Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-18a698ca): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 19 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alcanena – o arquivo que não existe

Opinião  »  2015-10-16  »  Gabriel Feitor

"As novas gerações têm o direito de questionar sobre a documentação de Alcanena como concelho. Têm o direito de a poder querer ler, investigar, dissecar, fazer-lhe perguntas.»Este é o meu apelo para que a Câmara Municipal tome a iniciativa de prever este assunto no orçamento do próximo ano. A memória agradece. "

É um apelo. Um apelo à necessidade de haver um arquivo municipal em Alcanena. As comemorações do primeiro centenário do concelho de Alcanena passaram, em grande parte, por uma estratégia política enviesada. Fez-se tudo, menos o essencial: preservar a memória de um concelho recente e que urge, definitivamente, ter a sua marca. Pela primeira vez, lançaram-se estudos historiográficos sobre a ânsia de autonomia dos alcanenenses.

As bases que Joaquim Guilherme Ramos e Joaquim Inácio Bento Júnior lançaram na década de 80 e 90 do século passado, deram, finalmente, frutos. Mas isso não basta. Se, por um lado, a história de Alcanena até 1914 está diluída na história de Torres Novas cuja a busca passa pelos arquivos nacionais e, principalmente, o municipal de Torres Novas, a de 1914 até aos nossos dias muda completamente nesse aspecto.

O que se sabe do concelho de Alcanena nos anos da I República entre 1914 e 1926? Quais foram os confrontos entre as duas linhas políticas de então – democráticos e unionistas – nos órgãos do poder local? E do Estado Novo? Qual foi a linha traçada no projecto de desenvolvimento de Alcanena de que tanto se falava na época? São estas questões, no meio de tantas outras, que urgem responder à memória concelhia.

Surgem, portanto, as seguintes questões: na I República, onde estão os livros de actas da Comissão Executiva e do Senado Municipal? E os copiadores de correspondência da Administração do Concelho? Na Ditadura Militar e Estado Novo, onde estão os livros das reuniões da Câmara Municipal, do Conselho Municipal e das várias comissões? Para além desta documentação, importantíssima para o estudo dos órgãos do poder local e da vida concelhia, outra deverá existir.

Outras ideias, como a agregação da documentação histórica das antigas juntas de paróquia e de freguesia, documentação paroquial, jornais, arquivos privados, entre outros, deverão constar naquilo a que se poderá chamar de arquivo municipal. Não é a primeira vez que escrevo sobre este assunto – já o fiz nos meus dois livros e noutras intervenções. É hora da Câmara Municipal tomar este assunto como sério, favorável até na sua gestão documental contemporânea.

A solução pode não ser imediata, mas é necessário inventariar e catalogar a documentação mais importante e coloca-la à disposição do público – como por exemplo na Biblioteca Municipal. Como refere  António Mário Lopes dos Santos no prefácio do meu último trabalho, «Alcanena pode ser radiografada até 1914.

Mas como concelho, qual a sua história? A urgência de recuperar num arquivo concelhio todo o disperso documental impõe-se, em nome da dignidade dum concelho que, ao ganhar a sua autonomia com esforço ao longo de séculos, se desmemorizou. E depois? O que foi até os nosso dias? As novas gerações têm o direito de questionar sobre a documentação de Alcanena como concelho. Têm o direito de a poder querer ler, investigar, dissecar, fazer-lhe perguntas.»Este é o meu apelo para que a Câmara Municipal tome a iniciativa de prever este assunto no orçamento do próximo ano. A memória agradece.  

 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial