• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Capitalismo e saúde mental - mariana varela

Opinião  »  2020-07-03  »  Mariana Varela

"O impacto que o capitalismo tem no mundo, como sistema económico com expressão a nível social, cultural, ambiental, individual e ético, é imensurável, assustador e desumano"

Num mundo onde os problemas mentais se alastram, em que domina a ansiedade diária, o stress, a depressão, em que a prescrição de medicação como os ansiolíticos e antidepressivos tem vindo a aumentar, urge detetar as raízes desta verdadeira crise de saúde mental, ao invés de nos restringirmos ao tratamento de sintomas. Enquanto seres humanos, naturalmente sensíveis e condicionados pelo que nos rodeia, não é de estranhar que o sistema em que nos inserimos nos influencie profundamente. E que sistema é este? De que forma pode estar interligado com a saúde mental de cada um de nós?

Importa referir que a ansiedade, de um modo geral, é um sentimento de medo, apreensão, inquietação, desconforto e perigo iminente, tendo grandes consequências a nível físico: tensão muscular, cansaço e problemas de concentração, entre outros. Ora, abstraindo-nos daquele que é o pequeno mundo de cada um e das suas preocupações individuais, é evidente que muito temos em comum. Partilhamos e movemo-nos dentro desta realidade dominada pelo sistema capitalista, pela propriedade privada, pela maximização do lucro e acumulação do mesmo, pela economia de mercado (em que os agentes económicos privados usufruem de liberdade para controlar a produção económica) e arcamos todos, ainda que de forma diferente, com as consequências deste: a extensão absurda do horário laboral, o bombardeamento de marketing emanado das grandes corporações, a privatização de cada vez mais espaços públicos, o desemprego e a consequente miséria financeira (que, contraposta com o luxo de vida de outros, despoleta sentimentos de tristeza e ansiedade naqueles que por ela passam).

O impacto que o capitalismo tem no mundo, como sistema económico com expressão a nível social, cultural, ambiental, individual e ético, é imensurável, assustador e desumano, condicionando negativamente a consciência que o ser humano tem da sua própria existência, levando-o a acreditar que, para sua própria defesa, as suas ações se devem pautar pelo seu interesse próprio, pela competição e jamais pela cooperação e compartilha. Lutamos por ter recursos que nos permitam sobreviver ou atingir um determinado estatuto e a competição, a manipulação, a hipocrisia e o egocentrismo dominam. O valor de cada um mede-se pela sua capacidade produtiva: rapidamente chegam as críticas destrutivas dos nossos semelhantes e, acima de tudo, o sentimento de culpa, a sensação de que somos inúteis e incapazes. O cidadão do séc. XXI atua à imagem do mercado e traz a dinâmica capitalista para as mais pequenas coisas do seu dia-a-dia, para as suas interações sociais, para as suas redes sociais (vendendo uma imagem que, ainda que falsa, corresponde exatamente àquilo que se espera de um indivíduo absorvido pelo sistema capitalista: produtivo e perfeito, merecedor de ser incluído no ciclo económico). Não podemos negar que as tendências suicidas, os sintomas depressivos, o isolamento e a sensação de vazio, embora sentidos de forma diferente, por força das especificidades da vida e psique de cada um, estão diretamente ligados com as características da economia capitalista.

O seu trabalho, ao qual o cidadão comum dedica maior parte dos seus dias, não lhe pertence, não pode ver nele uma parte da sua essência, não se vê refletido nele. Trabalha-se para se obter um salário e nunca para atingir satisfação pessoal. Não é de estranhar que, perante este contexto, cada vez se fale mais em ansiedade, insatisfação, irritação e alienação. E que compaixão se pode esperar de uma sociedade absorvida pelos ideais capitalistas? Como nos podemos espantar com o aumento progressivo das perturbações mentais? O capitalismo, enquanto sistema que rege as nossas vidas a todos os níveis, constrói uma sociedade à sua imagem, ignora as capacidades únicas de cada ser humano, a essência de cada ser, o bem-estar psicológico e físico dos cidadãos, perpetua a miséria humana e o individualismo, deixando para trás a tão importante união, coesão social e solidariedade. Enfim, a humanidade.

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente