• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 21 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 40° / 21°
Céu limpo
Ter.
 41° / 21°
Céu limpo
Seg.
 40° / 16°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  29° / 17°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Carta do Alcorriol” para o voluntariado assinada no dia 24

Sociedade  »  2023-11-28 

O segundo “Encontro das Novas Parcerias para o Desenvolvimento das Aldeias de Torres Novas” teve lugar no passado dia 24 de Novembro, a recuperada escola primária de Alcorriol que, em certos momentos, foi pequena demais para acolher os participantes.

O encontro visou fazer o ponto de situação da contribuição do voluntariado corporativo para a implementação do Plano de Desenvolvimento do Alcorriol, documento elaborado pelos alcorriolenses em Abril de 2022.
Do muito que tem acontecido nesta pequena aldeia do concelho de Torres Novas, deu-se principal destaque à semana da energia da EDP, que, entre muitas outras coisas, recuperou o edifício centenário da escola primária, devolvendo-lhe capacidade para acolher eventos como este e evitando a sua alienação do património público. Destacou-se ainda a colaboração com uma empresa de um grupo nacional, que visa transformar a aldeia, nomeadamente tornando-a mais resiliente às alterações climáticas, em particular às ondas de calor que afectam cada vez mais frequentemente o nosso país e o Ribatejo em particular.

“As palavras que mais se ouviram neste encontro foram contágio, contaminação e partilha” – afirma Gonçalo Cavalheiro, da Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol, organizadora do evento. Nesta óptica da partilha e de aprendizagem, o projecto de inovação social implementado pela Santa Casa da Misericórdia de Alcanede “100 Memórias e Estórias” apresentou os resultados da sua implementação. “O 100 memórias e estórias mostrou-nos que envelhecer numa aldeia não é uma fatalidade, é sim uma oportunidade dificilmente disponível nas grandes cidades, de criar uma partilha intergeracional genuína, assegurando a continuidade do saber que quase se perdeu e o reforço e crescimento da nossa identidade cultural, continuou Gonçalo Cavalheiro.

Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, teve a seu cargo a apresentação principal do evento. O presidente desta estrutura governamental pioneira a nível europeu, responsável pela gestão de fundos comunitários destinados a promover a inovação social, demonstrou o papel central que as aldeias espalhadas pelo nosso país têm vindo e continuarão a ter na identificação e desenvolvimento de respostas inovadoras para desafios sociais.
No encontro participaram ainda representantes de diversas empresas e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, que testemunharam a importância das empresas poderem contribuir para o desenvolvimento das aldeias através do instrumento do voluntariado corporativo.

No final do encontro, algumas empresas assinaram a “Carta do Alcorriol - Voluntariado corporativo para o desenvolvimento das aldeias de Torres Novas”, através da qual se comprometem a desenvolver programas de voluntariado corporativo que contribuam para o desenvolvimento das aldeias de Torres Novas, em particular através do apoio aos respectivos colaboradores que façam parte dos órgãos sociais das associações sedeadas nas aldeias do concelho.
Foi ainda assinado um protocolo entre a ACRA e a Sanus Clínica que visa atribuir aos associados da ACRA condições preferenciais no acesso aos serviços de saúde prestados na clínica. “Esta é uma forma que encontrámos de dar um mimo especial aos nossos associados que nos apoiam há quase 50 anos!” – afirmou Ana Oliveira, presidente da ACRA.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal »  2024-07-12 

O Crédito Agrícola foi considerado pela prestigiada revista The Banker, do grupo Financial Times, como o “banco com melhor performance em Portugal”, tendo por base parâmetros como o crescimento, a qualidade de activos, liquidez e solidez.
(ler mais...)


PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete »  2024-07-07 

A organização concelhia de Torres Novas do Partido Socialista elegeu no dia 5 de Julho a nova comissão política que vai ter uma missão especial: validar a lista e as candidaturas autárquicas do PS nas eleições locais de 2025.
(ler mais...)


Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais »  2024-06-29 

Catarina Silva, formada em animação socio-cultural pela Escola Profissional de Torres Novas e a desenvolver actualmente um projecto pessoal de uma marca própria de artesanato, convidou outros criadores locais e comerciantes ligados à moda feminina para um evento que decoreu hoje, sábado, no salão de festas do hotel Aires da Serra.
(ler mais...)


Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada” »  2024-06-25 

O impensável aconteceu: a estrada pública entre o alto do Bom Amor e Gateiras de Santo António, que inclui o troço da estrada romana, perto da Quinta do Marquês, foi fechada a cadeado, quer do lado do Bom Amor, quer do lado de Gateiras.
(ler mais...)


Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29 »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.
(ler mais...)


Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas »  2024-06-23 

 

A Câmara de Torres Novas adjudicou à firma CRUP - Construção, Reabilitação Urbana & Paisagem, Lda, do arquitecto torrejano Luís Pereira, as obras de reabilitação do jardim Maria Lamas pelo valor de 129 mil euros e um prazo de execução de três meses.
(ler mais...)


Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas »  2024-06-21 

Realizou-se, entre 13 e 16 de Junho, no auditório da Central do Caldeirão, em Torres Novas, o Seminário Internacional “Inflação e perda de poder de compra, o que fazer?”, organizado pela LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos.
(ler mais...)


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-06-25  Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada”
»  2024-06-23  Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29
»  2024-07-07  PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete
»  2024-06-21  Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas
»  2024-06-23  Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas