• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 34° / 18°
Céu limpo
Seg.
 34° / 20°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Dom.
 34° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 18°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Amonas para todos - inês vidal

Opinião  »  2023-05-19 

"“Onde estava Pedro Ferreira, quando há uns anos resolveram transformar as piscinas municipais num complexo estritamente de inverno?"

Gosto de passear, ver cidades, cantos e recantos do mundo. Não preciso de grandes museus com obras-primas de renome ou monumentos de cortar a respiração. Bastam-me avenidas grandes e onde o ar corre, ladeadas de árvores centenárias, esplanadas arejadas pinceladas em tons de filme italiano e pessoas que não as de sempre.

Um gosto que cresce desmesuradamente proporcional à medida em que me afundo nesta terra circular em que nos movemos, onde o ponto de partida é o de chegada, os dias se repetem sem dó e as caras envelhecem, mas não mudam.

Sou claustrofóbica. Uma claustrofobia que não se contenta com elevadores e aviões fechados, mas que se estende a tudo o que me rodeia. Custa-me curvar uma bicicleta numa rua apertada, festejar um São João no Porto ou respirar num aglomerado arquitectónico mal pensado, se sequer pensado, feito aos poucos, sem planeamento capaz.

Cresci em Torres Novas. Aprendi a nadar nas piscinas municipais de Inverno e a gargalhar nas então piscinas de Verão. Já por aqui ando há 4 décadas. Talvez qualquer coisita mais. Acompanhei os desvarios de Rodrigues que precediam cada período eleitoral e continuo por cá a acompanhar as tendências de quem ensinou e, contra a sua vontade, cá deixou. O fio condutor é sempre o mesmo: nenhum. Hoje temos uma ideia brilhante para aqui, agora temos uma ideia brilhante para ali. Construímos e destruímos. Gastamos dinheiro e voltamos a gastar. Não faz mal, porque o dinheiro não é nosso, dizem eles. São fundos europeus, aquele fenómeno milagroso que infelizmente ainda não conseguimos reproduzir nos nossos quintais, onde o dinheiro nasce das árvores e dá para tudo e para todos, sem sair da carteira de ninguém. Dizem eles.

Depois de destruídas as piscinas de Verão, um dos maiores disparates cometidos nesta terrinha, já ouvi falar em megalómanos projectos para grandiosas piscinas construídas no leito de cheia da Várzea dos Mesiões, ali para os lados das chaminés que já o foram. Era isso, e cavalos (já os estou a imaginar com água pelos tornozelos). O projecto tanto andou, tanto andou, que por aí ficou. Nunca saiu do papel, mas certamente que cumpriu o seu intuito de angariar mais alguns votos.

Hoje, a ideia é outra, com nova assinatura, mas igualmente questionável: alargar o actual tanque das pranchas de saltos e transformá-lo em piscinas de Verão! Só de pensar, começa logo a faltar-me o ar. Das duas uma: ou uma pessoa não tem onde estender a toalha, qual praia de Armação de Pêra em pleno mês de Agosto e daqui a dez anos estamos outra vez a pensar como solucionar o problema das piscinas de Verão, ou irão destruir grande parte do espaço envolvente, nomeadamente o jardim das rosas, para cabermos todos nos dias mais quentes.

Cá vamos nós outra vez. É o faz e desfaz, sem qualquer planeamento ou fio condutor, remediando o possível, à medida do que se vão lembrando naquelas grandes reuniões em torno da mesa.

Se não fosse tão triste, quase que dava para rir. Onde estava Pedro Ferreira quando há uns anos resolveram transformar as piscinas municipais num complexo estritamente de inverno, entendendo que as piscinas de Verão já não faziam sentido naquele local? Se não me falha o discernimento, era vice-presidente da Câmara, número dois com uma palavra a dizer, de um executivo que destruiu parte importante da feliz memória colectiva de quem por aqui nasceu e cresceu.

Ele sempre lá, no centro da história e nós aqui, caladinhos, a assistir de camarote ao põe e dispõe da vida de todos nós.

 



 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Candidato de peso... para afundar um partido »  2024-07-23  »  Hélder Dias

O Orelhas... »  2024-07-16  »  Hélder Dias

Lady Gago »  2024-07-09  »  Hélder Dias

Na aldeia de Zibreira passa o rio Almonda - isilda loureiro »  2024-06-23 

"O rio da minha aldeia", fazendo lembrar o poema de Fernando Pessoa...

Houve tempos em que o local conhecido por Azenha, no termo da aldeia de Zibreira, após descermos uma ladeira ladeada de terrenos agrícolas e hortas, teve um moinho com gente e muita vida.
(ler mais...)


Cogitações por causa do 25 de Novembro e dos avanços da extrema-direita - antónio mário santos »  2024-06-23  »  António Mário Santos

No momento em que do centro direita à direita radical, aproveitando a viragem das últimas eleições legislativas, se organizou uma associação de interesses para diminuir o 25 de Abril, realçando o golpe militar do 25 de Novembro, num crescendo de recuperação selectiva do revanchismo das elites económicas destronadas pela revolução, ultrapassando a concepção social-democrata do próprio PS (Manuel Alegre distingue-o nas suas Memórias Minhas, criticando a viragem para a 3ª via de Blair, continuando a preferir chamar ao seu partido, por inteiro, Partido Socialista), abriu-se um clamoroso protesto nos órgãos de informação nacionais.
(ler mais...)


O futebol e o radicalismo de direita - jorge carreira maia »  2024-06-23  »  Jorge Carreira Maia

 

Decorre o Europeu de futebol, hora em que o fervor nacionalista se exalta. O futebol, na sua dimensão industrial, foi colonizado por perspectivas ideológicas que fomentam, na consciência dos adeptos, uma visão do mundo muito específica.
(ler mais...)


Toma lá... »  2024-06-19  »  Hélder Dias

Lições da História - acácio gouveia »  2024-06-13  »  Acácio Gouveia

“A História não se repete, mas rima por vezes”, Mark Twain

 Vinte e sete meses após o início da guerra na Ucrânia, temos generais e comentadores nos meios de comunicação social portugueses: (I) a justificar a legitimidade da invasão; (II) a profetizar a total e inelutável vitória de Putin; (III) e tentar convencer-nos que este assunto tem pouco ou nada a ver com Portugal e com os demais países europeus.
(ler mais...)


Do rescaldo da festa à realidade da Europa - antómio mário santos »  2024-06-11  »  António Mário Santos

Vivemos, na Europa, tempos difíceis. As eleições europeias, que se desenrolarão no próximo domingo, podem apontar para o fim da União Europeia como hoje a conhecemos. O avanço da extrema direita, racista e xenófoba, na maioria dos países europeus, veio ressuscitar o velho problema das nacionalidades e das suas fronteiras, dos impérios coloniais arrumados nos armários da história, da milenária contenda entre a ciência e a fé, da economia neoliberal assente no conceito do Estado-Nação e nos direitos fundamentais da cidadania democrática.
(ler mais...)


Nascente do Almonda: há outro caminho - jorge salgado simões »  2024-06-11  »  Jorge Salgado Simões

Tem sido difícil assistir a tudo o que se tem passado em torno da nascente do Almonda nos últimos anos, um conflito exacerbado por dois lados com interesses legítimos, mas incapazes de construir qualquer benefício para um património que todos dizem querer valorizar.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-07-09  »  Hélder Dias Lady Gago
»  2024-07-16  »  Hélder Dias O Orelhas...
»  2024-07-23  »  Hélder Dias Candidato de peso... para afundar um partido