• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 28 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 37° / 18°
Céu limpo
Qui.
 34° / 15°
Céu limpo
Qua.
 31° / 14°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 13°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos

Sociedade  »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia. Já de poético teve pouco o discurso de Gonçalo Pereira, novo presidente, que prometeu devolver a paz e tranquilidade ao seio da associação, manter os relacionamentos existentes e melhorar sinergias. 

Recorde-se que a nova direcção vem dar continuidade ao mandato começado pela equipa de Nuno Cruz, que se demitiu depois de Arnaldo Santos, presidente da Assembleia-geral da Associação, ter anunciado a realização de uma assembleia extraordinária para a destituição da mesma, sem apresentação de razão plausível. Perante tal decisão, a equipa de Nuno Cruz apresentou demissão.

Convocadas novas eleições, foram sujeitas duas listas a escrutínio no dia 16 deste mês. A lista A, presidida por Gonçalo Pereira, que tinha como principal lema de campanha a manutenção de José Carlos Pereira como comandante da corporação e a lista B, presidida pelo presidente demissionário Nuno Cruz que, sob a premissa de que as associações são mais do que as pessoas que para elas trabalham, prometia continuar o trabalho de endireitar as contas e organizar a associação.

A vitória foi grande para a lista que defendia a manutenção de José Carlos Pereira, como se de apenas disso se tratasse o trabalho da associação. Ao que tudo parece indicar, as dinâmicas do quartel de Torres Novas voltarão aos tempos que antecederam a vitória de Nuno Cruz.

A facção de bombeiros que tomou as dores do comandante aquando do litígio deste com a anterior direcção e que se uniu contra a direcção da associação de Nuno Cruz, esteve fortemente presente na cerimónia de tomada de posse, como forma de mostrar apoio à nova direcção.

O tom politizado de que se pintou a sessão de hoje não veste bem com o significado que a farda vermelha deveria ter na sua essência. Os bombeiros têm um papel operacional de socorro. A política deveria ficar para as associações que gerem as suas corporações.

A direcção que agora tomou posse é constituída por Gonçalo Silva Pereira, presidente, Luís Alberto Duarte Martins, vice-presidente, Elisabete Anastácio Silva Caleiro, tesoureira, Luís Carlos Lopes Pereira, Luís Filipe Moreira Godinho Rosa, Carlos Miguel Anastácio Silva, Filipa Catarina Silva Cardoso, Nuno Vítor Ferreira Nunes, Miguel Alexandre Fazenda Delgado, e os suplentes Luzia Marta Tavares Serigado, Ana Filipa Neto Braz e Manuel Jorge Carvalho Júnior. I.V.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Tufeiras Futebol Clube comemora 67 anos »  2024-05-22 

 Fundado em 1957 e na actualidade um pretexto para o reencontro de velhos amigos, o Tufeiras Futebol Clube comemora este ano mais uma aniversário, o 67.º, com um programa semelhante aos dos anos anteriores.

A data está estabelecida: 8 de Junho, com concentração junto à Adega Real, pelas 11 horas, seguindo-se a romagem ao cemitério para colocação do ramo de flores e fita alusiva ao acto.
(ler mais...)


Dia da Espiga: Bloco fala em "atitude intimidatória da Renova" »  2024-05-15 

Até agora, o Bloco de Esquerda foi a única força política concelhia a comentar os acontecimentos do Dia da Espiga. Em comunicado, o BE recorda que “pouco antes de completar um ano da queixa apresentada pela empresa Renova contra 12cidadãos” e de o Ministério Público ter arquivado esse processo, “falhou esta tentativa de intimidação para que se desista de visitar e desfrutar da nascente do Almonda, um bem público de todas e todos”.
(ler mais...)


Dia da espiga: Renova mandou GNR identificar cidadãos que foram à nascente »  2024-05-09 

Respondendo a uma sugestão do grupo ambientalista Um Colectivo, de Torres Novas, algumas dezenas de pessoas foram passando, ontem, quinta-feira, pela nascente do rio Almonda, no Moinho da Fonte, onde activistas e amigos daquele movimento estavam desde a manhã em piquenique do tradicional Dia da Espiga.
(ler mais...)


Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias” »  2024-05-05 

Manuel Jorge Carvalho Júnior é um dos seis autarcas das freguesias do concelho que vai concluir os 12 anos de mandatos possíveis por lei. Foi o primeiro presidente de uma união que juntou três freguesias independentes há séculos e garante que ultrapassou bem as dificuldades iniciais desse cenário novo.
(ler mais...)


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-05-05  Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias”
»  2024-05-09  Dia da espiga: Renova mandou GNR identificar cidadãos que foram à nascente
»  2024-05-15  Dia da Espiga: Bloco fala em "atitude intimidatória da Renova"
»  2024-05-22  Tufeiras Futebol Clube comemora 67 anos