• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 04 Outubro 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 32° / 19°
Períodos nublados
Qui.
 32° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 31° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Cem Soldos Tomar, entre 12 e 15 de Agosto Bons Sons regressa com um grande cartaz

Cultura  »  2022-07-05 

Cem Soldos, Tomar, entre 12 e 15 de Agosto: Bons Sons regressa com um grande cartaz

Aldina Duarte, Lena d’Água, Rui Reininho, Sebastião Antunes e Bernardo Fachada são alguns dos nomes mais sonantes, mas projectos como Siricaia, Omiri ou Criatura compõem um programa que promete um grande regresso.

Após dois anos de paragem, devido à pandemia, o Bons Sons regressa para marcar o calendário da programação de festivais portugueses. O caartaqz é encabeçado por dois ou três nomes que são figuras histórocas da cena musical portuguesa, como Aldina Duarte no fado, Lena d’Água e Reininho na pop/rock, Quadrilha nas expressões tradicionais, ou B Fachada, apesar de tudo já um clássico da mais moderna música portuguesa.

Mas o festival promete um regresso à sua matriz, trazendo a palco um vasto conjunto de nomes e projectos menos conhecidos do grande público, naquilo que foi uma das suas mais-valias.

Para já, estão confirmados os nomes de Acácia Maior, Marta Ren, Cassete Pirata, Cabrita, Terra Livre, Sebastião Antunes & Quadrilha, Lena d`Água, Rita Vian, André Henriques, Aldina Duarte, Siricaia, Rui Reininho, André Júlio, Turquesa, B Fachada, Motherflutters, GROGNation, David Bruno, Pluto, CRIATURA & Coro dos Anjos, 5ª Punkada, Bateu Matou, OMIRI, Porbatuka, Grupo de Gaitas da Golegã, Cantadeiras do Vale do Neiva, Cancro, Niki Moss. Bia Maria, Sunflowers, A Garota Não, Fado Bicha, Maria Reis. Tyroliro, José Pinhal Post-Mortem Experience, DJ A Boy Named Sue, Neon Soho, António Bandeiras, DJ Kitten, RIVA e convidados, Manel Ferreira, Violeta Azevedo, Fernando Mota,m PHOLE, Peixinhos da Horta, Emanuel & Toy Matos, João Francisco, MaZela, El Señor / Nuno Calado (DJ set), distribuídos pelos dias do festival (ver site).

O BONS SONS é o festival de música portuguesa que decorre em Agosto, na aldeia de Cem Soldos, Tomar. Organizado pela associação cultural local SCOCS, o BONS SONS pretende ser uma plataforma de divulgação de música portuguesa, onde o público descobre projectos emergentes e reencontra músicos consagrados.

Mais do que um festival de música portuguesa, o BONS SONS é uma experiência única. A aldeia de Cem Soldos é fechada e o seu perímetro delimita o recinto que acolhe vários palcos, perfeitamente integrados nas suas ruas, praças, largos, igreja e outros equipamentos. Além desta característica, o BONS SONS promove uma relação de proximidade com o seu público, envolvendo a população na realização do Festival. São os habitantes que acolhem e servem os visitantes, numa partilha especial entre quem recebe e quem visita, proporcionando a vivência ímpar de um evento musical. A selecção criteriosa do programa, o recinto único que é Cem Soldos e o envolvimento da população na realização do Festival são marcas que distinguem o BONS SONS da oferta cultural nacional.

A par da formação de públicos, o BONS SONS tem como principal meta o desenvolvimento local através da fixação dos mais jovens e da potenciação da economia local.

[Aldina Duarte, foto Museu do Fado]

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Arte moderna à espera que urbanismo desampare a loja »  2022-09-23 

A mudança dos serviços de urbanismo da câmara, há uma par de anos, para os edifícios da antiga biblioteca, contíguos ao museu municipal, deixou toda a gente de boca aberta por duas razões: por um lado, equacionava-se, daí a pouco tempo, a mudança das serviços camarários para o antigo hospital, os novos paços do concelho, o que está a concretizar-se neste momento; por outro, a câmara já tinha assumido compromissos com terceiros, na sequência da doação de importantes colecções de arte ao município, que as instalações da antiga biblioteca seriam uma extensão do museu Carlos Reis para instalar o seu núcleo de arte moderna.
(ler mais...)


Phydellius perdeu aulas nas escolas para uma empresa de Lisboa. Bloco pergunta por que razão o concurso não valorizou a qualidade. »  2022-09-23 

 

Após as intervenções do público e respondendo aos representantes do Choral Phydellius, Roberto Barata, vogal do Bloco de Esquerda na AM, aproveitou a sua intervenção na reunião de 9 de Setembro para comentar o caso das aulas de música que o Phydellius perdeu para uma empresa de Lisboa, em concurso promovido pelo município para o fornecimento de AEC (actividades extra-curriculares nas escolas do concelho).
(ler mais...)


Jornadas do Património: livro de Paulo Renato e concerto com Surma »  2022-09-21 

Nos dias 23, 24 e 25 de Setembro terão lugar as Jornadas Europeias do Património 2022, este ano subordinadas ao tema “Património Sustentável”, numa iniciativa coordenada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) à qual o Município de Torres Novas se volta a associar.
(ler mais...)


Rui Veloso, Cais do Sodré Funk Connection, Rita Red Shoes e muito mais na agenda do Teatro Virgínia »  2022-09-14 

A agenda do Teatro Virgínia, em Torres Novas, para os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro já está disponível e os bilhetes estarão à venda desde o dia 5 de Setembro. A programação inclui nomes de relevo do panorama cultural nacional e internacional, como Rui Veloso, Rita Red Shoes, Gilmário, Diogo Infante, Joep Beving, Olga Roriz, Ólafur Arnalds, entre muitos outros, não esquecendo os artistas e entidades locais, como o Conservatório de Música do Choral Phydellius, o Teatro Meia Via, o Cineclube de Torres Novas (com projeção semanal de filmes), e não só.
(ler mais...)


Festival de folclore de Liteiros é sábado »  2022-09-11 

O 32.º Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico Recreativo “Os Ceifeiros”, de Liteiros, integrado no evento "Encontros de Verão", evento organizado pelo próprio Rancho, terá início pelas 20 horas com a sessão solene e uma pequena intervenção das entidades convidadas, seguindo-se, pelas 20h15m, o início do 32.
(ler mais...)


FOTOGRAFIA: Very Typical, de Tiago Casanova, em Tomar »  2022-09-09 

Inaugura-se no dia 10 de Setembro, pelas 15h30, a exposição “Very Typical” de Tiago Casanova, no CEFT- Casa dos Cubos, em Tomar, a última exposição do 2º Ciclo de Exposições em Fotografia e Território e estará patente até 6 de Novembro.
(ler mais...)


Nuno Garcia Lopes vence primeira edição do Prémio Hugo Santos »  2022-09-09 

O poeta tomarense Nuno Garcia Lopes foi o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, organizada pelo Município de Campo Maior, com a obra “Uma casa de papel onde morar”. A entrega do prémio está prevista para dia 2 de Outubro, numa cerimónia que integra o lançamento do livro.
(ler mais...)


Brigada Vitor Jara nas festas do Sardoal »  2022-09-09 

Após dois anos de interregno, devido à pandemia COVID-19, as Festas do Concelho de Sardoal voltam no seu formato habitual. The Black Mamba, Brigada Vitor Jara, Miguel Gizzas e Viralata são os destaques da animação musical das Festas, que se realizam entre 22 e 25 de Setembro.
(ler mais...)


Fatias de Cá regressam à Destilaria com peça “Viriato” e pedem figurantes »  2022-08-16 

A companhia de teatro Fatias de Cá está a preparar o regresso à Destilaria da Brogueira, Torres Novas, com a peça “Viriato”, estando a companhia à procura de figurantes que queiram participar no espectáculo “em regime de voluntariado”.
(ler mais...)


“Valadores de Riachos”: um livro de José Manuel Martins »  2022-07-27 

Foi lançado no dia 21, no âmbito do programa cultural festa da Bênção do Gado, e para já em formato digital, o livro “Valadores de Riachos”, da autoria de José Manuel Martins, dedicado a uma profissão extinta há décadas mas outrora de grande importância: os valadores.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2022-09-09  FOTOGRAFIA: Very Typical, de Tiago Casanova, em Tomar
»  2022-09-09  Nuno Garcia Lopes vence primeira edição do Prémio Hugo Santos
»  2022-09-23  Arte moderna à espera que urbanismo desampare a loja
»  2022-09-14  Rui Veloso, Cais do Sodré Funk Connection, Rita Red Shoes e muito mais na agenda do Teatro Virgínia
»  2022-09-11  Festival de folclore de Liteiros é sábado