• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 26 Setembro 2023    |      Directora: Inês Vidal; director-adjunto, João Carlos Lopes    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 34° / 17°
Céu limpo
Qui.
 29° / 15°
Céu limpo
Qua.
 28° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pauliana V. Pimentel em Tomar na casa dos Cubos

Cultura  »  2022-07-05 

 

 

Está patente, até 4 de Setembro, no CEFT – Casa dos Cubos, Tomar, a 3ª exposição do 2.º Ciclo de Exposições em Fotografia e Território, intitulada “Narcisismo das Pequenas Diferenças”, de Pauliana V. Pimentel.

“A terceira exposição do Ciclo em Fotografia e Território deste ano apresenta na Casa dos Cubos a série “Narcisismo das Pequenas Diferenças”, de Pauliana V Pimentel, trabalho desenvolvido durante uma residência artística na ilha de S. Miguel, nos Açores, em 2017.

Através desta série podemos assistir ao desenvolvimento de um conjunto de linhas que já se vislumbravam em trabalhos anteriores da artista, nomeadamente o interesse pelo retrato e pela juventude, expresso através de uma fotografia empática, de proximidade entre autora e visados, onde identidade e individualidade, diferença e performance, parecem andar de mãos dadas para constituir uma experiência do mundo que é ao mesmo tempo estética e sensível.

Pauliana V. Pimentel, Lisboa (1975) ‘5 professora de fotografia autoral. Como artista visual faz exposições regulares desde 1999. Em 2005, participou no curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Pertenceu ao colectivo (Kameraphoto) desde 2006 até à sua extinção em 2014. Em 2009 foi publicado o seu primeiro livro de autora “VOL I” (Pierre von Kleist), “Caucase, Souvenirs de Voyage” (Fundação Calouste Gulbenkian) em 2011, em 2018 “Quel Pedra” (Camera Infinita) e em 2019 “Narcisismo das Pequenas Diferenças” (Arquivo Municipal da Câmara de Lisboa). Em 2015 recebeu o prémio de Artes Visuais pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2016 foi nomeada para o Prémio NOVO BANCO Photo.Esteve durante 5 anos representada na Galeria 3+1 Arte Contemporânea e 7 anos na Galeria das Salgadeiras, em Lisboa. Parte da sua obra pertence a coleccionadores privados e institucionais, tais como Fundação Calouste Gulbenkian, Partex, Fundação EDP, Maat e Novo Banco.

Realiza, também, filmes.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)


Cinema: estreia do filme “DASEIN”, hoje, na Biblioteca Municipal »  2023-07-28 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe, hoje, 28 de Julho às 21h30, a estreia do filme “DASEIN”, da autoria de João Canuto, numa iniciativa de entrada livre direccionada a maiores de 16 anos.

Nesta longa-metragem de ficção apresenta-se a segunda parte de “uma trilogia antológica focada em ciclos autodestrutivos, tendo como temas principais os direitos humanos, a igualdade, o perigo das ideologias extremistas e a raiz ou origem da discriminação”, lê-se na sinopse.
(ler mais...)


BARQUINHA: Aurea anima Feira do Tejo 2023 »  2023-06-10 

A cantora portuguesa Aurea é uma das principais atrações da edição deste ano da Feira do Tejo, o maior evento anual do concelho de Vila Nova da Barquinha. Durante cinco dias de festa, até 13 de junho, Vila Nova da Barquinha não vai parar, com animação para toda a família.
(ler mais...)


Museus: Torres Novas trouxe menção honrosa para o Caldeirão »  2023-06-03 

O Museu Municipal Carlos Reis recebeu uma menção honrosa na categoria Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural nos prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia, entregues no dia 26 de Maio, pela conservação da colecção de arqueologia industrial da Central do Caldeirão.
(ler mais...)


Música: Siul Sotnas regressa com a Rádio Canibal - “Vocês sabem bem!” »  2023-05-30 

Ao segundo disco, o músico riachense apresenta-nos uma obra conceptual, à volta de um programa nocturno de autor, numa qualquer rádio pirata dos anos 80. Uma qualquer, não: Chamou-lhe Rádio Canibal. Nada a ver com dietas modernas, ou com alguma crítica ao mundo radiofónico, mas disso falaremos mais abaixo.
(ler mais...)


Alcanena: livro de Rúben Marques apresentado sábado »  2023-04-25 

"Quem somos quando ninguém nos vê?" é o título do livro de poesia, da autoria de Rúben Marques, que vai ser apresentado sábado, 29 de Abril, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal de Alcanena.

Uma vez por mês, a biblioteca de Alcanena abre as suas portas a encontros de poetas, em que se nalisa a obre de um autor, mas desta vez a sessão é dedicada ao lançamento de uma obra inédita.
(ler mais...)


Artistas torrejanos no espaço renovado da FNAC Leiria »  2023-04-01 

São vários os eventos que vão animar a FNAC Leiria até dia 2 de Abril. O saxofonista David Mourão actuou ontem, dia 1 Abril, hoje é a vez de Ana Dória, às 16 horas, naquele espaço da capital do Liz.
(ler mais...)


Siul Sotnas: Abril, músicas mil »  2023-03-18 

O artista riachense Siul Sotnas, pseudónimo artístico de Luís Santos, apresenta-se ao vivo numa-mão-quase cheia de concertos durante o próximo mês de Abril. É a primeira etapa da “SuperTour23”, que Siul tem em mãos para apresentar a Rádio Canibal ao público, nas vésperas do lançamento do disco – lê-se na nota enviada à imprensa.
(ler mais...)


RIACHOS: Livro sobre “As Camponesas” apresentado domingo no Museu Agrícola »  2023-03-03 

Realiza-se no domingo, dia 5 de março, pelas 15 horas, no Museu Agrícola de Riachos, a cerimónia de lançamento do livro Grupo de Cantares Populares “As Camponesas de Riachos”. Um percurso inesperado, editado pelo Município de Torres Novas, com texto da autoria de Ana Maria Marques, antropóloga e técnica superior dos serviços municipais.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2023-08-29  Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos