• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 04 Outubro 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 32° / 19°
Períodos nublados
Qui.
 32° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 31° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

SANTARÉM: programação de verão com dezenas de eventos na cidade e nas freguesias

Cultura  »  2022-07-05 

 

A programação cultural de verão em Santarém arrancou no sábado, no Largo do Seminário, com o festival de folclore “Da aldeia à cidade”, prolongando-se até 23 de Setembro, com dezenas de eventos na cidade e nas freguesias.

Sob o lema “Do Solstício ao Equinócio”, a programação de verão In.Str aposta este ano na ligação da cidade às freguesias rurais, estendo-se às seis vilas do concelho - Alcanede, Alcanhões, Amiais de Baixo, Pernes, Tremês e Vale de Santarém -, que vão receber residências artísticas itinerantes, no âmbito da programação em rede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), afirma uma nota da Câmara de Santarém.

Ao longo de três meses, Santarém volta a ser palco de espectáculos (de música, teatro e dança), feiras, recriações, animação de rua, cinema, etnografia, bem como do festival de Estátuas Humanas e de uma noite de observação dos astros, entre outras iniciativas, procurando recuperar uma dinâmica iniciada há oito anos e interrompida devido à pandemia da covid-19, afirma a nota.

Promovida pela Câmara Municipal de Santarém, a programação envolve, desde o seu início, em 2015, os agentes culturais do concelho, contando, nesta edição, com as parcerias das freguesias, da Fundação Inatel, do Museu Diocesano de Santarém, da Sociedade Recreativa Operária, do Conservatório de Música de Santarém, entre outros agentes e instituições do concelho.

Segundo o município, a Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário) e o Largo Visconde Serra do Pilar (Praça Velha) serão dois palcos privilegiados no centro histórico da cidade, sobretudo para os eventos programados para as noites de sábado.

Entre os espetáculos agendados para estes locais, contam-se a Serenata Monumental, do Centro Cultural Regional de Santarém, e o concerto dos Charruas com Dany Silva, dos Vulture de Portugal, de Maro, os tributos a Michael Bublé e aos Génesis, bem como as atuações de Olavo Bilac, Surma, Bandas Sonoras de Filmes e Pierre Aderne com a Rua das Pretas.

As manhãs de sábado serão dedicadas à etnografia e ao folclore, com as ruas do centro histórico a acolherem os usos e costumes, música, dança, gastronomia e a recriação de atividades agrícolas campesinas por 10 grupos da região, numa parceria com o Inatel.

 


As quartas-feiras, sob programação do Cineclube, serão de cinema, destacando o município o ciclo dedicado ao género musical, projetado no espaço junto às Piscinas Municipais, no Sacapeito.

Às quintas-feiras, a programação oferece espetáculos rotativos no Jardim da Biblioteca Municipal (guitarra clássica), na Fonte das Figueiras (jazz), no largo dos Leões (música dos anos 50 e 60) e no bairro de São Domingos (teatro de rua e pequenos concertos).

As “Cortes & Lendas”, agendadas para 1 a 3 de julho, no Convento de São Francisco, a I Semana do Piano de Santarém, de 8 a 14 de julho, com organização do Conservatório de Música de Santarém, o Festival de Handpan, de 2 a 4 de setembro, promovido pela Associação Movimento Aberto, no Convento de São Francisco, o PICTORIN, de 5 a 10 de setembro, na Incubadora de Artes e no centro histórico, e o Festival Internacional Celestino Graça, de 6 a 11 de setembro, na Casa do Campino, são outros eventos programados.

De 5 a 7 de agosto, Santarém volta a acolher o Festival de Estátuas Humanas, contando esta terceira edição com 11 estátuas criadas nas residências artísticas promovidas em 2021 pela CIMLT nos onze municípios associados mais quatro estátuas humanas por artistas convidados que foram distinguidos a nível nacional e internacional.

Na noite de 6 de agosto, entre as 21:30 e a meia-noite, o Museu Diocesano de Santarém realiza a III Observação Astronómica noturna, ajudando a identificar planetas, aglomerados estelares, estrelas duplas, nebulosas, galáxias e, ainda, satélites artificiais.

A cultura avieira vai ser o tema da exposição de fotografia patente nas ruas do centro histórico, com 50 imagens afixadas em janelas e varandas, em mais uma edição dos “caminhos das artes”, que inclui também uma exposição de pintura, de pequenos formatos, de Francisco Pereira, no Palácio de Landal.

Além das residências artísticas “Dançar com … Vindimas” e “Arte Urbana”, as vilas acolherão, ainda, os projetos “Arruar” e “Cantar a Terra”, pelos Segue-me à Capela, afirma a nota.

O município salienta que o Verão In.Str “nasceu da vontade dos agentes culturais de Santarém e do município, tendo ajudado a criar um método de participação na programação cultural da cidade, agora também alargado a todo o concelho”, e que se distingue por se assumir como “Feito em Santarém”.


