• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Cultura...

 


Cinema: estreia do filme “DASEIN”, hoje, na Biblioteca Municipal »  2023-07-28 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe, hoje, 28 de Julho às 21h30, a estreia do filme “DASEIN”, da autoria de João Canuto, numa iniciativa de entrada livre direccionada a maiores de 16 anos.

Nesta longa-metragem de ficção apresenta-se a segunda parte de “uma trilogia antológica focada em ciclos autodestrutivos, tendo como temas principais os direitos humanos, a igualdade, o perigo das ideologias extremistas e a raiz ou origem da discriminação”, lê-se na sinopse.
(ler mais...)


BARQUINHA: Aurea anima Feira do Tejo 2023 »  2023-06-10 

A cantora portuguesa Aurea é uma das principais atrações da edição deste ano da Feira do Tejo, o maior evento anual do concelho de Vila Nova da Barquinha. Durante cinco dias de festa, até 13 de junho, Vila Nova da Barquinha não vai parar, com animação para toda a família.
(ler mais...)


Museus: Torres Novas trouxe menção honrosa para o Caldeirão »  2023-06-03 

O Museu Municipal Carlos Reis recebeu uma menção honrosa na categoria Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural nos prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia, entregues no dia 26 de Maio, pela conservação da colecção de arqueologia industrial da Central do Caldeirão.
(ler mais...)


Música: Siul Sotnas regressa com a Rádio Canibal - “Vocês sabem bem!” »  2023-05-30 

Ao segundo disco, o músico riachense apresenta-nos uma obra conceptual, à volta de um programa nocturno de autor, numa qualquer rádio pirata dos anos 80. Uma qualquer, não: Chamou-lhe Rádio Canibal. Nada a ver com dietas modernas, ou com alguma crítica ao mundo radiofónico, mas disso falaremos mais abaixo.
(ler mais...)


Alcanena: livro de Rúben Marques apresentado sábado »  2023-04-25 

"Quem somos quando ninguém nos vê?" é o título do livro de poesia, da autoria de Rúben Marques, que vai ser apresentado sábado, 29 de Abril, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal de Alcanena.

Uma vez por mês, a biblioteca de Alcanena abre as suas portas a encontros de poetas, em que se nalisa a obre de um autor, mas desta vez a sessão é dedicada ao lançamento de uma obra inédita.
(ler mais...)


Artistas torrejanos no espaço renovado da FNAC Leiria »  2023-04-01 

São vários os eventos que vão animar a FNAC Leiria até dia 2 de Abril. O saxofonista David Mourão actuou ontem, dia 1 Abril, hoje é a vez de Ana Dória, às 16 horas, naquele espaço da capital do Liz.
(ler mais...)


Siul Sotnas: Abril, músicas mil »  2023-03-18 

O artista riachense Siul Sotnas, pseudónimo artístico de Luís Santos, apresenta-se ao vivo numa-mão-quase cheia de concertos durante o próximo mês de Abril. É a primeira etapa da “SuperTour23”, que Siul tem em mãos para apresentar a Rádio Canibal ao público, nas vésperas do lançamento do disco – lê-se na nota enviada à imprensa.
(ler mais...)


RIACHOS: Livro sobre “As Camponesas” apresentado domingo no Museu Agrícola »  2023-03-03 

Realiza-se no domingo, dia 5 de março, pelas 15 horas, no Museu Agrícola de Riachos, a cerimónia de lançamento do livro Grupo de Cantares Populares “As Camponesas de Riachos”. Um percurso inesperado, editado pelo Município de Torres Novas, com texto da autoria de Ana Maria Marques, antropóloga e técnica superior dos serviços municipais.
(ler mais...)


LIVROS: Centenário de Eugénio de Andrade na biblioteca de Torres Novas »  2023-02-19 

 

 A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai celebrar, no dia 25 de Fevereiro, o centenário do nascimento do poeta Eugénio de Andrade (1923-2023) com uma aula aberta orientada pelo poeta, professor e ensaísta António Carlos Cortez.
(ler mais...)


Museu Municipal: 160 anos de Carlos Reis com conferência e encenação do atelier do pintor, hoje à tarde »  2023-02-18 

O Museu Municipal assinala, este ano, os 160 anos de nascimento de Carlos Reis com um programa de actividades que valorizam quer a obra do pintor, quer o núcleo expositivo que lhe é dedicado.

Assim, hoje, dia 18 de Fevereiro, pelas 15 horas, terá lugar uma conferência com Margarida Elias, doutorada em História da Arte, com especial enfoque nos artistas de finais do século XIX e inícios do século XX.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble