervoso central danificado e de outras doenças como insuficiência renal e impotência. O abuso de substâncias químicas e álcool está ligado a casos de homicídios, suicídios, mortes no trânsito, agressões domésticas e actos de violência.
Como reconhecer se existe ou não dependência? Normalmente, a dependência desenvolve-se ao longo dos tempos, com início esporádico e, de vez em quando, progredindo até à dependência.
Algumas pessoas são mais propensas que outras a desenvolver a dependência, para o que contribuem factores sociais, psicológicos, depressivos, deficiências nutricionais, etc.
Antes de qualquer tratamento, é fundamental solicitar exames que ajudem a compreender as possíveis causas da tendência para o abuso de substâncias químicas, drogas, álcool:
- Análises de vitaminas e sais minerais: magnésio, vitaminas do complexo B, crómio;
- Análises da função digestiva: micróbios, parasitas, cândida;
- Intolerâncias alimentares e ambientais, alergias;
- Equilíbrio do açúcar sanguíneo e dos aminoácidos.
A Naturopatia trata estas situações, respeitando três grandes princípios:
Desintoxicação: restauração dos sistemas danificados do organismo através de uma alimentação específica. Equilíbrio do organismo com suplementos naturais para reforço do sistema imunitário e do sistema central nervoso. A desintoxicação visa a limpeza diária do intestino e do fígado, através da depuração sinérgica de spirulina e clorela, conjuntamente com dente de leão, cardo mariano, alcachofra e ganoderma.
Alimentação: restaurar o organismo é fundamental; os alimentos naturais devem ser variados e constituídos por verduras, vegetais coloridos, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes, fruta, proteínas magras, ou seja, um conjunto de nutrientes ricos em proteínas, minerais e vitaminas. A ingestão de alimentos deverá ser alternada e variada ao longo do dia, preferencialmente com intervalos de duas horas.
Esta estratégia ajudará a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e a resistir às tentações. Beber um copo de água a cada duas horas, proporciona ao organismo uma hidratação apropriada e contribui para a eliminação de toxinas acumuladas.
A alimentação rica em fibras é essencial para evitar a obstipação, ajudar o intestino a libertar toxinas e prepará-lo para uma boa absorção de todos os nutrientes.
A suplementação consagra polivitamínicos de minerais e vitaminas de alta potência, fundamentais para a revitalização e energia do organismo, e para reforçar o sistema nervoso e emocional, elevando a autoconfiança e o humor.
O tratamento eficaz começa quando um dependente toma a decisão de abandonar o vício e, nestas circunstâncias, muito contribuem as terapias de carácter psicológico e espirituais.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Activo tóxico »  2024-09-04  »  Hélder Dias

"Este é o meu novo filho" »  2024-08-03  »  Hélder Dias

Candidato de peso... para afundar um partido »  2024-07-23  »  Hélder Dias

O Orelhas... »  2024-07-16  »  Hélder Dias

Lady Gago »  2024-07-09  »  Hélder Dias

Na aldeia de Zibreira passa o rio Almonda - isilda loureiro »  2024-06-23 

"O rio da minha aldeia", fazendo lembrar o poema de Fernando Pessoa...

Houve tempos em que o local conhecido por Azenha, no termo da aldeia de Zibreira, após descermos uma ladeira ladeada de terrenos agrícolas e hortas, teve um moinho com gente e muita vida.
(ler mais...)


Cogitações por causa do 25 de Novembro e dos avanços da extrema-direita - antónio mário santos »  2024-06-23  »  António Mário Santos

No momento em que do centro direita à direita radical, aproveitando a viragem das últimas eleições legislativas, se organizou uma associação de interesses para diminuir o 25 de Abril, realçando o golpe militar do 25 de Novembro, num crescendo de recuperação selectiva do revanchismo das elites económicas destronadas pela revolução, ultrapassando a concepção social-democrata do próprio PS (Manuel Alegre distingue-o nas suas Memórias Minhas, criticando a viragem para a 3ª via de Blair, continuando a preferir chamar ao seu partido, por inteiro, Partido Socialista), abriu-se um clamoroso protesto nos órgãos de informação nacionais.
(ler mais...)


O futebol e o radicalismo de direita - jorge carreira maia »  2024-06-23  »  Jorge Carreira Maia

 

Decorre o Europeu de futebol, hora em que o fervor nacionalista se exalta. O futebol, na sua dimensão industrial, foi colonizado por perspectivas ideológicas que fomentam, na consciência dos adeptos, uma visão do mundo muito específica.
(ler mais...)


Toma lá... »  2024-06-19  »  Hélder Dias

Lições da História - acácio gouveia »  2024-06-13  »  Acácio Gouveia

“A História não se repete, mas rima por vezes”, Mark Twain

 Vinte e sete meses após o início da guerra na Ucrânia, temos generais e comentadores nos meios de comunicação social portugueses: (I) a justificar a legitimidade da invasão; (II) a profetizar a total e inelutável vitória de Putin; (III) e tentar convencer-nos que este assunto tem pouco ou nada a ver com Portugal e com os demais países europeus.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-09-04  »  Hélder Dias Activo tóxico