• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 22 Fevereiro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 17° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 15° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 14° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Carta do Alcorriol” para o voluntariado assinada no dia 24

Sociedade  »  2023-11-28 

O segundo “Encontro das Novas Parcerias para o Desenvolvimento das Aldeias de Torres Novas” teve lugar no passado dia 24 de Novembro, a recuperada escola primária de Alcorriol que, em certos momentos, foi pequena demais para acolher os participantes.

O encontro visou fazer o ponto de situação da contribuição do voluntariado corporativo para a implementação do Plano de Desenvolvimento do Alcorriol, documento elaborado pelos alcorriolenses em Abril de 2022.
Do muito que tem acontecido nesta pequena aldeia do concelho de Torres Novas, deu-se principal destaque à semana da energia da EDP, que, entre muitas outras coisas, recuperou o edifício centenário da escola primária, devolvendo-lhe capacidade para acolher eventos como este e evitando a sua alienação do património público. Destacou-se ainda a colaboração com uma empresa de um grupo nacional, que visa transformar a aldeia, nomeadamente tornando-a mais resiliente às alterações climáticas, em particular às ondas de calor que afectam cada vez mais frequentemente o nosso país e o Ribatejo em particular.

“As palavras que mais se ouviram neste encontro foram contágio, contaminação e partilha” – afirma Gonçalo Cavalheiro, da Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol, organizadora do evento. Nesta óptica da partilha e de aprendizagem, o projecto de inovação social implementado pela Santa Casa da Misericórdia de Alcanede “100 Memórias e Estórias” apresentou os resultados da sua implementação. “O 100 memórias e estórias mostrou-nos que envelhecer numa aldeia não é uma fatalidade, é sim uma oportunidade dificilmente disponível nas grandes cidades, de criar uma partilha intergeracional genuína, assegurando a continuidade do saber que quase se perdeu e o reforço e crescimento da nossa identidade cultural, continuou Gonçalo Cavalheiro.

Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, teve a seu cargo a apresentação principal do evento. O presidente desta estrutura governamental pioneira a nível europeu, responsável pela gestão de fundos comunitários destinados a promover a inovação social, demonstrou o papel central que as aldeias espalhadas pelo nosso país têm vindo e continuarão a ter na identificação e desenvolvimento de respostas inovadoras para desafios sociais.
No encontro participaram ainda representantes de diversas empresas e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, que testemunharam a importância das empresas poderem contribuir para o desenvolvimento das aldeias através do instrumento do voluntariado corporativo.

No final do encontro, algumas empresas assinaram a “Carta do Alcorriol - Voluntariado corporativo para o desenvolvimento das aldeias de Torres Novas”, através da qual se comprometem a desenvolver programas de voluntariado corporativo que contribuam para o desenvolvimento das aldeias de Torres Novas, em particular através do apoio aos respectivos colaboradores que façam parte dos órgãos sociais das associações sedeadas nas aldeias do concelho.
Foi ainda assinado um protocolo entre a ACRA e a Sanus Clínica que visa atribuir aos associados da ACRA condições preferenciais no acesso aos serviços de saúde prestados na clínica. “Esta é uma forma que encontrámos de dar um mimo especial aos nossos associados que nos apoiam há quase 50 anos!” – afirmou Ana Oliveira, presidente da ACRA.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Morreu José Ribeiro Sineiro, um torrejano notável »  2024-02-19 

Morreu hoje segunda-feira, ao fim da tarde, José Ribeiro Sineiro, uma das figuras marcantes da segunda metade do século XX torrejano. Foi um lutador contra a ditadura salazarista, animador cultural nas áreas do cine-clubismo e do património, teve um papel determinante nalgumas realizações culturais na cidade.
(ler mais...)


UDR Zona Alta organiza festival de Patinagem »  2024-02-16 

É já no dia 24 de Fevereiro, sábado, pelas 20 horas, que União Desportiva e recreativa da Zona Alta organiza o seu 2.º Festival de Patinagem Artística.