 

 

 Outras notícias - Cultura


Arte moderna à espera que urbanismo desampare a loja »  2022-09-23 

A mudança dos serviços de urbanismo da câmara, há uma par de anos, para os edifícios da antiga biblioteca, contíguos ao museu municipal, deixou toda a gente de boca aberta por duas razões: por um lado, equacionava-se, daí a pouco tempo, a mudança das serviços camarários para o antigo hospital, os novos paços do concelho, o que está a concretizar-se neste momento; por outro, a câmara já tinha assumido compromissos com terceiros, na sequência da doação de importantes colecções de arte ao município, que as instalações da antiga biblioteca seriam uma extensão do museu Carlos Reis para instalar o seu núcleo de arte moderna.
(ler mais...)


Phydellius perdeu aulas nas escolas para uma empresa de Lisboa. Bloco pergunta por que razão o concurso não valorizou a qualidade. »  2022-09-23 

 

Após as intervenções do público e respondendo aos representantes do Choral Phydellius, Roberto Barata, vogal do Bloco de Esquerda na AM, aproveitou a sua intervenção na reunião de 9 de Setembro para comentar o caso das aulas de música que o Phydellius perdeu para uma empresa de Lisboa, em concurso promovido pelo município para o fornecimento de AEC (actividades extra-curriculares nas escolas do concelho).
(ler mais...)


Jornadas do Património: livro de Paulo Renato e concerto com Surma »  2022-09-21 

Nos dias 23, 24 e 25 de Setembro terão lugar as Jornadas Europeias do Património 2022, este ano subordinadas ao tema “Património Sustentável”, numa iniciativa coordenada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) à qual o Município de Torres Novas se volta a associar.
(ler mais...)


Rui Veloso, Cais do Sodré Funk Connection, Rita Red Shoes e muito mais na agenda do Teatro Virgínia »  2022-09-14 

A agenda do Teatro Virgínia, em Torres Novas, para os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro já está disponível e os bilhetes estarão à venda desde o dia 5 de Setembro. A programação inclui nomes de relevo do panorama cultural nacional e internacional, como Rui Veloso, Rita Red Shoes, Gilmário, Diogo Infante, Joep Beving, Olga Roriz, Ólafur Arnalds, entre muitos outros, não esquecendo os artistas e entidades locais, como o Conservatório de Música do Choral Phydellius, o Teatro Meia Via, o Cineclube de Torres Novas (com projeção semanal de filmes), e não só.
(ler mais...)


Festival de folclore de Liteiros é sábado »  2022-09-11 

O 32.º Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico Recreativo “Os Ceifeiros”, de Liteiros, integrado no evento "Encontros de Verão", evento organizado pelo próprio Rancho, terá início pelas 20 horas com a sessão solene e uma pequena intervenção das entidades convidadas, seguindo-se, pelas 20h15m, o início do 32.
(ler mais...)


FOTOGRAFIA: Very Typical, de Tiago Casanova, em Tomar »  2022-09-09 

Inaugura-se no dia 10 de Setembro, pelas 15h30, a exposição “Very Typical” de Tiago Casanova, no CEFT- Casa dos Cubos, em Tomar, a última exposição do 2º Ciclo de Exposições em Fotografia e Território e estará patente até 6 de Novembro.
(ler mais...)


Nuno Garcia Lopes vence primeira edição do Prémio Hugo Santos »  2022-09-09 

O poeta tomarense Nuno Garcia Lopes foi o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, organizada pelo Município de Campo Maior, com a obra “Uma casa de papel onde morar”. A entrega do prémio está prevista para dia 2 de Outubro, numa cerimónia que integra o lançamento do livro.
(ler mais...)


Brigada Vitor Jara nas festas do Sardoal »  2022-09-09 

Após dois anos de interregno, devido à pandemia COVID-19, as Festas do Concelho de Sardoal voltam no seu formato habitual. The Black Mamba, Brigada Vitor Jara, Miguel Gizzas e Viralata são os destaques da animação musical das Festas, que se realizam entre 22 e 25 de Setembro.
(ler mais...)


Fatias de Cá regressam à Destilaria com peça “Viriato” e pedem figurantes »  2022-08-16 

A companhia de teatro Fatias de Cá está a preparar o regresso à Destilaria da Brogueira, Torres Novas, com a peça “Viriato”, estando a companhia à procura de figurantes que queiram participar no espectáculo “em regime de voluntariado”.
(ler mais...)


“Valadores de Riachos”: um livro de José Manuel Martins »  2022-07-27 

Foi lançado no dia 21, no âmbito do programa cultural festa da Bênção do Gado, e para já em formato digital, o livro “Valadores de Riachos”, da autoria de José Manuel Martins, dedicado a uma profissão extinta há décadas mas outrora de grande importância: os valadores.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2022-09-09  FOTOGRAFIA: Very Typical, de Tiago Casanova, em Tomar
»  2022-09-09  Nuno Garcia Lopes vence primeira edição do Prémio Hugo Santos
»  2022-09-23  Arte moderna à espera que urbanismo desampare a loja
»  2022-09-14  Rui Veloso, Cais do Sodré Funk Connection, Rita Red Shoes e muito mais na agenda do Teatro Virgínia
»  2022-09-11  Festival de folclore de Liteiros é sábado