• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 10 Dezembro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 14° / 3°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 13° / 2°
Céu limpo
Qua.
 13° / 3°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  14° / 3°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: autarquia conta com envolvimento de privados para dar a volta ao centro histórico

Sociedade  »  2015-01-22 

O auditório da biblioteca foi o local escolhido para a apresentação pública do UrbNovas, um projecto de reabilitação de Torres Novas que surge na sequência da delimitação da primeira ARU – Área de Reabilitação Urbana. A autarquia pretende envolver privados, que são donos de 95 por cento do edificado nesse perímetro e, para isso, regulamentou uma série de benefícios fiscais.

Decorreu no sábado, dia 17 de Janeiro, a sessão pública de apresentação do UrbNovas, o nome dado pela autarquia ao projecto de reabilitação do centro histórico da cidade em que o papel do município passa, em certa medida, pela criação de condições de incentivo à reabilitação, revitalização e regeneração daquela área urbana, muito afectada pela degradação do parque habitacional.

Com este programa, a câmara quer evitar ‘pseudo’ reabilitações, ou seja, intervenções que se fiquem apenas pelas fachadas dos imóveis e deseja que as intervenções a fazer não descaracterizem os edifícios.

Com a delimitação da ARU, os particulares e entidades públicas têm acesso a ferramentas e instrumentos no âmbito do Regime Jurídico da Reabilitação Urbana e, é esse o principal trunfo da autarquia na tarefa de mobilizar os proprietários para esta causa.

Os benefícios fiscais surgem à cabeça do conjunto do normativo de incentivos, nomeadamente a isenção de IMI durante cinco anos, redução do IVA de 23 para 6 por cento nas empreitadas, deduções à colecta no IRS, acesso facilitado a programas de financiamento e isenção em todas as taxas previstas no regulamento municipal. Estes são alguns dos incentivos previstos para obras de reabilitação na ARU de Torres Novas, que tem um prazo temporal limitado de 15 anos.

Entretanto, dentro de algumas semanas, a câmara municipal vai instalar no centro das cidade (no edifício do Paço) o GURU - Gabinete Técnico para a Reabilitação Urbana -, um gabinete especializado criado para sensibilizar e esclarecer a população, bem como para apoiar tecnicamente os projectos que venham a ser apresentados.

 

Centro histórico perdeu 127 famílias em 20 anos

Não obstante de se terem realizado importantes e significativas intervenções e melhorias no espaço público do centro histórico de Torres Novas (remodelação da praça 5 de Outubro, intervenção no castelo e na envolvente, nas igrejas da Misericórdia, Santiago e de São Pedro, jardim das rosas, entre outros), o estado de degradação do CH, em geral, piorou. sobretudo o estado de conservação dos prédios particulares que correspondem a 95 por cento do edificado no CH.

”O nosso centro histórico está longe de o considerarmos razoável”, disse mesmo o presidente da câmara municipal de Torres Novas na sessão de apresentação do UrbNovas, afirmando ainda ”a tristeza e preocupação” que sente ao assistir à degradação contínua de inúmeros imóveis, muitos dos quais em estado de ruína. ”Um cenário que desincentiva a procura de habitação no centro da cidade e prejudica inevitavelmente as pequenas ou grandes empresas que continuam felizmente a apostar nesta localização”, asseverou Pedro Ferreira, que disse que 30 por cento dos 760 prédios existentes no CH está em ruínas ou em mau estado de conservação.

”Recuando a 1991, não existiam alojamentos vagos e registavam-se 519 famílias residentes (no CH). Os dados dos censos de 2011 apontam para 302 alojamentos vagos no centro histórico e apenas 391 famílias residentes”, ou seja, existem menos 127 famílias do que há 20 anos.

O autarca torrejano sublinhou que os proprietários dos imóveis em ruínas têm sido alertados pelo município mas, por questões financeiras e de desentendimentos entre herdeiros, que originam em muitos casos processos judiciais, tem obrigado o município a intervir pontualmente ,”mas a execução das obras necessárias é penosa financeiramente para o município e são tantos os casos que seria financeiramente impossível responder atempadamente a todos eles. Estamos assim perante um enorme e complexo desafio, mas que o município está disposto a assumir”, vaticinou. Pedro Ferreira garantiu ainda que para os proprietários que não aderiram a este desafio e que ponham em causa o sucesso deste projecto de grande interesse público, serão utilizadas, ”caso a caso” as medidas coercivas em termos de política urbanística, medidas estas que foram reforçadas com a constituição da ARU.

 

Como se processa?

Os projectos de reabilitação na ARU de Torres Novas começam por um vistoria ao imóvel a intervir, por uma comissão que atribui uma classificação em função do estado de conservação. A classificação de 1 a 5 (péssimo, mau, médio, bom e excelente) é fixada e um dos pressupostos deste programa é que, depois da intervenção, a avaliação do imóvel pela mesma comissão suba pelo menos dois patamares. Por exemplo, para um imóvel com uma avaliação inicial ”mau”, a classificação final (posterior à obra) tem de ser, no mínimo, ”bom”.

 

Materiais

O projecto UrbNovas contempla a criação de um armazém de materiais relevantes que possam ser recuperados antes da obra, conservados, e novamente aplicados no decorrer dos trabalhos, como azulejos, gradeamentos, portas, caixilhos, ou outros.

 

Automóveis no centro histórico

O estacionamento automóvel é também um dos aspectos considerados centrais e ao qual a equipa UrbNovas, coordenada pela arquitecta Leonor Calisto, dedicará especial atenção. A autarquia tem um estudo na sua posse, mas que está a ser actualizado tendo em conta algumas mudanças que entretanto surgiram. A actualização do referido estudo vai custar aos cofres da autarquia 4 mil euros, disse o presidente da câmara municipal, que considerou um investimento necessário.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Rodrigues encomendou sondagem à Intercampus: PS ganha, ex-presidente dá garantias de bom desempenho para 31% dos inquiridos »  2024-12-09 

António Rodrigues, ainda não colocou de parte a sua intenção de se candidatar à liderança da autarquia, debatendo-se, no entanto, com o facto de o PS estar centrado em candidaturas oriundas da estrutura dirigente socialista, nomeadamente Luís Silva e José Trincão Marques.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos »  2024-12-06 

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

 Nos termos do disposto na alínea a) do Artigo 23º e Artigo 26º dos Estatutos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, convoco os digníssimos sócios para reunião ordinária da Assembleia-Geral, no dia 21 de Dezembro de 2024, às 20H000, na sede da Associação sita em Torres Novas,

com a seguinte Ordem de Trabalhos:

 Ponto 1 - Leitura e aprovação da ata da reunião de 27-09-2024.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - ASSOCIAÇÃO DE SOCORROS MÚTUOS MONTEPIO DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ DE TORRES NOVAS »  2024-12-05 

ASSOCIAÇÃO DE SOCORROS MÚTUOS MONTEPIO DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ DE TORRES NOVAS

CONVOCATÓRIA

 Convoco, ao abrigo da alínea d) do artigo 45.º e da alínea b) do artigo 36.
(ler mais...)


PSD: Tiago Ferreira reuniu-se ontem com empresários »  2024-11-28 

As autárquicas começam decididamente a aquecer em Torres Novas e o PSD parece disposto a forçar um mudar de página nos destinos de uma Câmara gerida pelos socialistas há mais de 30 anos.

O candidato assumido pelos social-democratas, em coligação com o CDS, quis tomar o pulso aos empresários e reuniu ontem cerca de 70 pessoas num restaurante em Torres Novas, tendo o repasto contado com a presença de João Moura, secretário de Estado da Agricultura e João McMilan Vale e Azevedo, deputado do PSD, entre outros dirigentes.
(ler mais...)


Torres Novas: Câmara aprovou orçamento de perto de 60 milhões para 2025 »  2024-11-28 

O executivo municipal aprovou por maioria, com a abstenção da coligação PPD/PSD-CDS/PP, em reunião extraordinária de 27 de Novembro, a proposta de Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2025.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO ENTRONCAMENTO »  2024-11-26 

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO ENTRONCAMENTO

CONVOCATÓRIA ELEITORAL

Ilda Maria Pinto Rodrigues Joaquim, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, nos termos da alínea a), do número 2, do artigo 22º e do número 2, do artigo 33º, do Compromisso, informa que a Assembleia Geral Eleitoral, para a eleição dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, para o período compreendido de 2025 a 2029, realizar-se-á no dia 20 de dezembro de 2024, com abertura das urnas às 17H30m e fecho às 21h30, na UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS – MANUEL FANHA VIEIRA.
(ler mais...)


Digidelta e Gráfica Almondina apoiadas pelos fundos do CENTRO 2030 em 1,5 milhões »  2024-11-22 

A Digidelta, com cerca de 660 mil euros, e a Gráfica Almondina, com cerca 910 mil euros, foram as duas únicas empresas do concelho de Torres Novas a receberem subsídios do programa CENTRO 2030 destinados ao apoio ao investimento.
(ler mais...)


Amigos do Hospital: seminário sobre voluntariado, dia 26 »  2024-11-21 

A Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas realiza a partir das 14 horas do dia 26 de Novembro, terça-feira, o Seminário “Faça a diferença, seja voluntário!”, no auditório municipal, sito na na Biblioteca Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Rita Marcelino “A sardinha no meio dos tubarões!”, livro de Rita Marcelino, vai ser lançado no dia 30 »  2024-11-21 

É a primeira experiência editorial da jovem Rita Marcelino, um livro infantil ilustrado, que vai ser apresentado no próximo dia 30 de Novembro, sábado, pelas 15 horas, na biblioteca municipal de Torres Novas.

“Em pleno oceano vivia um cardume de sardinhas, mas havia uma que se sentia igual a todas as outras.
(ler mais...)


Morte dos peixes em 6 de Agosto: análises da APA não autorizam tese da “descarga poluente” »  2024-11-18 

Ao contrário do que foi lavrado num comunicado apócrifo, publicado no site do Município de Torres Novas no passado dia 13, as análises da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) relativas à recolha de água no rio Almonda efectuada no dia 6 de Agosto, data da grande mortandade de peixes no rio ocorrida entre as piscinas e o Açude Real, não sugerem que o sucedido tenha tido inequívoca origem numa “descarga poluente” perpetrada naquele local.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-11-18  Morte dos peixes em 6 de Agosto: análises da APA não autorizam tese da “descarga poluente”
»  2024-11-21  Rita Marcelino “A sardinha no meio dos tubarões!”, livro de Rita Marcelino, vai ser lançado no dia 30
»  2024-11-21  Amigos do Hospital: seminário sobre voluntariado, dia 26
»  2024-11-16  Encontro nacional do LIVRE decorre no Entroncamento
»  2024-11-22  Digidelta e Gráfica Almondina apoiadas pelos fundos do CENTRO 2030 em 1,5 milhões