O evento vai ter como palco o Palácio dos Desportos, em Torres Novas, e conta com a presença dos irmãos Walgode, campeões do mundo de patinagem artística.
(ler mais...)


Dizendo-se vítima de “golpe de estado”, direcção dos Bombeiros demitiu-se em bloco »  2024-02-12 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos demitiu-se em bloco, hoje, segunda-feira, divulgando a sua decisão em conferência de imprensa realizada ao fim da tarde.
(ler mais...)


Borrego é na Chancelaria »  2024-02-10 

É já domingo, dia 18 de Fevereiro, o “Festival do Borrego” da freguesia da Chancelaria, Torres Novas, naquela que é a quarta edição do evento. A iguaria pode ser apreciada a partir das 13 horas, decorrendo o certame no salão da União Recreativa da Chancelaria, com aquisição de bilhetes nas associações da freguesia.
(ler mais...)


BOMBEIROS: “FRAUDE FISCAL DE MEIO MILHÃO” IMPUTADA À ANTERIOR DIRECÇÃO »  2024-02-07 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos reuniu na segunda-feira da semana passada com autarcas, a seu pedido, com vista a explicar a actual situação vivida nos BVT e a sua perspectiva face à contenda com a anterior direcção e o comandante José Carlos Sénica.
(ler mais...)


Centro de Línguas Britannia House entrega diplomas »  2024-02-07 

É já no próximo sábado, dia 10 de Fevereiro, pelas 15 horas, que o Centro de Línguas Britannia House de Torres Novas realiza a tradicional cerimónia de entrega dos diplomas da Universidade de Cambridge e Quadro de Honra 2022/2023.
(ler mais...)


Escola Profissional: competências em debate »  2024-02-07 

"Competências" profissionais são o tema de um encontro que se realiza amanhã, no auditório da Nersant, reunindo um painel de autarcas e especialistas no "passaporte para o futuro".


Pedro Morte no último mandato como presidente da UF de Santa Maria: “Há grandes deficiências infra-estruturais nas zonas rurais e a falta de saneamento é a mais gritante” »  2024-02-04 

 

 Pedro Morte é presidente da União de Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago há dez anos, depois de um mandato como presidente da Junta de Santa Maria. Por impedimento da lei da limitação de mandatos, não se recandidata.
(ler mais...)


BOMBEIROS: “FRAUDE FISCAL DE MEIO MILHÃO” IMPUTADA À ANTERIOR DIRECÇÃO »  2024-02-01 

Arnaldo Santos, anterior presidente, convocou assembleia para destituir direcção. Esta diz que Arnaldo quer ocultar uma eventual fraude fiscal na ordem de meio milhão de euros. Sucedem-se reuniões entre direcção e forças políticas do concelho.
(ler mais...)


Arnaldo Santos renunciou ao mandato na assembleia municipal »  2024-01-23 

Autarca histórico torrejano, eleito para vários cargos pelo PSD desde os anos 80 do século passado, Arnaldo Santos renunciou ontem ao seu mandato como membro da Assembleia Municipal de Torres Novas.

Em carta enviada José Trincão Marques, presidente do órgão em que desempenhava o cargo de líder da bancada do PSD, o autarca não apresentou motivos para a sua renúncia, que apanhou de surpresa alguns dos seus pares.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-02-19  Morreu José Ribeiro Sineiro, um torrejano notável
»  2024-01-23  Arnaldo Santos renunciou ao mandato na assembleia municipal
»  2024-02-01  BOMBEIROS: “FRAUDE FISCAL DE MEIO MILHÃO” IMPUTADA À ANTERIOR DIRECÇÃO
»  2024-02-12  Dizendo-se vítima de “golpe de estado”, direcção dos Bombeiros demitiu-se em bloco
»  2024-02-10  Borrego é na Chancelaria