• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 09 Setembro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 28° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 28° / 14°
Períodos nublados
Ter.
 27° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 15°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A OBESIDADE É UM PROBLEMA DE SAÚDE

Opinião  »  2018-12-19  »  Juvenal Silva

"A maior parte das pessoas estão conscientes deste problema"

A obesidade é um problema de saúde e também um fator de risco para diversas doenças. Pessoas com mais de 20% de peso acima do recomendado para a sua altura e sexo, são mais vulneráveis a doenças degenerativas, nomeadamente problemas cardíacos, determinados tipos de doenças cancerosas, diabetes, artrite, etc.

As pessoas obesas tendencialmente consomem grandes quantidades de alimentos tóxicos, que por sua vez enfraquecem o sistema imunitário e o sujeitam aos ataques de bactérias e vírus. Hipertensão arterial, derrames, hemorroidas, hérnia do hiato, varizes, problemas renais, infertilidade, cálculos biliares e doenças hepáticas, são enfermidades que as pessoas obesas têm mais propensão a sofrer.

A maior parte das pessoas estão conscientes deste problema e até recorrem a dietas de emagrecimento de todo o tipo. Contudo, e apesar de todas as tentativas com medicamentos ou suplementos, programas miraculosos anunciados na radio e tv, só um pequena percentagem consegue alguns resultados. Este tipo de estratégias ajudam de facto as pessoas a emagrecer no curto prazo, mas também se poderão tornar perigosas se não houver uma mudança de novos hábitos e estilo de vida. São várias as causas que aumentam a suscetibilidade de uma pessoa ser obesa. A genética pode ser um fator óbvio que dificulta o emagrecimento e, nestas circunstâncias, as pessoas são mais propensas a engordar com o consumo de carbo-hidratos simples, o que provoca uma subida vertiginosa dos níveis de insulina, resultando no acúmulo de gorduras.

Para as pessoas que têm suscetibilidade genética, torna-se ainda mais imperiosa a mudança do estilo de vida e hábitos alimentares, conjuntamente com suplementos nutricionais que podem ajudar a reduzir essa suscetibilidade. A quantidade de calorias que uma pessoa consome é um dos motivos mais comuns e óbvios para o aumento de peso. Quando uma pessoa consome mais calorias do que queima, o resultado é muito simples: aumento de peso. O equilíbrio hormonal também é importante para a prevenção e o tratamento da obesidade.

Muitas hormonas afectam o metabolismo. As mais importantes são a tiróide, que influencia muitíssimo a taxa metabólica a nível celular. As hormonas de crescimento e testosterona também têm grande influência, assim como o desequilíbrio entre estrogénio e progesterona contribui para o acúmulo de gordura e retenção de líquidos, provocando aumento de peso. Esta situação é muito comum nas mulheres em situação de menopausa. O desequilíbrio hormonal também inclui os níveis de serotonina.

Os baixos níveis deste neurotransmissor contribuem para uma sensação de fome e necessidade de comer açúcar e carbo-hidratos, potenciando o aumento de peso. As toxinas no organismo também são um problema para as pessoas que estão acima do peso, porque muitas das substâncias químicas às quais as pessoas estão expostas interferem no funcionamento normal das células, inclusive no metabolismo. Os pesticidas, metais pesados como mercúrio e outros, fazem parte do nosso mundo poluído. Além disso, uma alimentação desprovida de nutrientes provoca deficiências nutricionais. Ora, o corpo não queima gorduras tipo solução mágica, porque de facto precisa de vitaminas, minerais e enzimas.                                                                                                                                                                                                                                     O bem-estar mental, emocional e espiritual de uma pessoa não pode ser descurado, porque está comprovado cientificamente que desequilíbrios nestas áreas costumam suplantar as razões genéticas e físicas para o aumento de peso.

 

            

 

 

 Outras notícias - Opinião


Activo tóxico »  2024-09-04  »  Hélder Dias

"Este é o meu novo filho" »  2024-08-03  »  Hélder Dias

Candidato de peso... para afundar um partido »  2024-07-23  »  Hélder Dias

O Orelhas... »  2024-07-16  »  Hélder Dias

Lady Gago »  2024-07-09  »  Hélder Dias

Na aldeia de Zibreira passa o rio Almonda - isilda loureiro »  2024-06-23 

"O rio da minha aldeia", fazendo lembrar o poema de Fernando Pessoa...

Houve tempos em que o local conhecido por Azenha, no termo da aldeia de Zibreira, após descermos uma ladeira ladeada de terrenos agrícolas e hortas, teve um moinho com gente e muita vida.
(ler mais...)


Cogitações por causa do 25 de Novembro e dos avanços da extrema-direita - antónio mário santos »  2024-06-23  »  António Mário Santos

No momento em que do centro direita à direita radical, aproveitando a viragem das últimas eleições legislativas, se organizou uma associação de interesses para diminuir o 25 de Abril, realçando o golpe militar do 25 de Novembro, num crescendo de recuperação selectiva do revanchismo das elites económicas destronadas pela revolução, ultrapassando a concepção social-democrata do próprio PS (Manuel Alegre distingue-o nas suas Memórias Minhas, criticando a viragem para a 3ª via de Blair, continuando a preferir chamar ao seu partido, por inteiro, Partido Socialista), abriu-se um clamoroso protesto nos órgãos de informação nacionais.
(ler mais...)


O futebol e o radicalismo de direita - jorge carreira maia »  2024-06-23  »  Jorge Carreira Maia

 

Decorre o Europeu de futebol, hora em que o fervor nacionalista se exalta. O futebol, na sua dimensão industrial, foi colonizado por perspectivas ideológicas que fomentam, na consciência dos adeptos, uma visão do mundo muito específica.
(ler mais...)


Toma lá... »  2024-06-19  »  Hélder Dias

Lições da História - acácio gouveia »  2024-06-13  »  Acácio Gouveia

“A História não se repete, mas rima por vezes”, Mark Twain

 Vinte e sete meses após o início da guerra na Ucrânia, temos generais e comentadores nos meios de comunicação social portugueses: (I) a justificar a legitimidade da invasão; (II) a profetizar a total e inelutável vitória de Putin; (III) e tentar convencer-nos que este assunto tem pouco ou nada a ver com Portugal e com os demais países europeus.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-09-04  »  Hélder Dias Activo tóxico