• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 08 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 28° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 31° / 14°
Céu limpo
Qui.
 29° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Dizendo-se vítima de “golpe de estado”, direcção dos Bombeiros demitiu-se em bloco

Sociedade  »  2024-02-12 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos demitiu-se em bloco, hoje, segunda-feira, divulgando a sua decisão em conferência de imprensa realizada ao fim da tarde.

Perante os jornalistas, Nuno Cruz, Gabriel Neves e Rui Carvalho reiteraram a sua posição sobre os vários temas que têm sido notícia nas últimas semanas e que o JT amplamente relatou, nomeadamente a decisão da comissão arbitral que travou a suspensão da comissão de serviço do comandante José Sénica, que no entender da direcção deu origem a uma “situação caótica”, com divisões entre bombeiros, ameaças e injúrias por parte dos apoiantes do comandante e baixas psicológicas de bombeiros que se sentem coagidos e intimidados por aqueles. Os dirigentes não entendem que entidades como a Liga de Bombeiros e a Direcção Nacional da Protecção Civil avalizem a conduta do comandante, sobrepondo-se à vontade da instituição que tem legítimos direitos de conduzir ou não os comandantes ao seu serviço.

Quanto à alegada fraude fiscal de cerca de meio milhão de euros, a direcção confirmou que eram recorrentes esses pagamentos sem enquadramento fiscal, ao mesmo tempo que a “distribuição” dos dinheiros pelos bombeiros, dos serviços prestados, assume aspectos bizarros, como facto de haver apenas seis bombeiros que receberam, por junto, cerca de 360 mil euros. Nuno Cruz disse que, entretanto, muitos bombeiros que ao princípio estavam renitentes a fazer serviços noutros moldes (receber pagamentos com declaração fiscal) já se colectaram e começaram a passar recibos.

A direcção confirmou também que interpôs uma providência cautelar junto da PGR à decisão da comissão arbitral de não aceitar a destituição de José Sénica do cargo de comandante e que a questão financeira foi também entregue às entidades competentes.

Nuno Cruz, o presidente da direcção, confirmou também que Arnaldo Santos negou um pedido da direcção para a convocação de uma assembleia geral destinada a repor a legalidade dos estatutos, e que passados dois dias convocou ele próprio uma assembleia geral para destituição desta direcção sem que a convocatória explicite quaisquer razões estatutárias ou jurídico-administrativas para o efeito, o que é condição para o legal provimento da própria reunião.

Perante este quadro “complexo e difícil de entender”, um comandante a imiscuir-se, segundo a direcção, em assuntos que não têm que ver com as competências operacionais, e a perturbar os actos de gestão de quem foi legitimamente eleito para tal, “em conluio com o anterior presidente Arnaldo Santos”, agora presidente da assembleia geral e ao mesmo tempo presidente da comissão arbitral que decidiu sobre a continuidade de José Sénica no cargo da comandante, decidiu a direcção demitir-se em bloco, garantindo a gestão corrente da associação até à realização de eleições.

Entretanto, como não se pode destituir uma direcção que está demissionária, não pode haver decisão da sua destituição na assembleia geral extraordinária marcada por Arnado Santos para o próximo dia 17, que assim fica remetida para um vazio decisório.

Afirmando que a direcção contou sempre, desde o início, com o apoio do presidente da Câmara, Pedro Ferreira, em tudo o que foi solicitado, Gabriel Neves afirmou que esta acção consertada de quem apoia o comandante contra a direcção se traduz num autêntico “golpe de estado” dentro da instituição e que o mesmo só tem um objectivo: “denegar a justiça”.

Na próxima edição do JT daremos mais detalhes do conteúdo desta conferência de imprensa.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias” »  2024-05-05 

Manuel Jorge Carvalho Júnior é um dos seis autarcas das freguesias do concelho que vai concluir os 12 anos de mandatos possíveis por lei. Foi o primeiro presidente de uma união que juntou três freguesias independentes há séculos e garante que ultrapassou bem as dificuldades iniciais desse cenário novo.
(ler mais...)


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-05-05  Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias”
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA