Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-29616a70): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 04 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 17°
Céu limpo
Dom.
 31° / 17°
Céu limpo
Sáb.
 35° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  37° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Amonas para todos - inês vidal

Opinião  »  2023-05-19 

"“Onde estava Pedro Ferreira, quando há uns anos resolveram transformar as piscinas municipais num complexo estritamente de inverno?"

Gosto de passear, ver cidades, cantos e recantos do mundo. Não preciso de grandes museus com obras-primas de renome ou monumentos de cortar a respiração. Bastam-me avenidas grandes e onde o ar corre, ladeadas de árvores centenárias, esplanadas arejadas pinceladas em tons de filme italiano e pessoas que não as de sempre.

Um gosto que cresce desmesuradamente proporcional à medida em que me afundo nesta terra circular em que nos movemos, onde o ponto de partida é o de chegada, os dias se repetem sem dó e as caras envelhecem, mas não mudam.

Sou claustrofóbica. Uma claustrofobia que não se contenta com elevadores e aviões fechados, mas que se estende a tudo o que me rodeia. Custa-me curvar uma bicicleta numa rua apertada, festejar um São João no Porto ou respirar num aglomerado arquitectónico mal pensado, se sequer pensado, feito aos poucos, sem planeamento capaz.

Cresci em Torres Novas. Aprendi a nadar nas piscinas municipais de Inverno e a gargalhar nas então piscinas de Verão. Já por aqui ando há 4 décadas. Talvez qualquer coisita mais. Acompanhei os desvarios de Rodrigues que precediam cada período eleitoral e continuo por cá a acompanhar as tendências de quem ensinou e, contra a sua vontade, cá deixou. O fio condutor é sempre o mesmo: nenhum. Hoje temos uma ideia brilhante para aqui, agora temos uma ideia brilhante para ali. Construímos e destruímos. Gastamos dinheiro e voltamos a gastar. Não faz mal, porque o dinheiro não é nosso, dizem eles. São fundos europeus, aquele fenómeno milagroso que infelizmente ainda não conseguimos reproduzir nos nossos quintais, onde o dinheiro nasce das árvores e dá para tudo e para todos, sem sair da carteira de ninguém. Dizem eles.

Depois de destruídas as piscinas de Verão, um dos maiores disparates cometidos nesta terrinha, já ouvi falar em megalómanos projectos para grandiosas piscinas construídas no leito de cheia da Várzea dos Mesiões, ali para os lados das chaminés que já o foram. Era isso, e cavalos (já os estou a imaginar com água pelos tornozelos). O projecto tanto andou, tanto andou, que por aí ficou. Nunca saiu do papel, mas certamente que cumpriu o seu intuito de angariar mais alguns votos.

Hoje, a ideia é outra, com nova assinatura, mas igualmente questionável: alargar o actual tanque das pranchas de saltos e transformá-lo em piscinas de Verão! Só de pensar, começa logo a faltar-me o ar. Das duas uma: ou uma pessoa não tem onde estender a toalha, qual praia de Armação de Pêra em pleno mês de Agosto e daqui a dez anos estamos outra vez a pensar como solucionar o problema das piscinas de Verão, ou irão destruir grande parte do espaço envolvente, nomeadamente o jardim das rosas, para cabermos todos nos dias mais quentes.

Cá vamos nós outra vez. É o faz e desfaz, sem qualquer planeamento ou fio condutor, remediando o possível, à medida do que se vão lembrando naquelas grandes reuniões em torno da mesa.

Se não fosse tão triste, quase que dava para rir. Onde estava Pedro Ferreira quando há uns anos resolveram transformar as piscinas municipais num complexo estritamente de inverno, entendendo que as piscinas de Verão já não faziam sentido naquele local? Se não me falha o discernimento, era vice-presidente da Câmara, número dois com uma palavra a dizer, de um executivo que destruiu parte importante da feliz memória colectiva de quem por aqui nasceu e cresceu.

Ele sempre lá, no centro da história e nós aqui, caladinhos, a assistir de camarote ao põe e dispõe da vida de todos nós.

 



 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias

Menino... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

A minha casinha... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

Entrevistador... »  2025-03-31  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia Encontros
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais