• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 09 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 23° / 13°
Céu nublado
Sáb.
 27° / 12°
Períodos nublados
Sex.
 29° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

BOMBEIROS: “FRAUDE FISCAL DE MEIO MILHÃO” IMPUTADA À ANTERIOR DIRECÇÃO

Sociedade  »  2024-02-07 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos reuniu na segunda-feira da semana passada com autarcas, a seu pedido, com vista a explicar a actual situação vivida nos BVT e a sua perspectiva face à contenda com a anterior direcção e o comandante José Carlos Sénica.

Estiveram presentes representantes do Bloco de Esquerda, da CDU, do PSD e do Movimento pela Nossa Terra, para além do presidente da Câmara. Não participaram nenhum representante do PS, força maioritária no executivo municipal, nem esteve presente o presidente da Assembleia Municipal. Por engano no convite esteve o presidente da Junta de Assentis, eleito independente mas apenas na sua freguesia, devendo, se fosse o caso, haver convites para todos os presidentes das juntas.

No comunicado distribuído na sequência do encontro, a direcção da AHBVT começa por dizer que se tem procurado misturar tudo numa amálgama de problemas por forma a que não sejam entendíveis, na opinião pública”, pelo que, refere, “importa desde logo, separar e isolar cada um dos problemas que afectam de forma gravosa o quotidiano dos bombeiros Torrejanos e da Associação que o detém e mantém. E, no entender dos dirigentes, são três as questões: a situação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos (AHBVT, a não renovação da comissão de serviço do comandante e em terceiro lugara acção de Arnaldo Santos, enquanto presidente da Mesa da Assembleia Geral e ex-presidente da direcção.

Quanto à associação, diz a direcção que a recente convocação de uma assembleia geral para destituir os actuais dirigentes “pretende fazer ocultar uma eventual fraude fiscal na ordem de meio milhão de euros, apurada pela atual direção e alertada pelo Conselho Fiscal à anterior direcção da Associação desde há anos, naturalmente apontada às gestões anteriores que tinham como presidente da direcção Arnaldo Santos. Garantem os actuais dirigentes que, após a sua posse, “ao tomar conhecimento de tais ilegalidades, procuraram restabelecer toda a legalidade e impor condutas de rigor e transparência na gestão, que está e deve estar, sempre subordinada ao escrutínio da aplicação de dinheiros públicos”.

No que diz respeito ao tema “comandante”, diz-se que a decisão tomada pela direcção de não renovar da comissão de serviço do comandante, que iniciou em 20 de Dezembro de 2018 e teve o seu términus em 19 de Dezembro de 2023, “fundamenta-se na incapacidade demonstrada pelo comandante de aceitar as linhas orientadoras, emanadas pela direcção, no sentido de alcançar os objectivos a que esta se propôs no âmbito da sua candidatura”.

A direcção realça uma coisa óbvia: a gestão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos está acometida, por força dos estatutos em vigor, à direção da Associação e não ao comando do Corpo de Bombeiros, e que é a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos que tem como objecto social “deter e manter um corpo de Bombeiros” e não o Corpo de Bombeiros deter uma Associação. É este o argumento legal e estatutário que define “a competência da direcção para escolher o comandante e nunca o inverso, como se pretende fazer passar para a opinião pública”

Quanto a Arnaldo Santos, enquanto presidente da Mesa da Assembleia Geral e ex-presidente da direcção, dizem os dirigentes que “à revelia da actual direcção e contra a sua legítima decisão, renovou a comissão de serviço do comandante com base em fundamentos juridicamente inválidos, razão pela qual o processo foi remetido ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria”.

A direcção estranha ainda o facto de, quando confrontada com a acta n.º 25 da Assembleia Geral, realizada em 15 de julho de 2022, constata o facto de Arnaldo Santos, então como presidente da direcção da AHBVT, “ter proposto à discussão a aprovação de uma norma estatutária que lhe permitiria, a ele próprio, enquanto presidente da direcção, destituir o comandante em funções e que agora, sem explicação aparente, tanto tenta proteger contra tudo e contra todos”.

Nuno Cruz revelou também que a direcção pediu a Arnaldo santos para convocar uma assembleia extraordinária para revisão dos actuais Estatutos em vigor e que estarão, no entender da direção da Associação, feridos de Ilegalidade “ao permitirem que apenas 16 associados, em clara violação do direito de propriedade dos demais associados, direito este que merece consagração constitucional, possam extinguir a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, quase centenária e que conta com mais de 7 (sete) mil associados activos”. Trata-se de uma questão grave, já que, diz a direcção, o actual Artigo 52º dos Estatutos permite que apenas 16 associados extingam a Associação, revogou o anterior Artº 50º dos mesmo Estatutos, que exigia a aprovação de três quartos de todos os associados, ou seja, cerca de 5400 associados, sem que para o efeito tivesse sido apresentada, discutida e votada esta alteração em Assembleia Geral, como é exigido estatutariamente”.

Ao contrário do que lhe foi pedido, diz a direcção, em pouco mais de 24 horas Arnaldo Santos convocou uma Assembleia Geral Extraordinária com o objectivo de destituir a actual direcção em funções, sendo este pedido de convocatória, posterior ao referido anteriormente, “suscitando o fundado receio de que tal convocatória para destituição da direcção em funções tenha por objectivo ocultar eventuais danos provocados por gestões anteriores da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos”.

Sénica: Tudo falso

Entretanto, em curto comunicado distribuído à imprensa a 26 de Janeiro, e na sequência da sessão de esclarecimento promovida pela direcção, o comandante José Carlos Sénica diz apenas, sem mais explicações: “São falsos todos os factos que me são imputados e jamais fiz uso reprovável de qualquer meio pertença da AHBVT ou violei qualquer obrigação a que estou adstrito”, rematando que continua “legalmente a exercer as suas funções de comandante da corporação”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias” »  2024-05-05 

Manuel Jorge Carvalho Júnior é um dos seis autarcas das freguesias do concelho que vai concluir os 12 anos de mandatos possíveis por lei. Foi o primeiro presidente de uma união que juntou três freguesias independentes há séculos e garante que ultrapassou bem as dificuldades iniciais desse cenário novo.
(ler mais...)


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-05-05  Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias”
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA