• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 15 Abril 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 22° / 10°
Céu limpo
Sex.
 23° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Qui.
 22° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  21° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

PSD pergunta porque razão Carlos Ramos escondeu assunto na reunião de câmara

Sociedade  »  2021-02-12 

A seguir ao Bloco de Esquerda, é o PSD que vem tomar posição pública sobre os acontecimentos relacionados com o facto de o vereador Carlos Ramos ter sido vacinado contra a covid-19, alegadamente com uma sobra, num dos lares em que a vacina foi dada no dia 14 de Janeiro.

Os social-democratas dizem ter questionado o presidente da Câmara, Pedro Ferreira, mas que face ao silêncio do autarca, avançaram com o comunicado à população. Assim, o PSD insiste nas seguintes questões:   

“Tendo recebido a primeira toma da vacina em 14 de Janeiro, porque razão o vereador Carlos Ramos ocultou o facto nas duas reuniões de câmara entretanto decorridas, incluindo a reunião pública do dia 9 de Fevereiro, em que o assunto foi abordado?”

O PSD pergunta ainda se o presidente ou alguns dos vereadores do PS tinham conhecimento desta situação, ao mesmo tempo que interroga: “Que trabalho político desempenha um vereador em exercício de funções, quando acompanha uma acção de vacinação numa instituição do concelho? Para as instituições e para os respetivos utentes, que mais valia acrescenta a sua presença num momento destes? O vereador vai acompanhar as acções do género em todas as instituições do concelho?”

O comunicado afirma que a entidade responsável pela vacinação não solicitou qualquer apoio do Serviço Municipal da Proteção Civil mas apenas a presença de dois bombeiros e uma ambulância para acompanhar o processo, perguntando o PSD a que título e com que objetivos se deveu a sua presença do vereador Carlos Ramos no local.  

As justificações utilizadas de que “sobrou uma” ou ainda que “não existia mais ninguém!”, são inaceitáveis para o PSD. Por um lado é referido que houve elementos da Proteção Civil Municipal vacinados mas ninguém esclarece se há, de facto, outros elementos desse serviço também contemplados. Por outro lado, mesmo não havendo, na altura, regras claras para as “sobras”, como se justifica que não se tenha chamado, na ocasião, algum operacional para o efeito? 

 O PSD Torres Novas diz lamentar profundamente a situação, que voluntária ou involuntariamente, “atenta contra os direitos de todos os cidadãos” que “estamos perante indícios especialmente gravosos para todos aqueles que, em situação de maior vulnerabilidade, por trabalho efetivo e diário na linha da frente, por doença ou por idade mais avançada, se terão visto ultrapassados por um vereador do executivo municipal”. 

“Nos últimos anos a Câmara Municipal tem feito públicas todo o tipo de acções, desde bandeiras, galardões, inaugurações de contentores, bancos de jardim, lançamentos de anúncios, projectos e intenções de todos os tipos e temáticas. No momento em que mais precisávamos de esclarecimento e de uma mensagem de confiança para o próprio processo de vacinação, o PSD de Torres Novas regista com desagrado a indisponibilidade deste executivo para comunicar com os torrejanos”, remata o comunicado.

Até ao momento, o Partido Socialista, nas listas do qual Carlos Ramos foi eleito, ainda não se pronunciou sobre o assunto. Também o presidente da Câmara, Pedro Ferreira, não explicou publicamente por que razão omitiu a situação na reunião pública de 9 de Fevereiro, quando o tema da vacinação foi debatido pelo executivo.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Boletim diário covid-19, quarta-feira, 14 de Abril: 6 casos na sub-região »  2021-04-14 

Nos últimos dias a situação pandémica nos concelhos da sub-região do Médio Tejo dá conta de um reduzido número de novos contágios declarados. No dia 12, registaram-se 6 casos, 3 em Abrantes e 3 em Tomar.
(ler mais...)


O Moinho da Fonte: a antiga povoação, a fábrica de papel e o rio Almonda – apontamentos históricos »  2021-04-13 

A pequena povoação do Moinho da Fonte (freguesia de Pedrógão) já era nos anos 30 e hoje seria ainda, não fosse a expansão da fábrica de papel, a mais bonita aldeia do concelho de Torres Novas (na foto).
(ler mais...)


Maioria socialista empatou novo Intermarché durante dois anos »  2021-04-12 

 

A Câmara votou há dois anos, a execução de um plano de pormenor para Cancela do Leão, para onde está previsto o novo Intermarché, e a necessária suspensão do PDM, também por dois anos.
(ler mais...)


João Filipe Santos, candidato do PSD à freguesia da Chancelaria: “Fazemos parte do parente pobre, o norte do concelho de Torres Novas” »  2021-04-08 

 

 Antes de qualquer candidato à Câmara, João Filipe Santos deu o pontapé de saída para as autárquicas, declarando-se pronto para recuperar para o PSD a freguesia da Chancelaria. Ao JT, o presidente da filarmónica da Mata durante seis anos diz que tem consigo uma equipa competente para a difícil tarefa de derrotar Alfredo Antunes, um autarca que reforçou a sua popularidade nas últimas eleições.
(ler mais...)


Bombeiros: Arnaldo Santos eleito para mais um mandato »  2021-04-08 

Arnaldo Santos foi eleito ontem presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários Torrejanos para o biénio 2021/2022, tendo consigo no órgão executivo da associação humanitária Francisco Valente Sarmento, Ana Cristina Pinho, Susana Costa Braz, Luís Miguel Ventura, Luís Carlos Dias e Alexandre Duque Gameiro.
(ler mais...)


Autárquicas: PSD e PS avançam com candidatos, Bloco e PCP ainda sem nomes, Rodrigues é incógnita »  2021-04-08 

Vão ser as XIII eleições autárquicas depois do 25 de Abril. Os torrejanos elegeram até agora mais de oitenta vereadores para os 13 executivos municipais. Nesses eleitos que se sucederam durante 45 anos, as mulheres eleitas vereadoras não enchem uma mão.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19,terça-feira, 6 de Abril: 4 casos em Torres Novas num total de 11 na sub-região »  2021-04-06 

No fim de semana passado os dados relativos à pandemia na sub-região do Médio Tejo não tiveram qualquer relevância, como é habitual: no sábado, 3 de Abril, foi registado apenas um caso em Ourém e todos os concelhos estavam em risco moderado.
(ler mais...)


Torres Novas: CDS/PP reconduz Nuno Cruz e direcção anterior »  2021-03-29 

A organização de Torres Novas do CDS/PP tem “novos” dirigentes, eleitos no sábado passado, informa um comunicado da comissão política local dos centristas.

Nuno Cruz foi reeleito presidente da estrutura concelhia, tendo como vice-presidente Gonçalo Reis e secretário José Manuel Duarte.
(ler mais...)


Torres Novas; Festival do Cabrito começa sexta em modo “comida para fora” »  2021-03-23 

O Município de Torres Novas, em colaboração com 17 restaurantes do concelho, promove entre 26 de Março a 4 de Abril, a 30.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito. Dado o estado de emergência em vigor, o evento irá decorrer em regime de comida para fora, anuncia o comunicado da autarquia, com alguns restaurantes a disponibilizarem os serviços de entregas.
(ler mais...)


Subsídios à cultura em Torres Novas: maior verba vai para os pombos »  2021-03-22 

 Dizer que é um escândalo é pouco: a câmara atribuiu a uma associação columbófila (que não é cultural nem desportiva) uma verba maior que aquela que dá, num ano, às filarmónicas do concelho ou ao Phydellius.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-04-08  João Filipe Santos, candidato do PSD à freguesia da Chancelaria: “Fazemos parte do parente pobre, o norte do concelho de Torres Novas”
»  2021-03-22  Subsídios à cultura em Torres Novas: maior verba vai para os pombos
»  2021-04-08  Bombeiros: Arnaldo Santos eleito para mais um mandato
»  2021-04-13  O Moinho da Fonte: a antiga povoação, a fábrica de papel e o rio Almonda – apontamentos históricos
»  2021-03-29  Torres Novas: CDS/PP reconduz Nuno Cruz e direcção anterior