• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 20 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 23° / 10°
Céu limpo
Qua.
 21° / 11°
Céu nublado
Ter.
 21° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  21° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Rodrigues questionou maioria PS sobre “apoios” aos jornais do concelho

Sociedade  »  2023-02-04 

O antigo presidente da Câmara e actual vereador pelo Movimento Pela Nossa Terra, António Rodrigues, questionou a maioria PS sobre os gastos camarários em inserções de publicidade nos vários órgãos de comunicação social do concelho e da região.

Da resposta ao vereador, ficou a saber-se que a Câmara Municipal de Torres Novas, em todo ano de 2022, gastou em publicações de anúncios na comunicação social a quantia de quase 50 000 euros, repartidos pelas seguintes entidades: Jornal Mirante, Santarém, 8 300 euros, APDPTN - Associação para a Promoção e Desenvolvimento dos Produtos de Torres Novas – 15 000 euros, jornal digital Médio Tejo, Abrantes, 5 000 euros e para O Almonda, Jornal Torrejano e O Riachense, em conjunto, 8 000 euros. Destes, 1500 euros foram para o Jornal Torrejano, uma verba semelhante para O Riachense, e a maquia grossa para o aparentemente extinto O Almonda. Para a Rádio Local, a Câmara pagou publicidade no valor de 13 000 euros. “É fácil verificar que nestas verbas distribuídas saíram penalizados os jornais do concelho, que recebem 16% do total dos valores despendidos”, diz António Rodrigues.

De referir que, recorda o vereador, no protocolo assinado com o município, a APDPTN comprometeu-se a organizar em 2022 um evento internacional do apoio à comercialização dos produtos torrejanos e também a apresentar programa de acção para 2023. “Nem uma nem outra coisa foram feitas. Mas já recebeu 15 000 euros para publicar uma revista que ninguém percebe para que serve”, disse António Rodrigues, e o “evento internacional” foi uma exposição de umas garrafas de azeite em cima de umas mesas num canto do pavilhão da Nersant.

“Face a esta dimensão da despesa feita de gastos com a comunicação social, é justo olhar para a equitatividade com que este dinheiro é espalhado. Uns levam quase tudo e os que poderão ser mais importantes para a comunidade concelhia, são os que menos recebem, mais parecendo meros observadores neste “bodo aos pobres”, rematou Rodrigues.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Dia da Espiga: Bloco fala em "atitude intimidatória da Renova" »  2024-05-15 

Até agora, o Bloco de Esquerda foi a única força política concelhia a comentar os acontecimentos do Dia da Espiga. Em comunicado, o BE recorda que “pouco antes de completar um ano da queixa apresentada pela empresa Renova contra 12cidadãos” e de o Ministério Público ter arquivado esse processo, “falhou esta tentativa de intimidação para que se desista de visitar e desfrutar da nascente do Almonda, um bem público de todas e todos”.
(ler mais...)


Dia da espiga: Renova mandou GNR identificar cidadãos que foram à nascente »  2024-05-09 

Respondendo a uma sugestão do grupo ambientalista Um Colectivo, de Torres Novas, algumas dezenas de pessoas foram passando, ontem, quinta-feira, pela nascente do rio Almonda, no Moinho da Fonte, onde activistas e amigos daquele movimento estavam desde a manhã em piquenique do tradicional Dia da Espiga.
(ler mais...)


Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias” »  2024-05-05 

Manuel Jorge Carvalho Júnior é um dos seis autarcas das freguesias do concelho que vai concluir os 12 anos de mandatos possíveis por lei. Foi o primeiro presidente de uma união que juntou três freguesias independentes há séculos e garante que ultrapassou bem as dificuldades iniciais desse cenário novo.
(ler mais...)


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-05-05  Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias”
»  2024-05-09  Dia da espiga: Renova mandou GNR identificar cidadãos que foram à nascente
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena