• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 07 Junho 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 25° / 12°
Períodos nublados
Ter.
 26° / 13°
Céu limpo
Seg.
 25° / 12°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Emigração em Torres Novas (1958-1974) é tema de livro de Jorge Salgado Simões

Cultura  »  2019-04-10 

Está aprazada para o próximo dia 27 de abril, às 17h30, a apresentação do novo livro de Jorge Salgado Simões, intitulado de “Para melhorar a situação: os processos da Junta da Emigração no Arquivo Municipal de Torres Novas (1958-1974)”.

A sessão, aberta à participação pública, realiza-se na sede da Banda Operária Torrejana, no Largo do Paço, e contará intervenções de Jorge Macaísta Malheiros, geógrafo, professor da Universidade de Lisboa e especialista em migrações e geografia da população, e de João Carlos Lopes, antropólogo e autor de algumas publicações sobre Torres Novas.

O livro é uma edição de autor e resulta de uma investigação particular, realizada nos últimos anos por Jorge salgado Simões, a partir de fundos documentais do Arquivo Histórico Municipal de Torres Novas.

No caso, a investigação centrou-se nos processos da Junta da Emigração relativos ao período 1958/1974 e que se encontram no Arquivo Municipal, e traduz-se numa abordagem de aspectos quantitativos e analíticos desse fenómeno que marcou o país e também Torres Novas (quantos foram, quem eram, de onde saíram e para onde foram os emigrantes torrejanos, neste período que antecedeu o 25 de Abril).

Registe-se que Junta da Emigração foi o organismo que o Estado Novo criou para tentar regular o fenómeno da emigração, criando mesmo um procedimento de autorização cujo processo era instruído nas câmaras municipais.

É a partir dos mais de 2.300 processos de emigração de Torres Novas e dos dados que os seus requerentes apresentaram que o autor efectua a análise, alinhando algumas conclusões que caracterizam este momento particular da história portuguesa e que teve também um impacto significativo na população torrejana, até hoje nunca estudado.

Sobre o autor
Funcionário municipal, Jorge Salgado Simões, actual chefe de divisão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Torres Novas, é geógrafo com mestrado em Sociologia (especialização em Cidades e Culturas Urbanas, pela Universidade de Coimbra). Tem outras duas obras sobre Torres Novas, ambas edições municipais, uma datada de 2008, de caracterização demográfica do concelho a partir dos dados dos censos, e a recente edição infantil “Lapas, as grutas que não são grutas”, de 2018, que recebeu, há dias, o prémio nacional “Acesso Cultura - linguagem clara”. É colaborador do Jornal Torrejano e também da rádio Torres Novas FM, onde tem actualmente a crónica semanal “Praça dos Homens”, que passa às terça-feiras.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Morreu Pedro Barroso »  2020-03-17 

Pedro Barroso, um dos mais conhecidos músicos portugueses, morreu ontem à noite em Lisboa, na unidade de saúde onde estava internado, informou a família.

O artista contava 69 anos e iniciou-se no célebre programa da RTP ZipZip, em 1969, e desde então prosseguiu uma carreira de cantautor que o levou a actuar em muitos países e a percorrer praticamente todos os palcos de Portugal, sobretudo a partir de 1974.
(ler mais...)


Santarém: teatro, arte e ar livre na oferta do Círculo »  2020-02-04 

“Na Cidade”, a última criação artística do Veto teatro Oficina apresenta-se em duas datas únicas neste mês de fevereiro, no Teatro Taborda, dia 7 (sexta feira) e 8 (sábado), um espectáculo de teatro que concebido no contexto da celebração dos 150 anos de elevação de Santarém a cidade, “uma reflexão sobre a vidas nas cidades, essa realidade plena de múltiplos microcosmos, contradições, alheamentos, indiferença, egoísmos, mas também solidariedades, esperanças, amizades, surpresas”.
(ler mais...)


Música: novo single de Siul Sotnas »  2020-02-02 

Lançado na passada sexta-feira, está já disponível o mais recente single de Siul Sotnas, aliás Luis Santos, músico riachense com uma obra musical assinalável. “Um monte de gente”, canção em registo pop-rock, fala dos desajustes das personagens que retrata, mas as narrativas remetem para metáforas de uma certa interpretação dos paradoxos e contradições do tempo presente.
(ler mais...)


Actriz Céu Guerra esteve hoje em Torres Novas com alunos do concelho »  2020-01-22 

O espectáculo da Companhia de teatro «A Barraca» trouxe hoje a Torres Novas a peça de Gil Vicente "A Farsa de Inês Pereira" e contou, no final, com a presença da actriz e encenadora da peça, Maria do Céu Guerra.
(ler mais...)


David Antunes e Berg em concerto no Cineteatro São João »  2020-01-19 

O Cineteatro São João, no Entroncamento,  recebe, no dia 25 de Janeiro, pelas 21h30m, um concerto intimista, de piano, guitarra e vozes de David Antunes e Berg.

David Antunes, cantor, compositor e pianista, iniciou a sua carreira aos 6 anos a tocar com o pai.
(ler mais...)


Pedro Barroso: medalha de honra do município »  2020-01-09 

Na reunião camarária de terça-feira do executivo torrejano, foi aprovada por unanimidade a atribuição da Medalha de Honra do Município de Torres Novas a Pedro Barroso, que será entregue em ocasião a anunciar oportunamente, anuncia a autarquia em nota de imprensa.
(ler mais...)


Benção do Gado: verba de 60 mil não chegou a ser votada »  2020-01-09 

Ao contrário do que escrevemos na nossa edição de papel, que sai amanhã, a verba de 60 mil euros para apoio à festa da Bênção do Gado deste ano acabou por não ser votada na reunião do executivo municipal torrejano desta terça-feira.
(ler mais...)


Viva quem canta: a despedida de Pedro Barroso no Teatro Virgínia de Torres Novas »  2019-12-22 

Aberto o pano e sem uma palavra dita ainda, do público que enchia por completo o Teatro Virgínia irrompeu um espontâneo e caloroso aplauso, a primeira das muitas ovações a um Pedro Barroso que anunciara ser ali, naquela noite de 21 de Dezembro, o último espectáculo da sua carreira, iniciada precisamente há 50 anos.
(ler mais...)


Quinta da Cardiga: uma história escrita por Luís Batista »  2019-11-18 

O livro de Luís Batista “Cardiga ou a História de uma Quinta” (1169-2019), foi apresentado publicamente ontem, dia 16 de Novembro. A Adega dos Frades, no Palácio da Quinta da Cardiga, foi o local escolhido para a apresentação pública do livro, numa cerimónia organizada pelos municípios abrangidos pelo território da Quinta da Cardiga, Entroncamento, Golegã e Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)


Torres Novas: Britannia House entregou mais de 50 diplomas de Cambridge »  2019-11-17 

O centro de línguas Britannia House homenageou os seus alunos em mais uma cerimónia de entrega de diplomas, que se realizou hoje, 17 de Novembro, durante a tarde, no Teatro Virgínia.

Mais de 50 alunos receberam pela mão de Tim Perry, representante do British Council, os seus diplomas dos exames da Universidade Cambridge, realizados no final do ano lectivo transacto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)