Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-6d9f668e): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 03 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 30° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 34° / 19°
Céu limpo
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  39° / 17°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão

Sociedade  »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados. O presidente da mesa da assembleia geral, Arnaldo Santos, redigiu a convocatória dizendo tratar-se da eleição da direcção para o mandato de 2023/2025. Ora, 2023 já lá vai há muito, estamos em 2024, e uma direcção não pode ser eleita para gerir o tempo que já passou, caindo por terra a eficácia da convocatória.

Por outro lado, os estatutos dizem que as eleições enquadram mandatos trienais, pelo que a realizar-se em 16 de Março, as eleições seriam para o triénio de 2024/2027. O mandato interrompido dizia respeito ao triénio de 2023/2026: no site da AHBVT, a notícia da tomada de posse dos corpos sociais é bem clara, indicando que aqueles seriam os dirigentes para o triénio de 2023/2026.

Supondo que este agora seria um acto eleitoral para completar o triénio interrompido, fazendo fé na tese da nota apensa à convocatória, a mesma convocatória deveria mencionar 2024/2026 e não 2023/2025. Uma enorme confusão, aparentemente. Perante este cenário, é de crer que esta assembleia geral do dia 16 de Março suscite muitas dúvidas, por improcedente na sua convocatória, cujos termos não se entendem nem colam com a realidade.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)


Apresentação do livro “Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade” no Museu Municipal Carlos Reis »  2025-06-06 

No âmbito da exposição «As Mulheres de Maria Lamas», o Museu Municipal Carlos Reis vai receber, no dia 7 de Junho, a partir das 16 horas, a apresentação do livro «Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade» (Editora Barca do Inferno), da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara »  2025-06-03 

O Movimento P´la Nossa Terra informa em comunicado que ontem, segunda-feira, na Sala de Sessões dos antigos Paços do Concelho, apresentou aos seus simpatizantes e apoiantes os seus cabeças de lista, quer para a Câmara Municipal, quer para a Assembleia Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Nova assinatura de linha MEIO: um valor único por 5 euros »  2025-06-02 

A mobilidade no Médio Tejo volta a dar um passo em frente com a introdução de uma nova medida que promete tornar as deslocações mais acessíveis e inclusivas. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, enquanto Autoridade de Transportes, lança agora a assinatura de linha MEIO, que, por apenas 5 euros nos passes, permite viajar em qualquer distância, dentro da região.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-03  Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-06-07  Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I)
»  2025-06-06  Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos
»  2025-06-06  BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa